Histórias Extraordinárias

Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Nati Gaiewski 05/06/2022

Taciturno
Comecei a leitura com uma ideia imprópria de que a escrita de Poe era enjoativa e previsível. Enquanto eu lia esses contos não podia deixar de admirar os detalhes, o ambiente eletrizante, os personagens insanos e inteligentes. Perdi a conta de quantas vezes senti um arrepio subir ou pensar que estava sendo observada porque o escritor entrava na minha cabeça e plantava perguntas as quais não havia resposta. Cada história tinha um final mais inesperado que o outro porém, tenho que concordar, algumas poucas tinham passagens quase iguais, com os mesmos pensamentos vitimizados e ansiosos. Apesar dessa leve repetição era difícil deixar o livro, os acontecimentos me prendiam e as reviravoltas com mistérios me atiçavam a sempre continuar passando as páginas. Com certeza acabo de descobrir um autor que entra para os meus favoritos.

Caroline 10/05/2022

Eu não gostei muito dessa versão do livro, não achei uma leitura muito fácil, talvez por conta da época em que ele foi escrito.

miguel 08/05/2022

o melhor do horror clássico: edgar allan poe!
uma coletânea que conseguiu reunir as melhores histórias do horror e do suspense de edgar allan poe! o gênio e a criatividade do homem eram algo inegável e o que mais me intriga não é o legado que poe deixou, mas a própria vida do autor que tanto se reflete em suas histórias. como poe morreu ainda é um mistério e cabe a nós tentar descobrir. é extremamente interessante.

é incrível como poe consegue prender nossa atenção do início ao fim e mal posso descrever quão ansioso às vezes me senti lendo. é alucinante!

cá está uma lista dos contos que mais gostei: o poço e o pêndulo, o coração revelador, o barril de amontillado, sombra ? uma parábola, o caixão quadrangular, o sistema do doutor abreu e do professor pena, o retrato oval, o gato preto.

Heitor.Hissao 03/05/2022

Poe é o tipo de artista que quanto mais eu penso, mais eu o admiro. Meu primeiro contato com sua obra, foi odiando, não me culpo pois não estava preparado; por assim dizer.

Porém, relendo alguns dos contos de vez em quando, e agora, relendo cada um dessa coletânea, é difícil não admirar. Ele cria essa atmosfera triste e infinita belamente, nunca retrata pessoas normais, são sempre várias versões da sua própria angústia. Descreve, em sua forma, todos os defeitos e vícios dos protagonistas, sempre demonstrando seus problemas. Também, mesmo em narrativas tão objetivas, conseguia imprimir sua visão de mundo perfeitamente.

Ele é, a literatura moderna encarnada em um ser. É muito além de suas histórias tenebrosas, que tanto marcam as capas de seus livros. Poe fez construiu um gênero e o desconstruiu depois, ele é a prova que Shakespeare não era uma junção de pessoas que escreviam e assinavam um pseudomimo.

O mais legal dessa edição em específico, é trazer textos do Cortazar, do Borges e do Baudelaire sobre o Poe, mostrando quantos artistas diferentes ele marcou e segue marcando.

Thaisa 27/04/2022

Que loucura!!!
Contos muito loucos porém interessante a forma abordada.

Edgar Allan Poe descreve quatro contos nesta obra. O primeiro é contado na perspectiva do narrador. Porém os outros três são relatados dentro da perspectiva dos protagonistas de cada uma das histórias.

O interessante desses três últimos contos são a forma que cada um deles é narrada. Descrevendo a euforia, o êxtase e a loucura dos próprios protagonistas.

Vale lembrar que os contos são histórias aterrorizantes de indivíduos loucos e nada de bom em sua natureza e raciocínio.

Pra quem gosta de histórias de terror de loucos psicopatas aí está um livro desses.

MilaMagalhães 11/04/2022

Contos bons, contos ruins
Achei uma experiência válida ler os contos do Poe.
Esse livro possui 18 contos, alguns são muito bons outros nem tanto. Mas levando em consideração o conjunto todo, vale a pena conhecer.
Recomendo.

milie 07/04/2022

o que eu não faço por bsd
fui completamente influenciada por um anime e nao me arrependo, gostei muito de ler, sao contos muito bem escritos. os meus favoritos foram: gato preto, crimes na rua morgue, os dentes de berenice e minha mente explodiu quando li enterro prematuro, acho que meu top 1 fica entre ele e gato preto. alguns meio que passam uma "mensagem" por traz da narrativa, acho que isso o torna muito interessante!

