Se eu ficar

Se eu ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

h1_manu 26/05/2024

Se eu ficar !!
"Se Eu Ficar", de Gayle Forman, é um romance jovem adulto que explora temas profundos como perda, amor e as escolhas que moldam nossas vidas. A narrativa segue Mia Hall, uma talentosa violoncelista de 17 anos, que se vê em uma encruzilhada trágica após um acidente de carro devastador que mata seus pais e deixa seu irmão em estado crítico. Mia, em estado de coma, deve decidir entre lutar pela vida ou se deixar levar pela morte.

O livro é contado em primeira pessoa, e contém emoções, pensamentos e flashbacks que revelam o seu relacionamento com sua família, amigos e namorado.

No entanto, alguns leitores podem achar o ritmo do livro um pouco lento, especialmente devido aos frequentes flashbacks.

"Se Eu Ficar" é um livro comovente que toca o coração e desafia o leitor a refletir sobre suas próprias escolhas e a fragilidade da vida. Com uma prosa elegante e personagens memoráveis, Gayle Forman entrega uma narrativa poderosa que ressoa muito além das páginas.

Maria18765 26/05/2024

Eu sinceramente não gostei muito, mas minhas amigas amam. Ele é do tipo de livro que fica indo e voltando na historia, e não gosto muito desse tipo, então eu não indicaria muito.

leoo.goncalvesz 25/05/2024

Vou cagar em cima desse livro e fazer a autora comer
Fico me perguntando em como eu me coloco nessas situações. O que de fato me levou a comprar este livro por 10 reais da menina da minha sala? Que arrependimento

eu amo a adaptação, minha irmã que me apresentou então eu tenho um sentimento de pertencimento nele e realmente achei que fosse gostar de fato do livro, mas pqp que merdaa

a autora divide o livro em capítulos do passado e do presente, o que deixa a escrita totalmente maçante e tediosa, pq as coisas do passado não incrementam nada na história, nossa que ódio simplesmente
Isa_torres 26/05/2024minha estante
KAKAKWKWKAKAKAKAKAKAKKAKAKWKWKAKA EU TO PASSANDO MAL

leoo.goncalvesz 29/05/2024minha estante
KKKKKKNKHKNKKK lê ele pfv

nicolly 23/05/2024

Perda de tempo
Tipo, assim q bati o olho na capa já sabia q não ia me agradar. mesmo assim fui lá, comprei e li tudo

sério, sem palavras. não acredito q perdi meu tempo nisso

acho q vai ter gente q vai gostar sim, mas não me agradou muito não. pelo q eu vi gen continuação né. isso explica esse final (se é q pode ser chamado disso)

mas é isso. leiam

Milena487 19/05/2024

Yo yo ma
Li tão rápido, é uma leitura bem fluída e é bem diferente desses clichê adolescente.
Ela é tão tranquila, a família deles é tão amorosa e incrível... Vale a pena dms. O jeito que fala sobre a música, como ela é determinada e a força que a música tem sobre ela. Muito incrível!

Clara2718 19/05/2024

"Se eu vou ficar. Se eu vou vive. Depende de mim"
"Toda essa baboseira sobre comas induzidos é papo de médico. Não depende deles. Não depende dos anjos ausentes. Não depende nem de Deus, que, se existir, não está por perto agora. Depende de mim."

O livro é lindo e a história é profunda. Mas eu sinto que dava para desenvolver mais, trabalhar mais na ideia. O romance é fofo, eles são um casal muito bom mas também que não foi tão trabalhado, considerando isso, vou colocar minha avaliaçãozinha
Romance 3/5
Personagens 5/5
Desenvolvimento 3/5
Tema 5/5
Escrita 3/5

Gabriela.Steindorf 13/05/2024

Que. Delicia. De. Romance.
Fazia ANOS que eu lia um romance clichê. No fim, as vezes é de um livro desses que você precisa. Cair numa história de amor adolescente e ficar vivendo ali por umas horas.

