Grandes Obras de Nietzsche

Friedrich Nietzsche

Resenhas - Grandes Obras de Nietzsche

amarxhi 10/02/2024

O Anticristo
?Apesar de seu título, o alvo de suas críticas não é Jesus e sim as deturpações de seus ensinamentos que foram feitas por seus seguidores, de modo que resultou numa moral cristã negadora da vida hegemônica por sobre a cultura ocidental. O instinto sacerdotal pode, sem nenhum erro, ser identificado como alvo principal das críticas de Nietzsche nesta obra, que se serviu das adulterações da mensagem de seu Mestre para instaurar uma nova moral (a moral cristã) que justifique e autosustente sua necessidade de domínio. O alcance desta moral não se restringiu apenas ao campo religioso, mas também o da cultura, dentre eles o da filosofia.?

Chele 06/08/2021

Essa obra pode ser lida como uma crítica severa ao cristianismo e não a Cristo como o título sugere. Ler Nietzsche pra mim sempre é difícil, parece que ele está escrito em outro idioma, mas sempre vale a pena pelo seu conteúdo e profundidade dos temas, mesmo eu você não concordando com tudo, naturalmente isso vai acontecer não só com Nietzsche mas com outros autores também. Afinal o que faz um bom livro é justamente isso, tirar você da sua zona de conforto, por você pra refletir, e ele é mestre nisso.
Barra 15/11/2022minha estante
Esse autor nos faz olhar por outro ângulo, isso é o mais importante.

Lucas Lobo 11/02/2023

Só existiu um cristão
Primeiro Nietzsche que eu conclui, gostei bastante dessa obra, achei razoavelmente fácil de entender a premissa do livro.

Basicamente Nietzsche crítica o Cristianismo, a religião cristã e não Cristo.

Concordei com vários aforismos, mas alguns nem tanto.

Vininini 03/10/2022

Nietzsche, o primeiro imoralista
Sobre a edição, o box contém três obras:
Assim falava Zaratustra, O Anticristo e Ecce Homo. Eu apenas estranhei a falta de notas explicativas por parte do tradutor.

Sobre as obras:
Assim falava Zaratustra é a obra "máxima" e ao mesmo tempo indecifrável (Nietzsche sabia disso pelo menos). A narrativa meio lírica e a falta de contextualização da tradução não ajudam muito.

O Anticristo é a cereja do bolo, Nietzsche destrincha o cristianismo por completo.

Ecce Homo é uma espécie de making off. São comentários de Nietzsche a respeito da própria obra.

Willian.Izidio 17/07/2017

Competente
Esta edição é definitiva para começar a "entender" o pensamento nietzscheano, pois ela contém prefácios e introduções em cada volume que nos apresenta o contexto histórico e um pouco da vida do autor. Há quem diga que para entender Nietzsche é preciso ler e reler suas obras, outros dizem impossível de compreendê-lo no todo devido à contradições que o autor assume. Seja como for, Nietzsche revolucionou a história da filosofia e é válido conhecer seu posicionamento perante à realidade; através desta coleção é possível compreender suas motivações que o tornaram imoralista, niilista, etc.
Douglas 30/01/2020minha estante
Comprei na Amazon por um bom preço. Pretendo começar com Ecce Homo. :)

Letícia 09/02/2021

De onde surge a coisa verdadeira?
Como Nietzsche mesmo nos prepara, O anticristo veio como uma obra não apenas para refutar o cristianismo, o cristão, a igreja... mas para combatê-la, repudiá-la e condená-la sobre o crime mais infame da história da humanidade. Piedade aqui só como subjetivismo clerical.

Como uma religião que surge e se sustenta pelo pecado e pelo prazer sobre um suposto ?Reino dos Céus? o incômodo aparece, não foi diferente para o filósofo alemão. O cristianismo decline o ser humano até a negação da própria vida, da ciência, dos instintos. O pecador submete aos meios prescritos do evangelho para ter o perdão divino, tarefa incumbida ao sacerdote, que se sustenta pelos desobedientes à lei de Deus. O sacerdote formula que a partir de então dízimos lhe serão pagos e toda a sua vida será sustentada pela fé. Ele na posição em que está, agora dita a lei de Deus. Os pecados, os castigos, a paz e a promessa de uma vida eterna e o Reino dos Céus, todos esses elementos subjetivos passam a ser porta-voz na vida do cristão. Ao invés da ciência, surge a fé, o conhecimento científico passa a ser o conhecimento sobre Deus, a convicção na verdade está na palavra do Senhor, condena os incrédulos e persegue-os. Agora as rédeas da sua própria vida estão condicionadas à igreja, ao sacerdote ou ao perdão pelos pecados.

?Foi por intermédio da mulher que o homem aprendeu a provar o fruto da ciência. O que aconteceu? O velho Deus foi tomado de terror mortal. O próprio homem constituiria o maior de seus equívocos; criara um rival; a ciência torna o homem semelhante a Deus - ai dos sacerdotes e dos deuses, quando o homem se torna cientista!?. A ciência é o primeiro dos pecados, o pecado original. Há sempre o quê duvidar de algo ou alguém que teme o conhecimento.

