Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Sabrina 17/04/2024

A história terminou do mesmo jeito que começou, só que de outra perspectiva.
Quincas Borba Cão e dona Fernanda foram os únicos que saíram com o caráter ileso

Isa Bom O 04/12/2023

Um clássico que se tornou especial
Rubião olhava o mar pela janela de sua casa, refletindo sobre o que ocorrera em seu último ano: foi de professor a capitalista graças à herança recebida de seu amigo Quincas Borba. Ele imaginava conseguir esta posição ao lado de sua irmã, Piedade, que iria casar-se com Quincas, porém faleceu. O que parecia uma desgraça, entretanto, converteu-se em uma satisfação ainda maior: recebeu a herança inteira para si. ?Deus escreve certo por linhas tortas?, dizia Rubião.

Como já inicia o livro, Rubião é uma clara reflexão da sociedade rude, egoísta e gananciosa. A narrativa mostra sua vida e os desdobramentos da vida de uma elite carioca nada interessante. O livro é um clássico e mesmo assim não é entediante. Recomendo!

João 07/09/2023

Muito bom livro.
Fiquei um pouco surpreso com a história, por que esperava que fosse do mesmo quincas borba do livro.

Brubis 09/07/2023

Quincas Borba
Esse foi o meu segundo contato com a literatura clássica e, mesmo sendo uma leitora que gosta mais de ficção, distopia e romances modernos e tendo lido ele por causa do vestibular, eu gostei bastante desse livro!
A escrita do Machado, ao contrário do que eu imaginava, não é impossível de entender. Muito pelo contrário. Ela é relativamente simples, sem enrolação e o melhor é que é como se o narrador te puxasse para dentro da história, te instigando a continuar lendo e conversando com você diversas vezes a respeito dos acontecimentos da obra.
O enredo é genial também: a forma como os personagens são construídos e as críticas sociais presentes são bem legais. E eu fiquei curiosa durante o livro para saber o que aconteceria depois. Além de que é uma leitura estimulante para o cérebro. Não sei explicar, mas, apesar de a escrita ser de fácil acesso, ela te instiga a refletir sem você perceber e é legal como os fatos não são entregues de maneira tão mastigada para você. É uma sensação diferente do que ler livros modernos no geral.
Recomendo bastante a leitura, especialmente se você for iniciante no mundo da literatura clássica como eu.

Esther 04/09/2022

Não é meu tipo de leitura
Comecei não gostando nada porque não sou muito de ler clássicos e ler para a escola é sempre mais chato mas depois que me acostumei com a linguagem da época e consegui entender o que estava acontecendo admito que é realmente bom e entendo porque é importante na história da literatura nacional

therbooks 27/06/2022

O livro tem uma linguagem antiga, porém bem mais tranquila em comparação à outros clássicos.
A história apresenta vários momentos que me fizeram rir, tornando a leitura bastante fluida e fácil.

ju 18/10/2021

eu ainda não sinto que tava pronta o suficiente pra leitura desse livro, se eu tivesse esperado mais teria tido uma melhor experiência? como tive q ler pra escola, pretendo ler de novo depois (um pouco mais madura)

cloutminers 30/07/2021

Gostei muito da escrita, que da voltas e voltas para dizer algo simples e, de algum jeito, da pra entender. Um pouco confuso mas não perdi muito por culpa dos desentendimentos.

tainadods 11/06/2021

"Ao vencedor, as batatas!"
Quincas borba conta a história de Rubião, que enriquece depois que Quincas morre e deixa toda a sua herança para Rubião.

Machado de Assis é espetacular na sua narrativa, como o romance era publicado em formato de folhetim, pode-se notar que em várias situações os capítulos terminam de forma sugestiva.

Machado explora muito bem seus personagens, que são um retirado crítico da sociedade da época, então durante seu texto ele usa a ironia como sua companheira, além que conversar com o leitor ao decorrer dos capítulos.

O livro é fantástico, mas não estou adapta a esse tipo de escrita, então custei a terminar.