Histórias Extraordinárias

Histórias Extraordinárias Clarice Lispector
Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Talia 03/10/2022minha estante
Esses autores são maravilhosos, a resenha está boa, completa. nota 10.

Fernando 22/08/2022

Leitura válida, mas um tanto quanto descritiva demais.
São clássicos que influenciaram escritores desde sua publicação e bem interessantes, entretanto, o texto é descritivo demais, o que atrapalhou a fluidez de minha leitura.

Rodrigo.Barros 22/08/2022

Pequenas joias!!
Que coletânea incrível. Poe é um mestre da narrativa curta, cada conto é uma experiência ímpar de horror, mistério e muitas outras camadas. Chama a atenção que todos os contos são em primeira pessoa, portanto, os narradores são pouco confiáveis. Fica como meus preferidos: O barril de amontillado, O gato preto, Berenice, William Wilson, O caixão quadrangular e o Escaravelho de ouro.

Katmezari 20/08/2022

Acho que pelo fato de não estar acostumada com esse tipo de leitura demorei um pouco para me deixar levar.
Porém é uma história bem boa.
(A melhor história é "O gato preto").

ruthknl 18/08/2022minha estante
Tipo Sherlock

ca ;) 20/07/2022

É impressionante como a escrita de Poe é divertida! Para mim, as histórias dele acabam sempre chamando mais minha atenção dos que a do Conan Doyle. Esse livro é uma coletiva bem resumida mas, muito legal!
Raquel912 21/08/2022minha estante
Amo os livros do Conan, moça. Mas também nunca li Poe, entt n posso dizer nada sobre ele

LilythLuthor 15/07/2022

Incrível leitura
Resenha.
Livro: História Extraordinárias
Nota 5/5
Autor: Edgar Allan Poe

Opinião: Ler Poe é um desafio a parte, a escrita trabalhada em detalhes subjetivos e descritivos minuciosamente, nos demanda minutos em cada parágrafo.
Loucura o diálogo com a múmia Allamistakeo.
A astúcia de Dupin alegra a mente e acaricia os neurônios ao acompanhar a explicação de seus pensamentos
Como o título revela, são histórias extraordinárias, tem gato vilão, múmias conversadeiras, médicos loucos, esposas videntes e poetas destemidos.

#Lilyth #lermais #resenha

site: https://www.instagram.com/p/Cf6csg_svq5/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Isabella.Bulia 04/07/2022

Escolhi esse livro pois gostaria de experimentar outro gênero literário. Não gostei muito de maneira geral, mas, como a obra era composta por vários contos, alguns me chamaram bastante a atenção.

Gabriela 30/06/2022

Extraordinário
Poe é um dos meus favoritos de todos os tempos, apesar de eu não recomendar as histórias dele pra muita gente. Passadas gerações e gerações de pessoas que usaram os contos como inspiração, ler o original agora fica parecendo até monótono (como vi em algumas resenhas daqui). Pra quem já acostumou com Stephen King, Agatha Christie, e filmes de terror modernos, é difícil se surpreender com o que esse livro traz.
Mas a questão desse livro não é o plot twist, ou o quão grotesco ele consegue ser - apesar de ser sim, bastante grotesco. Aqui, o importante é, além de ler com os olhos da época, apreciar a beleza do estilo com que as histórias foram escritas. Existe um cuidado na escolha do ritmo, das palavras, dos nomes das personagens, na construção do cenário, os objetos colocados, os verbos e adjetivos. Tudo está ali por uma razão.
Logicamente muito se perde na tradução, mas tendo lido outras traduções e o original, posso confirmar que essa da Companhia das Letras é uma das melhores. Existe um cuidado por parte do tradutor e da editora também.

Meus favoritos permanecem sendo O Barril de Amontillado, A Máscara da Morte Rubra, e O Escaravelho de Ouro.
Os demais são ótimos, mas não alcançam a genialidade desses três. Talvez o poema do Corvo alcance, mas não foi colocado nessa coletânea.
Pra quem curte lit. gótica, é leitura (e releitura) obrigatória.
Dany 01/07/2022minha estante
Amo Por tbm! Eterno

Lacrimosa 25/06/2022

um mês lendo
finalmente terminei esse livro, aleluias.

a escrita do Poe é muito boa e, em alguns contos, passa uma sensação fria, o que contribui para a ambientação da história.
eu gostaria que todos os contos tivessem sido de terror/horror, sinto que eu teria gostado muito mais. o fato de terem diversos gêneros me fez perder muito o interesse e seguir a leitura com dificuldade, pois os temas eram completamente chatos para mim.
no geral, gostei dele como escritor de terror/horror e não como escritor de mistério policial, ficção científica ou aventura/fantasia.
o fato de terem contos muito bons seguidos de uns muito merda fizeram a leitura ser bem arrastada; vários contos eu fiz leitura dinâmica porque put que pariu chato demais. entendo que ele deu os primeiros passos para o início do gênero de mistério mas para mim fodacê não ligo. melhor ele continuar só no terror mesmo.

contos que eu gostei:
"a queda da casa de usher"
"o barril de amontillado"
"o gato preto"
"berenice"
"nunca aposte sua cabeça com o diabo"

breves sinopses sobre todos os contos presentes no livro:

"a queda da casa de Usher"

um homem recebe uma carta do seu amigo de infância que revela estar muito aflito com a condição da doença de sua irmã. ele então decidi ir até a casa e passar uns dias tentando distrair o amigo de suas preocupações, até que ele começa a perceber que a casa e os irmãos tem uma relação muito singular - e sobrenatural.