Já tinha assistido o filme, em 2014, e tinha amado. O livro sempre é melhor então decidi finalmente ler essa delicinha que estava encalhada na estante há anos.

Casal fofo, protagonistas fofos, a música linkando os dois. Impossível não derreter. Ca estou eu praticamente ignorando a completa tragédia do acidente que mata toda a família dela (e quase ela também). Talvez esse seja o único ponto que não me desceu muito bem: a Mia descobre tudo que aconteceu e apenas aceita, não senta e chora, não se desespera. Era pra ser uma situação de choque? EPM? Não sei. Mas faltou algo ali.

De resto, fiquei bem sentimental e ainda dei uma choradinha no fim. Recomendo.

nicemello 13/05/2024

Muito bom e muito rápido!
Eu vi o filme antes por causa da Chloe Grace Moretz então eu já sabia como era a história e tinha vagas lembranças do final. Mas mesmo assim o jeito como tudo foi escrito como vai do presente pra flashbacks do passado e você começa a se apegar aos personagens e como tudo acontece rápido demais. Já nas primeiras duas páginas tudo explode. Muito leve a leitura e eu já tô louca pra ler o pra onde ela foi. Fiquei confusa com a ?prévia? que tem no final do se eu ficar mas veremos!

Maick 12/05/2024

Se eu ficar
Uma viajem ao mundo Young !
No início queria desistir por se tratar de um contexto na vida de uma adolescente, mas no decorrer da leitura comecei a me envolver nos pensamentos e atitudes de uma família tão amorosa que me inclui como membro , está no hospital ,na colônia ,sempre observando as características da Mia e do Teddy ( que chorei horrores quando soube que ele também havia partido ).
Um ótimo livro para adolescentes !

belaamachadoo 07/05/2024

Se eu ficar - Gayle Forman
Esse foi o primeiro livro em que eu li por completo, e eu simplesmente gostei muito dele, uma história bem interessante, o Adam é um querido, eu só não gostei muito do final pois eu vou ter que ler a continuação para saber o que vai acontecer, mas eu recomendo muito !!?

Pedruoliv 05/05/2024

Poderia ser melhor.
É um bom livro, muito bonito e promove uma reflexão da vida, porém acho que a personagem gasta muito tempo lembrando detalhes e memórias não tão significativas na vida dela, e o livro enrola e não promove tanto o suspense da decisão da Mia de ficar ou partir, acho que poderia ser mais bem aproveitado, porém é um ótimo livro.

Liara.Monteiro 05/05/2024

Eu já havia lido, mas fiquei com vontade de reler
É um livro surpreendente, onde o amor fala mais alto. É triste, é sofrido, mas é incrível. Faz valer a pena todo o sofrimento, e o final deixa com a vontade de ler o outro! Esse eu releio quantas vezes forem necessárias.

Triz26 01/05/2024

Dolorosamente lindo
Posso dizer que não só o final do livro me impactou como ao longo da leitura também.

Mia é uma garota que ama a família, o namorado, a melhor amiga e, como o livro todo deixa claro, a música. É parte de quem ela é quase que como um órgão.

O que fazer quando você perde três das pessoas que você mais ama? Quando a dor é imensuravelmente grande, o que resta? Ficar e lutar, sentir tudo avassaladoramente, ou partir e não sentir nada (e perder o que ? ou quem ? ainda tem)?

?Fique".
?Não tem um ponto positivo nisso. Mas existe um motivo para você viver?.
?Eu te amo?.

Gosto de histórias onde os personagens têm camadas e, para um conto com pouco mais de 200 páginas, a escritora conseguiu fazer isso e muito bem, indo além da protagonista e nos fazendo conhecer mais daqueles que são o motivo dela decidir se deve partir ou ficar.
Olhos de caleidoscópio 01/05/2024minha estante
Arrasou!!!