Histórias Extraordinárias

Histórias Extraordinárias Clarice Lispector
Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Dark_moon.ii 03/11/2022

Para quem curte histórias sobrenaturais Edgar Allan Poe é um escritor bem recomendável. É o primeiro livro que leio desse escritor e espero muito poder encontrar mais deles.

Procyon 02/11/2022

Histórias extraordinárias ? Resenha
O escritor norte-americano Edgar Allan Poe foi um dos primeiros contistas de seu país. Geralmente considerado inventor do gênero policial, bem como recebendo crédito pela contribuição ao gênero de ficção científica, Poe é o retrato de um rosto esculpido pela genialidade, mas também pelo desequilíbrio. Autor, poeta, editor e crítico literário estadunidense, integrante do movimento romântico em seu país, foi ainda o primeiro escritor americano a tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente complicadas.

Marcado pela presença da tuberculose, que afligiu sua esposa e a levou a falecer, suas histórias são repletas pela presença da morte, conferindo a si o gênero do romantismo sombrio, no qual capta os efeitos da decomposição, o interesse por pessoas enterradas vivas, a reanimação dos mortos e o luto, adquirindo um tom bastante soturno e mórbido a suas narrativas. Poe também escrevera sátiras, contos de humor e embustes - usando da ironia e da extravagância tanto para efeito cômico, como para liberar o leitor da conformidade cultural.

(Continua nos comentários)

site: https://medium.com/@lucasr4f4el/hist%C3%B3rias-extraordin%C3%A1rias-resenha-406faff564e3
Procyon 05/11/2022minha estante
Por algum motivo o Skoob não deixa eu publicar o texto inteiro. Então segue o link pra quem tem interesse:

Aggretsuko0 31/10/2022

É uma série de enterros que aconteceram e desaconteceram...
Quis reler esse livro, pois tinha lido há muito tempo e não lembrava de absolutamente nada. Digo logo que depois de ler não mudou muita coisa rs. Entendo que o Poe é um autor respeitado e renomado, mas lendo o livro sem pensar nisso você se depara com contos bem comuns e realmente sem graça.
São basicamente contos curtos relatando estórias soturnas e envolvendo mistério, mas sem muita complexidade e profundidade. A maioria envolvia morte, assassinato e pessoas sendo enterradas, vivas, mortas, mortas e depois vivas, animais sendo abusados e pessoas sendo humilhadas. Em resumo o autor tem fixação com enterros. Enfim, pode ser que para a época a escrita dele tenha sido inovadora e revolucionária, mas hoje em dia meio que perde seu encanto, devido à diversidade de obras, inclusive as nacionais, tratando dos mesmos temas de forma bem mais aprofundada e interessante. Não recomendo de forma nenhuma, se quer terror e mistério, vá ler Stephen King ou Lovecraft.

Ananda 30/10/2022

18 contos assombrosos
O livro são vários contos góticos com finais macabros e vários plot twists. Eu li na edição da Companhia das Letras que contém a crítica de Julio Cortázar, Jorge Luis Borges e Charles Baudelaire,e gostei muito desses três textos, e indico essa edição justamente por isso.

Os meus contos preferidos foram:

* Ligeia- que fala de modo etéreo sobre uma pessoa amada.

*O Gato Preto- a verdade sempre aparece (o melhor plot twist do Poe,na minha opinião).

* O sistema do doutor Alcatrão e do Professor Pena- Seria esse conto, a inspiração para o livro/ filme “A Ilha do Medo”?

*O barril de Amontillado- a inveja de um homem.

*O poço e o pêndulo- Um conto agoniante que faz você prender a respiração com a tensão.

*A máscara da Morte Rubra- é muito mais aterrorizante depois de termos vivido a pandemia do Covid-19.

*William Wilson- Me lembrou os filmes “O homem duplicado” e “O duplo”.

LeleChann 19/10/2022

Bem, primeira vez que leio algo do Edgar Allan Poe, foram 5 contos, e o que mais me prendeu sem duvida, foi "O gato preto", uma reviravolta interessante com pouco de terror e suspense.