"o barril de amontillado"

um bêbado e um homem com um ardente desejo de vingança, ambos dando uma caminhada pelos úmidos e frios corredores subterrâneos de uma mansão. um não sairá vivo.

"o gato preto"

um homem que amava animais - até não amar mais. um gato que amava seu dono - até não amar mais.

obs: este conto contém violência contra animais.

"Berenice"

quando as núpcias de um homem estão prestes a chegar, algo acontece com a noiva.

"manuscrito encontrado numa garrafa"

após dias à deriva depois de sofrer um naufrágio e ser o único sobrevivente, um homem, por milagre, vê um grandioso navio e consegue agarrar-se a ele. escondido, começa a observar sua estranha tripulação e uma sensação de dúvida arrepiante começa a lhe encher o espírito.

"William Wilson"

um homem se vê constantemente atormentado por uma pessoa idêntica à ele.

"os crimes da rua morgue"

mãe e filha são brutalmente assassinadas e a resolução do crime parece impossível para a polícia conseguir desvendar.

"o mistério de Marie Rogêt"

continuação de "os crimes da rua morgue". aqui temos o corpo de uma jovem que foi encontrado no rio em condições brutais.

"a carta roubada"

o título é bem autoexplicativo. uma carta é roubada e a dupla de detetives dos outros dois contos tem que achá-la.

"Metzengerstein"

não entendi muito bem, mas sei que se trata sobre transmutação de almas.

"nunca aposte sua cabeça com o diabo"

outro título que é bem autoexplicativo.

"o poço e o pêndulo"

um homem acorda em um poço onde um pêndulo desce lentamente para matá-lo.

"a aventura sem paralelo de um tal Hans Pfaal"

o homem constrói um balão e sai por aí voando para fugir dos agiotas.

"o escaravelho de ouro"

uma caça ao tesouro pirata.

"uma descida no maelstrom"

a história da história de homem e seus irmãos que pescavam quando foram apanhados por um furacão d'água.

"o jogador de xadrez de Maelzel"

uma análise tediosa sobre um cara que joga xadrez. exatamente isso.

Sabrina.Uliana 19/06/2022

Esperava mais.
Não são histórias ruins, longe disso. As histórias com elementos de terror/sobrenaturais são muito boas.

Porém... tem alguma coisa que não me pegou nesse livro, eu só não sei dizer o que é. Acho que eu esperava bem mais e fiquei meio decepcionada.

Uma pena. Vou tentar ler outros livros dele em outro momento.

Lívia 18/06/2022

Impactante
?Histórias Extraordinárias? reúne quatro dos mais conhecidos e intrigantes contos do escritor Edgar Allan Poe, com belas ilustrações da Poly Bernatene. O primeiro conto é ?A Máscara da Morte Vermelha?, que apesar de ser escrito no século 19 é absurdamente atual, principalmente com relação à pandemia. O segundo é ?O Coração Revelador?, que é um perfeito exemplo de terror psicológico, achei interessante a forma com que o narrador foi contando a história e os detalhes do seu plano, que apenas revelavam o que ele dizia não ser. O terceiro, ?O Gato Preto?, um conto perturbador, cheio de mistérios e incertezas, que deixam qualquer leitor intrigado; a história é muito bem escrita com um final bem assustador. E por fim, ?O Retrato Oval?, que é uma crítica a obsessão e a luta pela perfeição, o conto apesar de curto também é muito bem desenvolvido e o final é surprendente, eu não esperava aquele fim trágico.
Enfim, foi uma leitura incrível, recomendo a todos ??

Anna 10/06/2022

Amo contos de terror ;)
Esse livro foi o meu primeiro contato com o Poe. A seleção de contos é muito boa! Gostei de todos os contos, mas em especial "O escaravelho de ouro", "A máscara da morte rubra", "Berenice", e "O gato preto".

Nati Gaiewski 05/06/2022

Taciturno
Comecei a leitura com uma ideia imprópria de que a escrita de Poe era enjoativa e previsível. Enquanto eu lia esses contos não podia deixar de admirar os detalhes, o ambiente eletrizante, os personagens insanos e inteligentes. Perdi a conta de quantas vezes senti um arrepio subir ou pensar que estava sendo observada porque o escritor entrava na minha cabeça e plantava perguntas as quais não havia resposta. Cada história tinha um final mais inesperado que o outro porém, tenho que concordar, algumas poucas tinham passagens quase iguais, com os mesmos pensamentos vitimizados e ansiosos. Apesar dessa leve repetição era difícil deixar o livro, os acontecimentos me prendiam e as reviravoltas com mistérios me atiçavam a sempre continuar passando as páginas. Com certeza acabo de descobrir um autor que entra para os meus favoritos.