Deuses americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Fernanda.LeAncio 12/08/2020

Intrigante
Achei uma temática muito legal, essa disputa de deuses antigos e novos, mas penso que vou fazer uma releitura em algum momento, fiquei com a sensação que deixei passar alguma coisa.kkkkk

Marina.Pissaia 25/08/2020

Talvez eu vá apanhar de vocês depois dessa resenha, mas vamos lá
Deuses Americanos – Neil Gaiman
Nota: 2,5/5

É isso mesmo que você leu: nota 2,5/5. Péssimo.

Shadow é um ex-presidiário que, de uma hora para outra, se vê envolvido numa guerra de deuses. Os Deuses antigos, que foram trazidos para a América – até mesmo antes dela existir – sentem-se pressionados pelos Deuses da atualidade.

Neil Gaiman criou esse universo onde todos os Deuses são criados a partir da adoração humana, ou seja, quanto mais os adoramos, mais forte eles se tornam. Com o passar dos séculos nós criamos Deuses novos, como a tecnologia. E é nesse cenário muito bem elaborado que a história acontece.

Aí você me pergunta: mas Marina, por que você não gostou? E a minha resposta tem apenas uma personagem: Shadow.

O protagonista do livro é um personagem completamente chato, sem carisma, como seu próprio nome já diz: uma sombra na história. Como tudo que sabemos vem por intermédio dele a história se torna lenta e desgastante.

Em muitas partes do livro, Gaiman descreve os inúmeros sonhos que Shadow tem e que, na maioria das vezes, não leva a lugar algum, deixando muitas pontas soltas no decorrer da narrativa.

O ponto mais interessante, com toda certeza, são as histórias paralelas de como os Deuses saíram das terras natal em direção à América. O livro é uma road trip por alguns pontos dos EUA que a cada parada existe uma história importante para a narrativa, porém depois disso Shadow provavelmente terá um sonho que durará 15 páginas e no final não terá importância nenhuma.

Fora os Deuses da mitologia nórdica, Gaiman também apresenta alguns deuses de matriz africana, de crenças árabes e assim por diante. Então o meu conselho é que, se você, assim como eu, não tem muito conhecimento sobre esse tipo de mitologia procure pesquisar sobre, porque somos apresentados a muitas personagens e histórias que ficarão um pouco mais interessantes se tiverem um background.

Para mais resenhas me segue no instagram: @mpbookshelf

site: https://www.instagram.com/mpbookshelf/

Romulo 11/08/2020

Muito bom!
Livro excelente, com uma história muito boa, com situações inesperadas e personagens complexos!

mystxxrio0 08/09/2020

Gostei, mas...
Então. Essa leitura foi pra mim cheia de altos e baixos. Muito gente idolatra essa história e eu fui cheio de expectativa porque realmente muita gente falava bem. Me decepcionei muito porque achei a leitura arrastada e os capítulos enormes não contribuíam nem um pouco. Acabou que consegui pegar o ritmo da leitura mas ainda assim não achei o livro nada demais. O final não me surpreendeu e eu acho que a história não é tão memorável quanto dizem. Apesar disso gostei muito de como o Gaiman aproveitou bastante das mais diversas mitologias para construir a história. Sou fissurado em mitologia, qualquer que seja, e o uso dela nesse livro é espetacular. Foi meu primeiro contato com o Neil Gaiman depois de ter ligo algumas revistinhas de Sandman. Agora lerei Lugar Nenhum mas já estou indo sem expectativas por conta da experiência com este aqui. É um livro ok, e só isso.

Brunatf 01/09/2020

Uma brisa
Esse livro é uma brisa muito loca atrás da outra, e eu amei.
Pra mim, que só conheço a mitologia grega, foi uma ótima introdução pras outras mil mitologias que são menos difundidas. Também tiveram plots muito bons e que me surpreenderam, talvez não surpreendam tanto quem já entende mais sobre a mitologia que ele usou de base pra história.
Um livro divertido, personagens muito bons, uma escrita deliciosa.
Otávio - @vendavaldelivros 01/10/2020minha estante
Adorei a descrição de "brisa muito louca" ahahahah Livraço!

Hellen.Zanetti 28/06/2022

Não gostei...
Terminei na marra, não gostei, não entendi, não vivi, não me emocionei, não me cativou e não me apaixonou... e o pior, não me fez divagar...
Cacauzinha1 21/07/2022minha estante
Não me fez entender patavidas a história inteira eu boiei igual boia na piscina kkkk

Pedro 09/07/2020

Envolvente
Li o livro durante a virada de ano, e foi uma ótima forma de mergulhar numa história boa e fugir um pouco da realidade monótona. É sempre muito bom quando um livro faz com que você se apegue ao seu enredo de forma que acaba até esquecendo que tem uma vida aqui fora. Os melhores livros pra mim são aqueles que me tiram do meu mundo e me colocam em lugares e perspectivas que nunca imaginei estar antes, e esse foi um deles.

