Diário de uma vegana

Diário de uma vegana Alana Rox

Resenhas - Diário de uma vegana

Lua 30/04/2022

Uma coletânea de receitas saudáveis e super fáceis, uma.nova forma de encarar a alimentação como um todo.

Biancabfmc 17/06/2020

Conta como ela se tornou vegana, melhorou a sua saúde e alimentar

Thárin 25/06/2020

Tenho esse livro há dois anos, já fiz algumas receitas, mas não tinha parado pra ?ler como um livro?.

Achei a experiência muito gostosinha, de entender como ela conta sua trajetória até o veganismo (que é muito parecida com a minha), como ela estruturou o livro, a lógica por traz de casa ingrediente da receita...

Vale a pena demais!

Livrismo_ | Por Natacha Agata 17/10/2020

Livro linnndo!
Um livro de receitas com pitadas da vida pessoal de Alana Rox e do processo de como se deu sua transic?a?o alimentar. Confesso que ja? fiz algumas receitas e todas que testei, amei.?
E? um livro lindo (quase decorativo), muito bem montado que parece ser o livro de receitas da nossa pro?pria fami?lia. Em va?rias delas existem setinhas puxadas a la?pis, dando a sensac?a?o de terem sido escritas a? ma?o, o que da um ar de intimidade com o livro.?
Ale?m disso, em quase todas as receitas existe a informac?a?o nutricional completa dos efeitos que aquele prato, com aqueles ingredientes, trara? ao corpo. Alimentac?a?o consciente, sauda?vel, barata, sem glu?ten, vegana e sem crueldade. ?
Um livro pra quem ama cozinhar (recomendado pela minha nutricionista).?

Para mais conteúdos como este, me siga lá no Instagram @livrismo_ ?

Mari 31/12/2021

Para quem quer ideias para receitas
Livro em si é muito bonito: fotos, papel, formatação, etc. Bem para quem está iniciando uma dieta vegana ou quer fazer algumas refeições sem carne ou derivados. Bom para ter ideias novas e se inspirar.

MiCandeloro 30/11/2016

Um livro de amor e luz, mas que também tem receitas :)
E aí pessoal, hoje trago para vocês uma resenha de uma obra diferente, que os deixará com água na boca e que, no mínimo, os fará pensar fora da caixinha! Conheçam Diário de uma Vegana, escrito por Alana Rox e publicado pela Globo Alt.

Quando soube que as receitinhas da Alana iam virar um livro, quase pirei! Precisava ter o meu em mãos, não só para dispor de um acesso rápido de inspirações para aquele momento em que a fome bate e não sabemos o que cozinhar, como também para prestigiar esse ser de luz, que só faz o bem e que conquistou mais uma vitória em sua carreira.

Conheci a Alana totalmente ao acaso, por conta de uma matéria que pipocou no meu facebook, falando sobre um projeto audacioso que a jovem encabeçava: se alimentar somente do que vem da terra, por uma semana, por apenas R$50,00! Nossa, e isso era possível? Através do #programa50reais a Alana nos mostrou que sim.

Para quem não sabe, sou bariátrica e, por isso, preciso cuidar bastante da minha alimentação, já que possuo um déficit natural de nutrientes. Se isso não bastasse, na gravidez, a dona Úrsula me sugou igualzinha à Renesmee fez com a Bella, em Amanhecer. Para vocês terem uma ideia, a minha ferritina chegou a cair para 4 e eu estava com um pé próximo da anemia profunda.

Me assustei demais e vi que por mais que conhecesse um pouco de nutrição funcional, que combina alimentos específicos para potencializar seus nutrientes, não estava sendo o suficiente, e pensei, por que não tentar ingerir uma alimentação mais natural?

E lá fui eu, com uma barriga de seis meses, na feirinha de orgânicos de Porto Alegre, comprar todos os ingredientes para participar do #programa50reais. Gente, de início fiquei chocada com alguns itens da lista que eu sequer tinha ouvido falar. E essa foi uma das experiências mais legais que tive, quebrar os meus paradigmas e preconceitos em relação aos alimentos e aprender que a cozinha pode se tornar um lugar mágico, de alquimia, em que podemos transformar tudo o que costumamos ingerir, mas que contém originalmente substâncias químicas e inflamatórias, como produtos industrializados e congelados; em comidinhas do bem!

Vocês sabiam que é possível fazer brigadeiro com aipim? E pizza com massa de feijão? Sei que muitos devem estar torcendo o nariz, mas acreditem, é bom demais!

E assim dei início ao meu projeto, o #projetonutripower, em que me propus me alimentar do modo mais saudável possível para que a Úrsula crescesse bem e eu me mantivesse saudável, e foi um período incrível na minha vida.

Lembro de ter devorado o facebook da Alana, salvando receitinhas e absorvendo as informações que eu pudesse aprender com ela. Foi por causa do The Veggie Voice que compreendi o que é o veganismo, que não se resume a não ingerir alimentos de origem animal, e me tornei uma simpatizante da causa.

Ser vegana é um estilo de vida, em que desejamos viver do amor e não do sofrimento imposto a outros seres que merecem viver com dignidade tanto quanto a gente. Não basta mudar a alimentação, é preciso mudar a cabeça e abrir o coração, deixar de comprar produtos que agridem a natureza e ser ecologicamente correto e sustentável. Pequenas mudanças, mas que contribuem para a manutenção do planeta.

Mas péra lá, vocês não precisam ser veganos para testarem as receitas da Alana. Na verdade eu não sou.. ainda.. acredito que para haver qualquer mudança em nossas vidas é preciso que caminhemos por um período, mas penso que já iniciei a minha jornada.

