A Rosa Louca

A Rosa Louca Luiza Paes

Resenhas - A Rosa Louca

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 17/10/2016

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade (COM SORTEIO DE 1 EXEMPLAR ATÉ 10/11/2016)
Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho contar sobre a minha experiência de leitura com o livro de poesias "A Rosa Louca", escrito pela Luiza Paes e publicado pela Chiado Editora. A Luiza também é autora do livro de contos "Amaríssimo", publicado com o pseudônimo Clarice Paes.

"A Rosa Louca" conquista logo pela capa, a mais linda que a Chiado já lançou.

Considero-o um livro longo, por ter uma quantidade de poemas maior do que os últimos livros do gênero que li. Sendo assim, é uma leitura para ser feita aos poucos, "sentindo" cada palavra.

Num primeiro momento, me pareceu ser voltado para poesias que falam de amor, de seu encontros e desencontros, de relacionamentos, mas conforme fui lendo, encontrei também outros temas e me surpreendi ao constatar que a autora pareceu guardar os textos mais fortes para o final.

"Bulimia", na página 101, faz um retrato bem fiel do que é esse distúrbio alimentar, sobre o qual já li em "Garotas de vidro" da Laurie Halse Anderson, e por ser tão pesado, não vou colocar nenhum trecho aqui. Há também uma poesia sobre o suicídio, na página 96, e uma sobre automutilação, sobre se cortar, intitulada "Sangue". Essas três foram as que mais me surpreenderam.

"Espelhos" foi outra poesia que me chamou a atenção, me pareceu algo nostálgico, irônico, não sei ao certo como explicar. E quem disse que preciso? Leiam vocês mesmo:

"Espelhos

Procura-se um espelho antigo
Os novos já não refletem mais
Eles tem rugas, manchas
cansaço, cabelos brancos
Quero os espelhos
que antes mostravam
sorrisos, sonhos, dentes brancos
uma moça bonita
tão bonita
Já não se fazem espelhos
como antigamente" (página 124)

A edição da Chiado. além da capa super bonita, tem páginas amareladas e porosas, letras, fontes e margens de bom tamanho.

Fica a sugestão para quem quiser ler um livro de poesias nacional, sobre diversos temas, certamente cada leitor será marcado por alguma das palavras escritas pela autora. Obrigada, Luiza, pela oportunidade de ler "A Rosa Louca", desejo todo o sucesso para sua carreira de escritora.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/10/resenha-premiada-livro-rosa-louca-luiza.html