Joao.Hippert 01/07/2020

- O livro traz um exercício imaginativo muito interessante. Ele trata da possibilidade do surgimento de deuses conforme a veneração do ser humano a eles. Por exemplo: a quantidade de carros nas estradas aliada aos acidentes (encarados como sacrifícios) criaria o Deus das Rodovias. Assim, temos o Deus da Tecnologia, e assim por diante. Esses deuses são confrontados pelos antigos, aqueles que vieram da Europa há muito tempo, como a Easter (que veio a dar origem à Páscoa) e o principal, Odin. Gaiman promove aqui uma narrativa bem enérgica: ao mesmo tempo que temos essa visão macro da guerra entre os deuses, também acompanhamos a saga do protagonista Shadow. Sua mulher morreu em um acidente onde estava com seu melhor amigo, mas o seu corpo continua seguindo-o. Acho um texto bem equilibrado, ágil e de bom desenvolvimento. Para mim, o ponto negativo é o final, um pouco anticlimático. Gaiman havia escalado a tensão de uma forma tão grande que eu esperava um pouco mais de grandiosidade. Ainda assim, o livro é um ótimo exercício criativo.

Carol 14/06/2020

Deuses Americanos é uma história sobre os Estados Unidos e a identidade americana.

Gostei bastante do livro e da evolução do Shadow. Achei a segunda parte arrastada e difícil de acompanhar, mas vale a pena terminar a leitura.

EduardoCDias 16/08/2022

Briga de gigantes
Quando Shadow sai da cadeia e recebe a notícia da morte da sua esposa, conhece um homem estranho que lhe oferece emprego. Daí em diante sua vida transforma-se totalmente em uma aventura esquisita e ele tem que descobrir quem é de verdade. É então envolvido em uma batalha entre os deuses milenares, que chegaram à América com os colonizadores e os novos deuses: a mídia, a tecnologia, o cartão de crédito?

Guilherme 29/08/2020

Predileto.
Foi se tornando um dos meus favoritos a cada página lida. Com certeza, está entre os meus favoritos. Sem mais.

Larissa Bispo 06/09/2020

Deuses, cuidado com o inverno
Esse foi meu primeiro contato com o autor e preciso dizer que o que me motivou a ler foi a série da Amazon Prime Vídeos. Comecei a história sem me aprofundar muito porque queria ler antes de assistir a série de TV e me SURPREENDEU DEMAIS, eu jamais imaginei o rumo que a história tomou, como também não pensei que fosse me afeiçoar tanto ao Shadow. Gostei tanto da narrativa, dos personagens, das intrigas e do PLOT no final que virei fã. E cuidado novos Deuses, os antigos podem está esquecidos mas ainda são perigosos...

João 08/03/2018

Um feijão dentro de um pote de sorvete
Sabe aquele pote de sorvete maravilhoso que você vê quando abre o congelador e sem saber que dentro dele está o feijão guardado para conserva? Pois é, eu senti essa decepção ao terminar de ler Deuses Americanos. Isso tudo por conta da maneira como o desfecho da história foi conduzida.
O autor foi muito feliz durante o decorrer da história com personagens cativantes, misteriosos e com muita carga cultural. Seja ao descrever a história dos escravos que foram traficados para América, seja pelos imigrantes europeus e africanos que procuraram o ''Novo Mundo '' para terem uma segunda chance ou mesmo para ampliarem seus negócios. A história de Shadow e Laura foi sempre o ponto mais baixo de toda a história. Os dois personagens não conseguiram me cativar, embora tenham sido de grande importância para o enredo.
Durante toda a leitura foi inevitável destacar as comparações feitas com a série, e nesse ponto me surpreendeu justamente o fato de a série ser melhor construída, pelo menos até onde ela parou. Não sei o que está por vir na série, mas na comparação direta, alguns personagens do livro já deveriam ter morrido e justamente essas mortes no livro também deram um caráter duvidoso a leitura. Personagens estes eu foram bem utilizados na série.
Até o final, a história me prendeu bastante, mas no ápice, a partir da ''vigília'' de Shadow, o livro perdeu o rumo e a qualidade dando um desfecho aquém daquilo que foi apresentado na história que foi construída. Nem a reviravolta final salvou o tropeço que foi o não-acontecimento da parte da história a qual fomos preparados durante todo o livro. Nesse momento me lembrou bastante o final da Saga Crepúsculo, onde todo esperavam a batalha final e o que foi entregue foi, na verdade, uma grande piada.
Laura Regina - @IndicaLaura 24/05/2018minha estante
Concordo contigo, João. Também tive a sensação de um final corrido, sem muitos detalhes sobre as resoluções. Fique até mesmo confusa em alguns pontos, como se o autor tivesse corrido para acabar logo. Também senti falta de mais descrições da batalha - passamos tanto tempo esperando por ela, mas não sabemos quase nada dela em si...

Paula 12/06/2018minha estante
Nem cheguei ao final, pois li metade do livro e não senti que nada me cativava. Acredito que sejam os personagens principais dele, são sempre muito entediantes, li alguém que escreveu na resenha que era um personagem que aceitava coisas bizarras sem nenhum questionamento, sinto que seja isso.

c a r o l 08/08/2018minha estante
undefined

Xaxa 27/03/2021

O suspense se mantém até quase o fim do livro, é realmente uma aventura. Não tem taaanta adrenalina, então não espere por partes emocionantes em que você pense ?uau eu não esperava por isso!?. Mas nem toda aventura boa precisa ser de tirar o fôlego, dá pra ser feliz com narrativas mais passivas. Outro lado positivo é a facilidade de construir narrativas paralelas e depois juntá-las à principal, como se fosse algo predestinado. Eu sugiro a leitura dos extras dessa edição de 2016, principalmente os comentários do tradutor, é ótimo!