Homens de Oração

Homens de Oração E. M. Bounds

Resenhas - Homens de oração

Pedro Leitor 25/02/2023

Bom livro
Dos livros dessa coleção foi o que menos gostei, mas não deixa de ser bom. Algumas coisas meio forçadas, mas no geral dá pra aprender bastante. Gostei bastante do primeiro capítulo que fala da oração de Paulo, tem mais de um.

Juh 30/05/2022

Um livro que me fez sentir raiva e alegria...
É inegável ler ?Homens de oração? e não constatar o amor estusiasmado e diligente de Edward Bounds pela oração. Isso certamente é invejável nos dias atuais, onde até mesmo no meio cristão a prática de súplicas se reduziu a cultos de oração quase vazios, a momentos de culto público e palavras vagas e automáticas antes das refeições. Ao longo de todo o livro, Edward faz questão de sempre tirar lições, na maioria das vezes, preciosíssimas sobre o significado, a prática e as bênçãos que uma vida em constante e ?fervorosa? de oração pode trazer para a vida pessoal e coletiva do povo de Deus. Com um foco mais central na perspectiva Deus-homem, Bounds várias vezes leva o leitor a refletir como a oração é uma ferramenta de Deus para prover, cuidar, sustentar, livrar e se relacionar com o seu povo. O que nos faz pensar que, embora muitos de nós concordem com tais alegações, poucos evidenciam uma crença prática de fato, pois como ele mesmo diz ?a oração é um teste de caráter? ? na sua constância ou na falta dela, somos postos à prova sobre o que de fato acreditamos sobre oração. Afinal, se ela traz todos esses benefícios e Deus a usa justamente para isso, porque então não oramos mais e com maior fé e convicção? Porém, apesar de reconhecer que têm muita ?carne boa? para ser tirada desse livro, devo admitir ? existem muitos espinhos no meio desse peixe ? dos maiores e mais grotescos até aos mais discretos e escondidos nas entrelinhas.

Edward comete erros burlescos nas interpretações de certas passagens bíblicas, tirando especulações de passagens isoladas, sem analisar o contexto, bem como outras afirmações da própria Biblia. Um dos principais e que muito me inquietou foi quando, ao afirmar sobre a oração de Elias ter cessado a chuva, o profeta, segundo ele, ?estendeu o braço do Onipotente? e ?tomou o lugar de Deus?. Este e muitos outros erros estão baseados em um destaque exacerbado para o poder da oração em si, e não para o poder do Deus da oração. Bounds tropeça ao confundir essas diferenças que parecem sutis, mas que moldam várias de suas crenças equivocadas ? como acreditar que os decretos definitivos de Deus podem ser alterados pela oração e que nossas preces influenciam e tem poder sobre Deus ? deixando, embora não tão explicitamente para mentes mais cauterizadas, o Onipotente Deus não tão onipotente assim. O influenciador têm mais poder sobre o influenciado, seria então o homem mais deus do que Deus?
Não posso cometer a injustiça de dizer que esse livro é descartável. Certamente não o é. Mas certamente também não seria justa ao afirmar que é o livro ideal para se ler sobre oração ? principalmente para alguém mais leigo na fé, que ainda não sabe discernir tão bem verdades de ?meias verdades? ou especulações lícitas para conclusões bíblicas.

No mais, é um livro que me fez sentir espanto e esperança, um pouco de raiva mas também alegria. Muito útil para me fazer despertar para o poder de Deus através da oração, mas igualmente útil para aguçar minha análise crítica ? até mesmo de livros e autores cristãos.

Sr. André Santos 15/05/2022

A oração é a vida cristã.
A oração é a vida cristã. E há um trecho do livro que pode resumir essa afirmativa: "A oração é a mais excelente de todas as disciplinas, ela deve ser a primeira de todas as ocupações. Tão emocionante e imperativo é o significado e o poder da oração que ela permanece em primeiro lugar entre as virtudes do espírito.

Aquele que não ora, simplesmente não é nada. Ele é nada, menos que nada. Ele está abaixo de zero, o mais longe possível de Cristo, de Deus e do céu.

Paulo não coloca a oração simplesmente em mesmo nível com as demais coisas que estão em primeiro lugar, mas em primeiro entre as primeiras, na linha de frente, com todo o seu coração. "Antes de tudo, recomendo" [1Timóteo 2.1].

Fazer da oração algo secundário é destrona-la, é acorrentar e destruir a oração. Se a oração é posta em primeiro, então Deus é posto em primeiro e a vitória é assegurada.

Os homens devem ser afetados pela oração. O seu bem, o seu caráter, a sua conduta e o seu destino devem estar envolvidos em oração."

O livro nos chama para a atenção, importância e primazia que devemos dar a oração. Pois, repito, a oração não apenas faz parte da vida cristã, ela é a vida cristã.

Adilson Souza 14/02/2021

Quando comprei este livro, achei que era mais um com orações e palavras repetidas. Porém quando comecei a ler vi que, além de não ser o que pensei era muito melhor do que poderia imaginar. Fala a respeito dos homens de Deus que fizeram grandes obras e tiveram seus pedidos atendidos por Deus por intermédio da oração! Muito boa a leitura.