Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Be Santos 26/08/2023

Gostei
É um livro super rápido de ler, a leitura fluida e é muito fácil de se apegar aos personagens. Gostei bastante ?

moreveloso 25/08/2023

Se eu ficar
É um ótimo passatempo, não me conectei, não me encantou e não senti como se meu coração fosse arrancado do peito de tanta emoção. Entretanto, não é um livro ruim e em certos momentos é bem engraçado e fofo.

Denize.Biselli 25/08/2023

Emocionante
Se eu ficar é um livro que toca profundamente nós leitores. Um livro que nos faz meditar sobre o hoje e o amanhã, família, amor, perdas e recomeços.
Mia é uma adolescente, que tem uma família extremamente amorosa, unida, uma melhor amiga que pode contar para todos os momentos, é uma violoncelista talentosa, que infelizmente vê sua vida mudar drasticamente após um acidente de carro.
E é a partir deste momento que temos uma Mia perdia, cm memórias do seu passado, lutando pela vida no presente e a difícil decisão: seguir em frente para junto de sua família ou lutar pela sua vida.
As memórias de Mia são tão especiais, que é impossível não se emocionar, desde o nascimento do seu irmão mais novo, sua paixão pelo violoncelo, seu namorado Adam, seus planos para o futuro.
Foi primeiro livro de Gayle Forman que li. Amei sua escrita, sua sensibilidade e uma narrativa envolvente. Faz-nos acreditar ainda mais no amor e na esperança.

Welliton.Moreira 21/08/2023

Harmonia entre Amor e Perda
No tocante romance "Se Eu Ficar" da renomada autora Gayle Forman, somos envolvidos em uma narrativa comovente que explora os limites do amor e da perda. Com uma abordagem sensível e profundamente emocional, Forman nos guia pela jornada de uma jovem diante de uma decisão que pode alterar toda a sua existência.

A trama nos apresenta a Mia, uma talentosa violoncelista que vê sua vida virar de cabeça para baixo após um trágico acidente de carro. Em meio a um estado de coma, ela se vê confrontada com uma escolha impossível: seguir em frente para o desconhecido ou lutar por uma vida que se despedaçou. O leitor é imerso nas memórias, sonhos e reflexões de Mia, formando uma conexão profunda com a protagonista.

Gayle Forman mergulha habilmente nas emoções da protagonista, revelando seus relacionamentos e desejos através de flashbacks bem colocados. As nuances da família, amizades e um romance florescente são exploradas com ternura, pintando um quadro vívido da vida de Mia antes do acidente. Forman captura a essência das experiências da juventude, o que torna a jornada de Mia ainda mais tocante.

A dualidade entre a vida e a morte, o amor e a dor, é habilmente explorada ao longo do livro. Forman nos desafia a pensar sobre a fragilidade da vida e a importância de cada momento. As escolhas que Mia enfrenta não são apenas pessoais, mas também nos fazem questionar o que valorizamos em nossas próprias vidas.

A prosa de Forman é como uma melodia delicada que nos envolve, expressando as complexidades emocionais de Mia de maneira crua e poética. O leitor é convidado a sentir o turbilhão de emoções da protagonista, desde a alegria até o luto profundo. A narração em primeira pessoa nos conecta profundamente com Mia, permitindo-nos experimentar cada pensamento e sentimento como se fossem nossos próprios.

"Se Eu Ficar" é um mergulho profundo nas emoções humanas, uma jornada de autodescoberta em meio à adversidade. Gayle Forman nos presenteia com uma história que não apenas nos faz refletir sobre a vida e a morte, mas também nos lembra da resiliência do espírito humano diante das tragédias. Com uma prosa sensível e uma narrativa envolvente, este livro é uma lembrança de que o amor e a esperança podem florescer mesmo nas situações mais difíceis.

BiaVasc 20/08/2023

Livro muito intenso, você se sente como a protagonista, sente a dor dela, a perda e o peso da decisão de ficar ou não.
Livro emocionante.