Erinaldo Santos 13/12/2020

A corrupção da humanidade!
A grande crítica de Nietzsche sobre o cristianismo, que em suas palavras é a grande praga do mundo.
Afastou os homens do amor pela vida e pelo que é natural, pelo corpo e pelo mundo. Deu-lhes enfermidades psicológicas, que em verdade por ela mesma foram criadas e difundidas, que não existe no mundo real : pecado, para temer e subservir; imortalidade, para abandonar esta vida e não fugir a obediência e buscar os prazeres do mundo.
Mentiras, decadência e uma eterna dependência.
Uma obra incrível de se ler.

João Paulo 22/02/2020

Extasiante
Pudesse definir O Anticristo em uma palavra seria esta: êxtase.

Muito antes de ser uma obra crítica a Cristo, como o título pode dar a entender, o livro é uma revisão bastante pertinente sobre como a verdade é manipulada com o objetivo de se traçar um projeto de dominação.

Como um estudo filosófico, é evidente que se propõe a indagar temas para os quais nem todos se sentem confortáveis.

Contudo, para quem se delicia com questionamentos ácidos sobre temas que se tornaram lugar-comum (ou zona de conforto) para muitos, e se incomoda com qualquer fé cega e acrítica sobre o que quer que seja, a leitura é uma casca de diversão com recheio de ironia.

Thamy 08/08/2020

"O que é o Bem? O que é o Mal?"
Obra introdutória de Nietzsche, extremamente necessária àqueles que desejam conhecer o pensamento do autor. Muito impactante, por vezes muito extremo... mas inevitavelmente nietzschiano.

Satiro 08/10/2020

Prepare-se para refletir!
Nietzsche é um daqueles autores que te deixa desconfortável, mas em um sentido bom. Ele te provoca a refletir fora de sua zona de conforto e é exatamente isso que ele faz nesse livro. Um livro que será extremamente polêmico com opiniões (bem argumentadas, diga-se de passagem) que entram em choque com uma das maiores estruturas sociais de todos os tempos: o cristianismo. Uma religião que move bilhões ainda hoje e que se protege de críticas por sua tamanha consolidação e propagação, mas nem isso intimidou o filósofo alemão de se posicionar contrário àquilo. O livro é válido essencialmente pelas reflexões, colocações e conflitos evidenciados.
Leiam e releiam, pois essa obra é uma daquelas que você nunca esquecerá (e talvez nem compreender).

maria1691 08/12/2022

Acho sensacional a capacidade de Nietzsche em fazer o leitor simplesmente pensar. Não importa o seu posicionamento a cerca dos assuntos retratados no livro, considero ser imprescindível raciocinar e conhecer outras teorias e formas de pensar que não sejam as suas próprias. Nesta obra, o autor critica o cristianismo, não exatamente Jesus em si. Porém, é válido ressaltar uma frase que me pegou, na qual Nietzsche diz que Jesus era um criminoso político e morreu na cruz para pagar por seus próprios "pecados", não pelos pecados da humanidade.

Jade.Fernanda 07/01/2021

?O evangelho morreu na cruz.?
Por mais que eu tenha finalizado a leitura de O Anticristo no final de 2020, acho importante começar 2021 expondo sobre esta obra, por vez, excelentíssima obra! Vejamos:
O Anticristo é um livro de autoria de Nietzsche, filólogo alemão, sem duvidas bem instruído e de imenso intelecto... não pude esperar menos do livro. Nele Nietzsche faz uma severa crítica ao cristianismo por meio de argumentos sólidos e certeiros, fazendo da história e da razão suas aliadas.
Deixo aqui um breve e sensato trecho (pág.77, ?49?): ?Repito que o pecado, a autodegradação humana por excelência, foi inventado a fim de tornar impossíveis a ciência, a cultura e toda elevação e enobrecimento do homem; o sacerdote domina graças à invenção do pecado.? Pecado & Poder: assuntos mais debatidos no livro.
Indico este livro à todos, a leitura é um tanto embaraçosa e em muitos momentos tive que apelar ao uso do dicionário... mas com toda certeza, todas as 110 páginas foram válidas. Livro fantástico e esclarecedor!

laís moretini 04/02/2023

relação de amor e odio
terminei agr e é aquela coisa né, concordo com MUITAS partes, ele foi visionário para a época e foi totalmente contra o cristianismo inclusive (pelo que entendi) contra o antissemitismo, mostrando como os alemães em período de guerra foram extremamente burros em levar nietzsche justamente como símbolo do antissemitismo com a figura do ?super homem? com os rolês que a irmã nazista de nietzsche fez. fora isso, as questões para o filósofo que envolvem a mentira, o que é mentira e o que é crença, a promessa pelo reino de deus, os motivos para os homens seguirem fielmente a religião sao incrivelmente explicados de forma que realmente faz sentido. no final ele pira um pouco falando coisas como: não dar alimento aos sacerdotes e expulsa-los a qualquer tipo de deserto. o livro em si faz muito sentido mas em alguns momentos o considero extremo demais. não concordo principalmente com a parte em que fala mal do socialismo e anarquismo.
Rodrigo007 04/02/2023minha estante
A única parte sensata, pelo visto, quando ele condena o socialismo e o anarquismo e foi aí que tu discordou? Kkk

laís moretini 04/02/2023minha estante
100%, graças a lilith e após muito estudo entendo que o capitalismo pisa em mim e em toda sociedade que coloca suas entranhas?

Jady.Vitorio 30/08/2022

4,5/5
No começo eu não tava entendendo nada do que ele tava falando KKKKKKKLLLL
Mas depois que comecei a compreender foi só sucesso