Deuses Americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Nayra.Silva 27/08/2023

American gods
De quem assistiu primeiro a série, diversas coisas são realmente fiéis, porém como muito de Gaiman, todos os detalhes mirabolantes e indestrutíveis em imagens estão muito bem escritos nessa obra.

Nickhy 21/08/2023

Deuses Americanos
Neil Gaiman nunca erra. Escreveu um livro incrível, lotado de referências incríveis e plot twists 100% inesperados, não apenas um, mas VÁRIOS. Definitivamente é um livro 5 estrelas por nos fazer ver a mitologia e os Estados Unidos de uma forma completamente diferente.

Anah 16/08/2023

No início parece que vc ler muito e não acontece nada,sla e bem paradinha principalmente pelo protagonistas não se tão carismático e te aquela personalidade de herói e tal,mas ao decorrer do livro vc descobre coisas incompletas isso te faz ler o livro todo.logo o final foi perfeito,cheio de plot Twist ,nunca tinha lido algo assim,além de termina tudo encaixado além da entrevista exclusiva do autor e os detalhes com só apelidos.

Sccmarx 16/08/2023

Não é surpreendente, mas é inovador.
O título deveria ser Deuses não americanos, pq americano no livro só o lugar e seres humanos. Enfim, longo demais em algumas partes como a segunda, que somente no fim é explicado a relação daquele local com o personagem. A terceira parte é a melhor de todas. Não é uma leitura surpreendente com plot inovador mas é satisfatório.

Isa 11/08/2023

Esse livro é tudo
Mistura aventura, ação, emoção e principalmente mistério. É incrível pra quem gosta de mitologia e também pra quem gosta de mergulhar na história e nuances do que é ser humano.

Icaro 23/07/2023

Cansei um pouco
Levei 3 anos para ler esse livro. Acabei vendo a série antes e achei interessante, mas não tão bem adaptada.

A ideia de deuses velhos expatriados para os EUA com os novos deuses da modernidade me pareceu super interessante no começo, mas como comentou a Débora Fernandes ? O argumento é muito bom, a execução é meio duvidosa?.

Fiquei com a mesma sensação, em que pese o livro ter recebido diversos prêmios. Enfim?

Publicado pela Intrínseca, ainda prefiro a saga Sandman.

ofkarnstein 14/07/2023

A origem dos ?g??u??a??r??d??i??õ??e??s? deuses!
"A melhor maneira de descrever uma história é contando a história. Entende? Alguém que descreve uma história, seja para si ou para o mundo, conta a história. É um ato de equilíbrio, e é um sonho. Quanto mais preciso o mapa, mais ele se parece com o terreno. O mapa mais preciso possível seria o próprio terreno e, portanto, perfeitamente preciso e perfeitamente inútil. A história é o mapa que é o terreno. Você precisa se lembrar disso."

Não existe melhor maneira para descrever esse livro do que essa citação dele mesmo. Ele é um livro pra contar histórias para que elas sejam lembradas. Um dos pontos principais dele é isso. Lembrar de histórias. De origens.

Outro ponto que ele trabalha bem é a crítica sobre as pessoas. Como tudo passa rápido e como o ser humano passou a dar importância para coisas banais. Fazendo algo simples se tornar importante e em seguida, obsoleto outra vez. O que as pessoas endeusam hoje em dia, vai ser o mesmo de um dia depois? Um ano? Dez?

Neil Gaiman é um escritor excelente e mesmo se ele criasse toda uma mitologia falsa, acredito que ele conta suas histórias tão bem que esses deuses tomariam espaço pelo mundo...

E não é o que ele fez?

Liparini 14/07/2023

Gostei desse livro, mas não foi o melhor do Gaiman que li (pra mim pelo menos). Tava bem interessante no começo, me perdeu um pouco no meio mas voltou a ficar legal no fim. Só pareceu meio corrido em algumas soluções e deixou alguma coisa ou outra sem resolução. De qualquer forma, é uma boa história.

Augusto 13/07/2023

História muito boa. Gostei muito da quantidade de mitologias que acabou inserindo (mesmo que não tenha se aprofundado).

Grijota 11/07/2023

Esperado ±
Não me surpreendi muito com o plot.
Quanto ao final, bem, eu não achava que iria acabar dessa maneira, mas foi bem light, ok.

Ley 10/07/2023

Uma versão ilustrada
Conheci e li Deuses Americanos em sua versão original há alguns anos, portanto já conhecia a história quando me propus a também ler sua versão em graphic novel. Essa edição é dividida em alguns volumes, mas cada um deles parece abranger boa parte da história. Em Sombras vol. 1, a história conta toda a primeira parte, a maior do livro, com o título sendo o mesmo da hq. É legal poder ler em uma versão ilustrada e acompanhar se sua imaginação fez juz ao que o autor junto com os ilustradores construíram. Também coloca mais ideias na mente, já que o leitor é alimentado com algumas informações a mais.

Na história, Shadow está prestes a sair da cadeia quando sua mulher morre de maneira trágica, então ele acaba saindo alguns dias mais cedo. No caminho para o funeral, ele encontra um homem que parece saber tudo lhe oferecendo um emprego como seu guarda-costas. O homem se chama Wednesday (uma variação do inglês para o nome de Odin e também inspirou o dia da semana de quarta-feira). Shadow (nome incomum) o rejeita várias vezes, mas o cara parece sempre estar a um passo à frente até Shadow concordar.

Em poucos dias, Shadow encontra pessoas que parecem sair de histórias, mas suas aparências são, em sua maioria, decadentes. Ele não entende o objetivo de Wednesday, e o mesmo não faz questão de esconder o que faz, fica a cargo da imaginação de Shadow escolher acreditar ou não no absurdo de cada parada que fazem. O leitor pode estar ciente que a cada página pode surgir um personagem novo que faz conotação a um deus antigo.

O melhor, é encontrar sempre uma nova figura, em um de seus vários nomes, e saber identificá-las. De forma visual, a hq acrescenta detalhes nessa história, enquanto encurta outros. A primeira parte dessa história instiga bastante. É muito fácil querer decifrar cada personagem novo. A mitologia está ali, e não só apenas uma, como várias, todas juntas, guerreando com a tecnologia por um espaço de adoração que era reservado a deuses atemporais.

A mensagem que a leitura proporciona é a mesma do livro Deuses Americanos, como disse, são poucos os detalhes diferentes, e isso se dá para adequar a melhor forma de construir a mesma narrativa em outro formato. E ficou muito bom, na minha opinião. A história não tem um fim definitivo aqui, apenas intriga e enche de perguntas. Como uma fã do autor, adorei conferir, os próximos volumes estão sendo lançados aos poucos, mas já tenho uma ideia do que esperar.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/01/resenha-hq-deuses-americanos-sombras.html

Nathália 05/07/2023

A narrativa demorou a me cativar, mas assim que compreendi melhor o estilo de escrita do Nail Gaiman não consegui continuar mais parar de ler. Vi alguns comentários falando sobre o final ser previsível, não concordo. Acho que uma das melhores coisas foi não conseguir prever NADA. É um livro pra ser lido aos poucos também.