Leetsmary 17/08/2023

Por favor,não me faça escrever uma música para você
O livro é bom é fácil de ler,eu diria que ele é mais para quem está iniciando na leitura sabe? Pq não aprofunda tanto as coisas ,mas é um bom livro

fernanda3012 17/08/2023

O livro é muito bom. A leitura flui muito, e a mudança do presente com o passado ajuda a tornar a história mais emotiva e tornar as falas dos personagens para Mia, mais importantes. Como por exemplo: alguém vai visitar a mia e fala uma coisa normal, aí vem um flashback explicando a história e o pq a pessoa escolheu a tal palavra, especificamente para usar. Recomendo MUITO

Mariana.Masiero 16/08/2023

É uma história triste e comovente sobre amor, perdas e decisões futuras. O livro tem uma narrativa muito gostosa de se ler, intercalando a narração dos acontecimentos do presente com as memórias do passado. E o final deixa uma vontade louca de saber o que vai acontecer depois, se Mia decidir ficar.

Maria 14/08/2023

Sem criatividade para o título hoje crianças...
Sabe aqueles efeitos de filme de Sessão da Tarde, quando o personagem está relembrando coisas boas e a imagem fica meio embaçada, com uma trilha musical meio triste/nostálgica? É exatamente assim que eu me senti lendo as partes do passado no livro. Eu pensei que seria um livro mais intenso, com umas frases de efeito e que ia me fazer chorar, não foi, isso não é um problema, mas sei lá. Por mais triste que seja a história, ela não é pesada (pelo menos eu não achei). É bem bom até. Pra mim, o avô dela sustentou o livro todo nas costas, desde o início ele arrasou, certíssimo o tempo todo . Pelo que eu entendi tem continuação, mas acho q nn vou ler por agora.

Mi Rubin 08/08/2023

Um livro bem triste, mas bom.

Narrativa que nos conecta fácil com os personagens e isso ajuda na comoção enquanto os eventos desenrolam.

É de partir o coração, mas de deixá-lo quentinho também com a esperança de que a Mia vai ficar bem.

Quero ler a continuação e também o filme, acho que vai valer à pena!
Welliton.Moreira 10/08/2023minha estante
A continuação é muito boa também, pois vai ser contada sob a perspectiva dele logo após todo o incidente. Vai gostar.

Mi Rubin 11/08/2023minha estante
Eu já encontrei pra ler ?
Espero que continue no mesmo nível.
Gostei muito da adaptação tbm, achei bem fiel.
Obrigada pela indicação ?

toni27 08/08/2023

É um dos meus livros favoritos gostei muito porque ele fala sobre tentar escolher ficar com aqueles que te amam ou morrer e ficar com aqueles que você ama

Isadora 06/08/2023

Muita desgraça, não é muito meu tipo de livro
Livro finalizado!! Gostei bastante, mesmo não sendo muito o tipo de livro que eu goste porque é muitaaa desgraça só os flashbacks da vida da Mia antes do acidente para aliviar um pouco o clima.

A história conta sobre a vida de uma adolescente de 17 anos que toca violoncelo, se dá bem com seus pais e seu irmão e tem um namorado chamado Adam. Mas, um dia tudo muda... Mia e sua família saem para um passeio e acabam sofrendo um acidente de carro, que a menina é a única sobrevivente. Enquanto ela está internada no hospital, seu espírito está vagando pelo hospital também.
A maior dúvida dela após descobrir como espírito tudo que ocorreu com sua família é: será que vale a pena ficar? E no final do livro descobrimos se ela ficou ou não...

Depois de finalizar a parte da Mia, tivemos um capítulo extra contando o começo do romance de seus pais e aprendemos que o amor nos torna imortais!

Não é o meu tipo de livro para favoritar, mas recomendaria sim! Vale a pena a reflexão ???

Kindou 05/08/2023

Se eu ficar
24 horas foram o suficiente pra mudar tudo pra Mia. A forma como esse livro foi escrito é bem interessante, indo e voltando nas lembranças dela. No final, a cada capítulo eram umas lágrimas que iam.

Greu 05/08/2023

Muito bom mesmo , ele fala como se fosse para escolher entre morrer e viver com as pessoas que ela ama ou viver e ficar com as pessoas que ama ela.