Eu vou ser eternamente grata à Alana, pois, por causa dela, aprendi a incorporar no meu dia a dia hábitos saudáveis e sobrevivi na época em que a Úrsula foi diagnosticada alérgica alimentar múltipla. Pelo período de 5 meses, cortei absolutamente todos os alimentos de origem animal, inclusive os que continham traços, da minha dieta, e não passei fome! Com tantas restrições, muitos perguntavam o que eu comia, ao passo que eu dizia: comida de verdade!

Dá mais trabalho, requer disposição, mas super vale a pena. A gente se sente com mais energia, o corpo responde melhor aos estímulos e as indisposições somem.

Se não fosse por tudo o que a Alana nos ensina.. ai, ai, o que teria sido de mim??

Por causa da Alana aprendi a amar combinações de sucos nem um pouco usuais, me tornei adepta da banana verde, um trunfo na culinária; passei a comprar diversas farinhas diferentes, fiquei curiosa para provar comidas que até então não me atrairiam, reduzi o consumo dos industrializados e congelados e pude ter um cuidado muito maior na introdução alimentar da Úrsula, que se revelou, ao menos por enquanto, uma vegana por natureza, já que, além de não poder comer nada que contenha leite, não gosta de nenhum tipo de carne.

Eu fiquei tão conhecida pelos meus amigos e familiares por conta das comidas sui generis da Alana, que eu testava, que passei a ser chamada de suco de couve e pizza de feijão por vários deles.. hehe.

Musa do veganismo, Alana tem cada vez mais ganhado destaque na mídia. Além do livro, ela possui diversos trabalhos paralelos: gerencia seu facebook e seu instagram com notícias, informações e receitinhas divas; administra seu novo site, dá cursos em diversas cidades do Brasil e, agora, apresenta um programa de culinária no GNT, o que, para mim, foi um dos seus projetos mais tops, já que tenho a possibilidade de ver ela na prática cozinhando. Impossível não se apaixonar pelo jeitinho da Alana!

Mas e vocês devem estar se perguntando, "Mi, cadê a resenha do Diário de uma Vegana?". Calma, gente! Eu PRECISAVA fazer esse preâmbulo todo não só para que vocês conhecessem mais sobre a Alana, como também para que entendessem a importância dela na minha vida.

Vamos agora então falar sobre esse exemplar divo que ilumina a minha estante!

Publicado em capa dura, em um tamanho maior, cheio de fotos que os fará ter vontade de comer as páginas, Diário de uma Vegana faz jus ao nome, pois não só conta em detalhes um pouco da história de Alana, como insere na diagramação observações bem particulares da autora, feitas de um jeitinho bem Alana de ser. A sensação que temos é de espiar por um buraco na fechadura, ao conhecer a intimidade dessa cozinheira que se transporta para um mundo a parte quando coloca uma música para tocar e sonha com elefantes dourados. Só achei que ficou faltando ter uma foto da geladeira dela, "a passagem para Nárnia", como ela chama, e outra de Rocky comendo as suas comidinhas.

Após sabermos um pouco mais sobre a autora, somos orientados a quais instrumentos utilizar para fazer as receitas e aprendemos quais temperos mágicos não podem faltar na nossa despensa. Depois disso Alana nos explica um pouco sobre os comparativos de medidas, algo que sempre tive dificuldade; e nos ensina acerca da importância de deixar certos alimentos de molho, para que os antinutrientes sejam eliminados.

Em seguida, ela nos propõe a participarmos de uma semana vegana, dando sugestões de café da manhã, almoço, janta e lanchinhos, incluindo a lista de compras!

Se isso não fosse suficiente, Alana ainda reune neste volume as suas receitas Top Hits, incluindo o Fondue de Queijo, sem queijo, obviamente; e chips de banana verde, algo que amo.

Para aqueles que gostam de cuidar da pele, Alana compartilha conosco seus rituais de beleza. Já pensaram em preparar a sua própria pasta de dente e desodorante? Vocês podem! E por último, temos acesso à preparação de produtos de limpeza, todos feitos em casa e naturais!

Como a Alana gosta de dizer, a natureza está aí à nossa disposição para nos prover com um arsenal de ingredientes capazes de nos suprir em tudo, basta que a gente a conheça e saiba utilizar tais materiais.

Impossível não amar um livro do bem como esse, que só tem a agregar no nosso dia a dia. Comprem, estudem sobre o veganismo, testem as receitas e presenteiem aqueles que amam com esta joia rara que irá mudar as suas vidas!

Perfeito para quem busca por um jeito mais saudável de ser, em conformidade com o meio ambiente, ou para aqueles que têm alergias alimentares múltiplas, Diário de uma Vegana irá conquistar vocês!

** Resenha feita em parceria com o Blog Prazer, me chamo livro.

site: http://www.recantodami.com/
Meire 24/01/2017minha estante
Parabéns pela resenha! Também adorei o livro e as receitas! Não são só receitas, é todo um novo modo de ver e se relacionar com o mundo!

Thais645 18/09/2020

O livro trás muitas dicas sobre temperos e receitas que além de parecerem fáceis de executar pedem ingredientes com valor acessível.

Carol 23/06/2022

Receitas fáceis. Testei duas sobremesas que são uma delícia. As receitinhas pra limpeza e skincare também são ótimas!!

Taiane60 06/06/2020

Além da receita
Achei um bom livro, pois além de receitas, a autora conta sua experiência na escolha do veganismo e dicas de como preparar alimentos de forma saudável.