Badu 05/04/2022

O escritor mais detalhista de todos os tempos
Não vou mentir, amo Edgar Allan Poe. Fui apresentada a esse incrível escritor por meu professor de português no ensino médio com ?A Máscara da Morte Rubra? e me apaixonar por sua escrita foi fácil.
Já nesse conto você percebe a habilidade de Poe em detalhar locais e montar cenários onde a história de desenvolverá. Ele dedica boa parte de seu texto descrevendo cômodos e objetos que te auxiliam no momento da leitura.
Esse livro é sensacional e descobri novos favoritos. Alguns contos são um pouco difíceis de ler devido a escrita rebuscada, mas levando em conta que eles foram escrito no século XIX, da pra entender. Mas a tradução do livro poderia ter ajudado?
Além disso, nem todos os contos são maravilhosos. Em alguns, como ?O Diabo no Campanário?, você começa sem entender nada e passa o conto todinho combina grande interrogação na cabeça.
O que me deixou bem chateada nesse livro é que não tem ?O Corvo?, sendo um dos contos mais famosos de Poe.
De qualquer forma, a criatividade de Edgar Allan Poe é imbatível e ele é um escritor fantástico.

Gouveia 21/03/2022

Achei alguns contos fraquinhos e nao gostei muito, mas teve alguns contos que eu AMEI que foram:

- Berenice ?
- O barril de amontillado ?
- William Wilson ?
- O retrato ovalado
- O gato preto
- A máscara da Morte Rubra
- A queda da casa Usher
- O poço e o pêndulo
- O coração delator
- Sombra

O livro tem no total 18 contos, coloquei aí apenas 10. Não achei nenhum ruim, mas 8 eu não me interessei tanto.

DeaGomes 09/03/2022

Bom bom bom...
Não gosto de contos, da estrutura curta e "objetiva", na qual mil coisas podem ser descritas num único parágrafo. Porém, curti muito esse livro. Procurei justamente um que apresentasse um tema do meu agrado, e esse do Edgar Alan Poe é simplesmente incrível, todos os contos são meio sombrios e macabros, não todos, mas a maioria. Apesar de ainda não curtir o forma estrutural dos contos, gostei de todos dessa coletânea. Li um por dia, demorei mais do que geralmente demoro, mas fui aos poucos e valeu cada momento.

Luiza 01/03/2022

difícil de ler mas valeu a pena
A queda da casa de Usher - 4/5

O barril de Amontillado - 3/5

O gato preto - 5/5 (o melhor de todos)

Berenice - 4/5

Manuscrito encontrado numa garrafa - 2/5

William Wilson - 4/5

Os crimes da rua Morgue - 4/5

O mistério de Marie Roget - 2/5 (dropei na metade, muito arrastado e não dá em nada)

A carta roubada - 3/5

Metzengerstein - 2/5

Nunca aposte sua cabeça com o diabo - 4/5

O poço e o pêndulo - 5/5

A aventura sem paralelo de um tal Hans Pfaall - 3/5

O escaravelho de ouro - 4/5

Uma descida no Maelstrom - 2/5

O jogador de xadrez de Maelzel - 1/5 (INSUPORTÁVEL não consegui terminar)

Ana Morais 10/02/2022

Bom, mas não fascinante
Leitura finalizada. ?

Esse foi meu primeiro contato com o Poe, confesso que esperava mais. Acho que pus demasiada expectativa e por isso me frustrei um pouco. A leitura foi um pouco arrastada, gostei muito de uns contos, já outros, nem tanto. Porém, apesar de não ter sido uma experiência tão fascinante, ainda desejo ler outros contos dele, principalmente o Demônio da Perversidade que quero muito, aliás tem um conto aqui - Coração Delator - que acredito ser bem parecido, e claro o Corvo né, o clássico dos clássicos.

Sobre os contos, não são necessáriamente terror, estão mais para mistério. E todos eles são carregados de uma certa melancolia, até na descrição dos cenários e narrativa dos contos.

Meus contos preferidos e que me deram sensações estranhas foi:

? Gato preto; ?
? O poço e o pêndulo; ?
? A máscara da morte rubra; ?
? A queda da casa Usher;?
? William Wilson. ?

Beatriz 09/02/2022

Os clássicos de Poe
Comprei esse livro em 2020 a pedido da minha professora de português, li uns contos mas simplesmente o abandonei, até que esse ano, 2022, resolvi terminar ele.
Tiveram histórias que me apaixonei, outras que conseguir sentir até um certo medinho, e teve outras que simplesmente não conseguir gostar, por não ter me prendido ou por ter sido muito maçante. Mas no geral é um bom livro, principalmente quem gosta desse tipo de leitura.