Medo da vida

Medo da vida Alexander Lowen

Resenhas - Medo da Vida

Cesinha 31/07/2020

"Medo da Vida", de acordo com Alexander Lowen, é a definição primordial de neurose, trata-se do medo que o neurótico tem dos possíveis rompantes de vitalidade que a aceitação de si mesmo pode trazer. É um texto baseado no mito edipiano da psicanálise porém com uma abordagem muito interessante e diferenciada, por não se trata da questão da família (com aquele moralismo que nos sobe a cabeça e nos horroriza ao lermos a sinopse de Édipo Rei), mas sim uma interpretação mais profunda do mito: que a negação de nós mesmos, em lugar de nos poupar dos atos que nos aterrorizam, na verdade nos empurra a realiza-los! Destino então não é um determinismo externo a nós, mas sim psicológico. Ao trazer o terror para nosso mundo interno, acabamos o realizando numa verdadeira compulsão à repetição.
Esse livro me fez entender o que significa "ninguém morre de tanto sofrer, mas adoece por não viver seu próprio sofrimento".