O Que É Filosofia?

O Que É Filosofia? José Ortega y Gasset

Resenhas - O Que É Filosofia?

Caroline Gurgel 24/03/2020

Sensacional!
Eu certamente não tenho cacife - nem é minha intenção - para fazer uma resenha à altura de Ortega y Gasset. Meus comentários aqui são o de uma leitora comum que comprou “O que é filosofia?” pensando que se tratava de uma introdução à filosofia, escrita por um dos maiores filósofos do século XX.

O livro surgiu de uma série de aulas que o filósofo ministrou em Madrid, em 1929, e em Buenos Aires, em 1929. Logo na introdução Ortega, que via seu público aumentar a cada aula, explica que é um equívoco pensar que “O que é filosofia?” se trata de uma introdução elementar ao tema. Não, ele diz que o que farão é “filosofar mesmo”.

Bem, principiante em filosofia que sou, continuei na cara e na coragem, como se diz, e me deparei com livro claríssimo, cristalino, eu diria. Ortega diz que a clareza é a cortesia do filósofo, e neste livro ele consegue se fazer entender perfeitamente.

Percorremos, entusiasmados, a construção de seus pensamentos e ainda mais empolgados ficamos quando ele os fecha e tudo faz sentido.

Leitura pra lá de maravilhosa. Não tenham medo do peso do nome do autor. Citando Ortega, “temos que decidir o que vamos ser”, e, assim, o que vamos ler. Então, decidam encarar, vale a pena!

www.historiasdepapel.com.br

site: instagram.com/historiasdepapel_