Bianca 15/10/2022

me cancelando pq só gostei dos contos famosos, ja sabia que eu sou basica mas nao aceito isso na minha leitura af

Ells94w 15/10/2022

Histórias Extraordinárias
Enfim, finalizado o livro de contos mais massante e casativo já escrito.
Histórias Extraordinárias é um agrupamento, em texto integral, de dezoito contos do autor Edgar Allan Poe conhecido por suas obras de terror e suspense.
Minha experiência de leitura foi uma das piores possíveis, e se extendeu por meses devido a escrita cansativa e a minha incapacidade singular de me conectar com as histórias, ou mesmo os personagens, e mergulhar no sentimento de terror e suspense.
Os contos mais curtos tinham a minha preferência pois prendiam mais a atenção e não custavam tanto a se desenrolar quanto os contos mais longos, que poderiam se estender páginas a fim sobre elementos desnessessários.
Um dos meus contos favoritos foi "O gato Preto", me lembro vagamente de me entreter bastante, assim como "Ligéia", o primeiro conto do livro. Os restantes apenas me despertaram leve curiosidade.
Depois de tanto procastinar e completar essa leitura, estou desapontada porque eu realmente ansiava gostar do autor.
Infelizmente, uma das leituras mais 'sem graça' para minha TBR de outubro.

Siz | @cantinhoda_siz 14/10/2022

Contos Extraordinários
Ao observar a capa vemos um gatinho preto com um olhar de quem observa, símbolo que retrata um dos contos de Poe que está neste livro. O Gato Preto fala sobre um homem que desde sua infância apresentava uma grande afeição por animais e tinha grande prazer em alimentá-los, cuidando deles. Havia diversos bichinhos e entre eles um gato chamado Plutão, que era alimentado somente por este rapaz. Com o passar dos anos, ele passou a beber e se tornou um alcoólatra violento que terminou por matar o gato de uma forma cruel, sendo esse apenas um dos seus grandes problemas, afinal, ainda tem muito mais por vir. Quanto ao título, não posso negar que Histórias Extraordinárias faz muito sentido, já que cada conto tem um pouco de extraordinário.

Estamos em uma boa época para ler esse livro, embora Histórias Extraordinárias seja bom para ler em qualquer momento do ano. Na minha opinião, Poe descreve cenários de uma forma incrível, o leitor tem uma proximidade com o local, fazendo com que o leitor viaje por cada um dos seus contos. Se o que você busca é terror, não de uma forma assombrosa e sangrenta, mas sim um suspense que deixa uma tensão no ar e um cenário brilhante, essa com certeza será uma boa escolha para você.

site: https://cantinhodasiz.com

✑ William Wilson (1834) - ⭐⭐⭐ ½
✑ O retrato ovalado (1842) - ⭐⭐⭐⭐
✑ O homem da multidão (1840) - ⭐⭐⭐½

Gabrielle 11/10/2022

Acho que esse gênero funciona mais comigo no audiovisual, mas eu gostei muito mesmo assim. Algumas histórias me deixaram muito perplexa e acho que isso é bom. Demorei um pouco mais que o normal com ele, porém ser um livro da biblioteca me incentivou.

maria 09/10/2022

as histórias são paradas pra cacete, meu deus.
Para ser mais exata, eu não terminei. Parei na metade por achar o livro BEM cansativo, as histórias são realmente extraordinárias, mas ilusórias demais, para ler esta obra o leitor precisa estar disposto a buscar compreender os duplos sentidos e os significados de cada passagem do livro, o autor é realista, porém aborda temas além da realidade, mas que ainda assim, são temas que podem ser aplicados a nós mesmos.

A linguagem é média, um pouco complexa.

Não tem nada de assustador como dizem.

Não gostei da edição, por ser pequena, sim tenho preconceito com o tamanho.

belle 03/10/2022

Passei boa parte do ano lendo esse livro, mas apesar de ser um tanto cansativo, tem uma leitura de fácil compreensão e contos incríveis.

Na Tancredi 27/09/2022

Amo demais
Poe é um dos meu autores favoritos e essa edição é perfeita. Honestamente é a minha edição favorita de contos dele. Tenho um carinho muito grande pela edição da coleção saraiva de bolso com a tradução da Clarice Lispector, mas essa é muito mais rica (literalmente, ne, só olhar o preço). A tradução da Clarice é bem simples e é muito gostosa de ler. Nessa edição da cia. temos ilustrações no início de cada conto, e a tradução é otima e se aproxima do texto original. Além da capa que é a mais bonita na minha opinião. Ainda preciso ler toda a edição da darkside, volumes 1 e 2, a edição da tordesilhas que dizem também ser bem fiel ao original e duas edições antigas que tenho aqui, mas por enquanto essa é minha preferida.

Krislley0 17/09/2022

Nem bom, nem ruim
Sinceramente, ñ sei mto o que falar desse livro. Teve uns contos que me prenderam mto, realmente mto bons, mas teve outros que me dava tanto sono que parecida que eu tinha tomado diazepam. Acho que pode ser tbm pela escrita que torna tudo mto lento, mas pelo menos os contos que envolviam mais mistério e etc eram bem legais.

Lua 14/09/2022

Não leio muitos livros de contos, mas os contos sombrios do Edgan Allan Poe me chamam muita atenção, meu preferido dele é o gato preto.