O gigante de botas

Narbal Fontes

Resenhas - O Gigante de Botas

LS0 03/05/2022

Mais ou menos...
Esse livro em particular tem uma escrita bem da época, de 1722 que é quando a história se passa e isso inclui a escrita da história, que é escrita conforme a época, então foi um pouco difícil de entender, mesmo com as informações no fim de cada página. Não sei se gostei da história.

Evelize Volpi 12/02/2022

Mais uma leitura em ordem de publicação da Coleção Vagalume.
Este livro conta um pouco sobre o ponto de vista das Bandeiras e suas expedições.

Tatá 02/07/2021

"Enquanto não chegamos lá, fiquem sabendo disto: o roteiro de um bandeirante que se preza é traçado no céu, pelo sol!... Não há risco mais claro nem livro mais fácil de ler... E saibam, de uma vez por todas também, que a palavra do bandeirante é sempre a mesma: Para Adiante!... Só os pusilâmines, os miseráveis e os traidores é que pensam em voltar... "

Nos traz um pouco de como era a vida dos Bandeirantes. Leitura rápida e fluida.
Anhanguera era destemido e valente, assim como Ortiz.

Ana 27/03/2021

O Gigante de Botas foi escrito a quatro mãos pelo casal Ofélia e Narbal Fontes, acredito que nos anos 40 ou 50 do século passado, não tenho certeza; mas na WikiPedia lê-se que o livro do casal foi publicado em 1961. Narbal diplomou-se em 1930 em Medicina, e foi um poeta, biógrafo, cronista,  teatrólogo, pedagogo, professor e também jornalista brasileiro. Uma pessoa muito culta, portanto. Sua esposa, Ofélia Fontes, tão inteligente quanto ele, foi uma poetisa, biógrafa, autora didática, tradutora, romancista, teatróloga, professora, e radialista brasileira segundo a WikiPedia, o único lugar onde achei mais informações sobre os dois, uma pena. Enfim. Enredo: Bartolomeu Bueno da Silva e seu futuro genro, o Capitão João Leite da Silva Ortiz, guiam uma bandeira pelas matas goianas, enfrentando índios e traições de seus próprios homens, em direção à Mina dos Martírios. Para quem conhece História do Brasil, Bartolomeu Bueno da Silva foi o Anhanguera, que significa Diabo Velho. Anhanguera foi um bandeirante paulista, que descobriu as cobiçadas minas de Goiás.
Há vários pontos que eu quero comentar aqui nesse clássico brasileiro, tão desprezado pelos jovens leitores de hoje! Primeiro ponto: eu adoro livros que contam histórias do Brasil de antigamente, em especial de uma época tão longínqua, de quase 300 anos atrás! Minha opinião sobre esse livro talvez seja imparcial.
Segundo ponto: a obra de Ofélia e Narbal Fontes seria cancelada hoje em dia pela ditadura do politicamente correto, pois tem como heróis os bandeirantes, que atualmente são vistos como vilões da nossa história (e de certa forma foram vilões mesmo, mas o leitor MADURO tem que encarar cada texto com os olhos do contexto da época em que se passa a história, e da época em que a mesma foi escrita, na minha opinião).
Terceiro ponto: Achei muito linda a amizade entre seu Manuel Cabeça e o Indaiá, os dois tinham praticamente uma afinidade de irmãos! Muito fofo.
Quarto ponto, por fim: viva a nossa querida Série Vaga-Lume, por nos ter trazido esse clássico.
Concluindo:
Esse livro já é um dos meus preferidos de todos os tempos, e fico feliz por ter sido mais uma a conhecer essa obra maravilhosa.

Renan.Gomes 15/05/2017

O gigante de botas
Esse livro foi escrito por Ofélia e Nerbal Fontes conta história dos bandeirantes ,onde o famoso Anhanguera e o capitão Ortiz fazem o desbravamento do brasil, eles enfrentam índios alguns animais selvagens ,traições que podem acabar com a arriscada empreitada
os personagens são :capitão Ortiz , Gerônimo , Graciosa, Leonor, Belinha Joaninha, e Anhanguera.Indicamos este para leitores que curtem uma boa aventura.

Vinicius, Pr. 12/04/2016

Preferido
De todos da coleção Vagalume, este foi o meu preferido.
Silvana 05/02/2024minha estante
Gostei muito de Coração de Onça, que é semelhante

Emanuel Xampy Fontinhas 05/07/2015

Anhangüera
É uma ficção baseada em um personagem histórico, de um periodo apreciado e bem explorado pelos autores: as bandeiras. Porém, este livro não tem um trama tão boa quanto a de Coração de Onça, outra obra dos autores.

Bruno Leandro 14/07/2011

No tempo dos bandeirantes
Este livro, escrito por Ofélia e Narbal Fontes, conta a história dos bandeirantes, onde o famoso personagem histórico Anhanguera e o capitão Ortiz fazem o desbravamento do Brasil a partir das matas goianas. Aqui eles enfrentam índios, animais selvagens e traições que podem acabar com a arriscada empreitada.
Este foi um dos primeiros livros baseados na história que já li. Não havia percebido isso à época, mas hoje posso notar com clareza. Uma pena que, como sempre, os desbravadores foram vistos como os heróis que abririam o caminho para um novo mundo, enquanto os índios, mais uma vez, foram os vilões da história. Mas, como dizem: a história é contada pelo lado vencedor.

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Inesquecível!
Inesquecível, como tantos outros livros maravilhosos da coleção Vagalume que marcaram a melhor fase da minha vida: a doce e tenra infância! Recomendo!

Marcelo 10/01/2010

História do Brasil em forma de romance
Embora seja um livro simples, da coleção vagalume, "O Gigante de Botas" retrata, com ficção e fatos históricos, a época das entradas e bandeiras no Brasil. Um terra sem lei, onde o mais forte prevalecia e a corrupção já se fazia presente.