Coisas de Menino

Coisas de Menino Alexandre Braoios

Resenhas - Coisas de Menino

Gigi 04/06/2024

Particularmente, eu não gostei da leitura. Achei um livro razoável e não gostei muito da forma como abordaram os temas trabalhados!

Renata 25/02/2024

Visceral!!
Ouvi a indicação desse livro no Instagram de um booktuber muito querido que gosta de dizer que ama leituras que fazem ele se acabar de chorar.
Ainda assim não foi suficiente pra me preparar pro conteúdo desse livro
A história é visceral e muito violenta, descreve os abusos sofridos por um menino e seu caminho até a transição
Não queria que nós como espécie precisássemos de algo assim pra acordar mas precisamos
Não é o tipo de história que qualquer pessoa vai ficar feliz em escutar, ainda assim n deixa de retratar a realidade de muitos
Pelo menos o final foi feliz, o que não podemos dizer sobre muitas histórias similares à essa.
Necessário um livro mt Necessário

Berenga 23/02/2024

Traz um tema polêmico mas peca pelo didatismo e trama rasa
O livro toca num assunto bastante polêmico que é o abuso de uma criança, mas o autor não soube conduzir com delicadeza e complexidade que o assunto pede.

Os personagens são rasos, a trama tem pouca profundidade. A história muda de rumo de uma página pra outra, até porque quando os argumentos não são densos, isso é fácil de fazer.

E o final me incomodou demais, o autor quis colocar tudo num livro só: crime, confissão, reconciliação, reviravolta, relacionamento amoroso.

Não recomendo.

Joelma 11/02/2024

No começo você vai com espectativa, mas a narrativa é lenta no início, e os personagens divagam bastante, mas é tudo uma preparação pro que está por vir, ele tem vários gatilhos e causa repulsa e enjôo, um livro muito pesado e impactante, se for muito sensível sobre o tema creio que não deva lê. Ele é muito bom e você conhece os dois lados, mas não se enganem pois a vítima é sempre o prejudicando e nunca deixa de ser vítima.

Diã 08/02/2024

Sensacional.
Terminar esse livro não foi tarefa fácil...l autor trás a temática do abuso sexual de uma maneira ímpar! O que, comumente, denominam como "brincadeiras de meninos" esconde muita dor e sofrimento.
Uma temática tão difícil foi traçada, ou melhor, apresentada em meio a uma história sensacional e com um final surpreendente.
Prepare o estômago, pare um pouco, bela uma água e recomece a leitura, vale muito a pena, o enredo é incrível!

lecofaria 24/01/2024

Expectativa Frustrada
Tive contato com Alexandre Braoios depois de ler A Padroeira dos Pervertidos, que gostei muito e indico com vontade. Por isso, fui pesquisar outros trabalhos do autor e cheguei a este Coisas de Menino. Devido aos elogios nas avaliações da Amazon e à minha experiência anterior, resolvi lê-lo. E, gente, me frustrei.

O livro é um novelão cansativo, com uma trama absurda, personagens que travam diálogos improváveis e artificiais e com um final à la Glória Perez que me fez rir - de vergonha.

O que achei interessante foi minha relação com o autor em duas obras diferentes, considerando A Padroeira dos Pervertidos um dos melhores livros que li em 2023, e Coisas de Menino uma grande perda de tempo. Ainda estou pensando sobre isso e avaliando se tiro a prova dos nove e leio O Beijo de Darwin, outro trabalho do autor. Será?

Terminei a Leitura em: 24/01/2024
Cotação: 2 estrelas em 5

Dani 07/01/2024

Triste, dramático, realista
Um livro que mostra o lado sombrio das pessoas, mas que termina de uma forma linda. Com uma reviravolta espetacular, aprendemos as consequências de preconceitos e abusos infantis, aprendemos que confiança tem de ser muito bem medida e que o mal pode estar casado com você, ser seu pai, seu amigo e mentor. Aprendemos que deixar o passado para trás requer rever seus conceitos e sua própria personalidade. Aprendemos que viver é uma conquista.

Triste, dramático, realista, espetacular. Um livro que te muda, te pisa e humilha e te engrandece. Baseado em fatos reais!

Julia 30/12/2023

Prometeu e n entregou
Infelizmente meu último livro do ano foi só razoável. achei que o autor quis tocar em vaaarios pontos específicos, mas no fim das contas só conseguiu ser razo em tudo. o plot eu meio que esperava a partir de um certo momento e achei tudo meio meh. todo mundo ou eh detestável ou tipo ??

arqueofarias 20/11/2023

Um bom livro. Uma surpresa pra mim.
Apesar de achar alguns personagens meio caricatos e surpresos, o tema e a narrativa são bons. Tirando o peso do tema central, senti uma vibes novela mexicana, principalmente com o plot que não estava esperando.
O finalzinho com os destinos dos personagens poderiam ter sido melhor elaborados? mas, no geral. Gostei !

skuser02844 14/11/2023

Um livro necessário
O livro conta a história de Piccolo, um menino de aproximadamente 8 anos, sensível, delicado, pequeno como demonstra o seu apelido e que sofre abusos de forma reiterada dos outros meninos, maiores, mais fortes, mais desinibidos. Até seu irmão mais velho debocha e o maltrata. O pai sequer o percebe e a mãe não consegue alcançar a extensão dos seus sofrimentos. Temos ainda a história de um professor, velho e portador de uma doença degenerativa e uma enfermeira que exerce a função de cuidadora deste professor aposentado. A narrativa vai se desenrolando até que estas três histórias se entrelaçam, em capítulos bem amarrados, e que culminam num final surpreendente.
Mas a grande beleza desse livro é que a narrativa traz o ponto de vista do menino? é tocante demais perceber seu sentimento de inadequação, de insegurança, seu pedido mudo de ajuda? precisei ler aos poucos porque é muito triste e muito real. Minha vontade era colocar o pequeno no colo e ninar até que tudo de ruim desaparecesse como se fosse um pesadelo. Mas não era um pesadelo, pelo contrário é um acontecimento muitíssimo comum em nossa sociedade. Um livro necessário para que possamos refletir sobre preconceitos e como nos posicionamos acerca deles. Vale cada minuto da leitura.

Bel Bravini 10/11/2023

Perfeito
Livro muito pesado, cheio de emoções profundas, de cenas repugnantes recheadas de sofrimentos constantes na vida de muitas pessoas e de reflexões incríveis sobre o que de verdade é perdoar.
Iria dar 4 estrelas, porque apesar de bem escrito e muito envolvente, alguns capítulos eram iniciados de maneiras filosóficas muito extensas e entediantes (pro meu gosto, óbvio). Mas a parte 3 veio pra fechar com chave de ouro essa obra prima de sensibilidade.
O final é daqueles água com açúcar, mas convenhamos que depois disso tudo, Piccolo realmente merece toda água com açúcar possível.

Único detalhe incômodo foi que a revisão da edição do ebook do Kindle unlimited deixou passar alguns erros meio bizarros, até com troca de nome de personagem. E numa cena de abuso, a personagem refere-se ao ocorrido como "fazer sex*", e eu achei muito insensível a colocação, ainda mais vindo de uma vítima já esclarecida emocionalmente sobre o ocorrido. Ela nunca se referiria àquilo com esse termo.

Flavia1064 03/11/2023

Indigesto e incrível
O livro aborda assuntos que ainda são tabu na nossa sociedade como pedofilia, abuso sexual infantil e violência psicológica. Eu precisei parar a leitura várias vezes, principalmente por saber que esse é um romance baseado em uma história real. Fiquei enojada em diversas passagens e precisava respirar. Na história conheceremos Raul, um professor carismático e idolatrado. Ele era bonito, simpático, inteligente e reconhecido por todas essas características. Viveu bem, casou, teve um filho e foi diagnosticado com ELA. No fim de sua vida, com a doença avançada e precisando da ajuda de uma enfermeira, contrata Andrea, que acaba virando sua confidente e conhece toda a história podre e nojenta que ele tinha pra contar.

Chimp 03/11/2023

Pesado
Com um plot twist avassalador (me dei conta do que tava rolando um pouco antes e só pude dizer: WHAAAAT?!) aborda um assunto super pesado, mas ao mesmo tempo, gostei da forma que o autor conduziu a história, deixando ela bem equilibrada.
Apesar de achar também que poderia ter pelo menos metade das páginas (algumas partes arrastadas e/ou repetitivas) foi uma leitura daquelas de passar raiva, mas que traz um desfecho justo.

@sobrevivilendo 02/11/2023

Uma leitura densa, tensa, pesada, indigesta? e com um plot muito bom.

A enrolação em alguns pontos da narrativa me impedem de dar 5 estrelas pra esse livro. Acho que o autor pesou a mão em alguns suspenses e a repetição da história já na parte final deixou um pouco maçante. Ele poderia ter tirado umas boas páginas e tornar as coisas mais fluídas. Por conta dessa enrolação eu descobri o plot bem antes.

@livrosdalita 02/11/2023

Sensacional
Inúmeros gatilhos, relatos fortes e quase intragável...
Amo livros que me fazem de besta e esse me enganou direitinho.
O plot eu realmente não estava esperando afff