Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Deb_ 10/02/2024

É, Neil? Dessa vez, não vou te defender.
Abandonei esse livro 2 vezes, mas depois de 1 ano, finalmente, terminei. No começo, eu não tava entendendo nada. No final, parecia que eu tava no começo.

Eu até senti uma certa afeição pelo Shadow (mesmo ele sendo tão carismático quanto uma parede). Mas a história é MUITO enrolada e confusa. Quase 600 páginas de pura chatice. Maçante maçante maçante.

Quanto aos deuses?.. Sinto que foram extremamente mal aproveitados. A grande maioria apareceu pouco e por pouquíssimo tempo. Foi tudo bem mal explicado.

Marcelo.Castro 25/04/2022

Fantástico
Mais um livro de Gaiman lido, e mais uma vez zero decepções. A capacidade do autor de contar histórias é simplesmente fantástica, é um dom natural. É palpável a quantidade massiva de pesquisa que esse livro demandou, contudo a leitura não é maçante em nenhum momento. Temos mitologia nórdica, grega, japonesa, chinesa, africana, sul-americana, e muito mais, lançada de forma orgânica e integrada a história. Se eu reconheci todos os deuses citados? Claro que não! Isso prejudicou o entendimento da história? De jeito nenhum, e só me deu mais vontade de pesquisar ainda mais sobre os mitos e divindades citadas. E a forma como toda a tradição e história é trazida e integrada ao mundo moderno, é maravilhoso! Realmente, digo e repito: zero decepções. Leitura essencial e altamente recomendada a todos!

arthurzito 09/01/2024

Eu pensava que estava familiarizado com o trabalho de Neil Gaiman, mas até então, minha experiência se limitava aos quadrinhos e esboços que ele produziu. Tenho apreço pelo seu trabalho nessa área, no entanto, minha leitura de "Deuses Americanos" não foi tão gratificante quanto eu esperava. A trama gira em torno da intrigante premissa de que os deuses seguem seus seguidores para onde quer que estes vão, uma ideia genial que destaca a limitação geográfica dos deuses, estendendo-se apenas até onde há crentes.

O obstáculo que encontrei é que ele é muito grande e tem muitos diálogos que parecem vazios. O clímax só se desenrola na segunda parte da obra, e até lá, temos apenas indícios e fragmentos de informações. Quando finalmente chega o momento crucial da trama, eu já me encontrava cansado e não estava mais interessado.

Além disso, percebi que nem todas as divindades recebem a mesma atenção, o que me deixou um tanto desapontado. Dada a extensão do livro, eu esperava que as histórias fossem mais aprofundadas ao longo da narrativa. Minha experiência com a obra não foi tão bem-sucedida quanto eu desejava.

Luke 30/05/2022

Uma viagem incrível !!!
Shadow moon acabou de sair da cadeia, e descobre que perdeu absolutamente tudo, a sua única opção para uma nova vida é aceitar um emprego de um velho misterioso chamado wednesday e viajar com ele atrás de "pessoas" para uma guerra em um país que ele nunca imaginou conhecer tão pouco .
É um livro muito bom , lento em sua maioria, mas não te cansa, só te prende mais e mais até você poder ler o desfecho. Recomendo.

Juliana990 18/04/2022

História americana com a trama de deuses da mitologia? melhor de tudo: escrito por um inglês. A versão nova e revisada do autor tem acréscimo do primeira e versão e é interessante iniciar sabendo quais nuances foram alteradas ou acrescentadas. Também gostei do livro ter ganho vários prêmios e não estar ?encaixado? em nenhuma categoria própria, como ficção ou fantasia. Depois de ler percebi que tem um série na Amazon baseado nesse livro é bem avaliado também. Indico pela trama e pela boa narrativa do autor.

pirgus 08/07/2020

Simplesmente incrível
Comecei lendo sem muito compromisso, queria algo pra ajudar a retomar o hábito de leitura, mas, nossa, como valeu a pena. Além de ter, de fato, me ajudado bastante a retomar meu ritmo de leitura, eu não conseguia desgrudar desse livro. Neil Gaiman desenvolve personagens com quem a gente realmente simpatiza e quer entender mais sobre. Cada acontecimento no decorrer do livro apresenta uma importância no futuro da história. Há sempre pistas aqui ou ali que, se você consegue perceber, entende a mensagem "escondida" porém impactante que o autor quis deixar ali.
Além disso tudo, o livro gera uma reflexão sobre a nossa cultura atual, modo como cultuamos coisas que deveriam ser meras ferramentas do nosso dia-a-dia, e mesmo lendo esse livro 19 anos após seu lançamento, ele se demonstra intacto às tantas mudanças que ocorreram nesse meio-tempo.
Foi uma leitura incrível, cativante e se tornou um dos meus livros favoritos.

Amanda.Bauer 29/07/2020

Como descrever o que senti lendo o livro... não tem como.
O que eu posso dizer, é que esse livro foi uma experiência maravilhosa para mim. O livro me atraiu na metade da história, onde não conseguia mais parar de ler. Para ser sincera, quem ainda não viu a série, o começo é bem confuso. Eu vi a série e mesmo assim me confundi con algumas coisas. A série não me decepcionou, e o livro muito menos.
Fico me perguntando, como foi a vida de todos os personagens depois que li o livro. Eu me apeguei tanto nos personagens.
Quem ainda não leu, leiaa. Pois é perfeito.

Fer 11/08/2020

Muito bem escrito
Eu gostei muito que o autor faz referência à várias mitologias, tive que pesquisar algumas coisas para entender melhor kkk
Não dei 5 estrelas porque apesar de bem escrito não é meu tipo de leitura, demorei para me adaptar aos pontos de vistas diferentes ao longo do livro.

Hellen.Zanetti 28/06/2022

Não gostei...
Terminei na marra, não gostei, não entendi, não vivi, não me emocionei, não me cativou e não me apaixonou... e o pior, não me fez divagar...
Cacauzinha1 21/07/2022minha estante
Não me fez entender patavidas a história inteira eu boiei igual boia na piscina kkkk

Marina.Pissaia 25/08/2020

Talvez eu vá apanhar de vocês depois dessa resenha, mas vamos lá
Deuses Americanos – Neil Gaiman
Nota: 2,5/5

É isso mesmo que você leu: nota 2,5/5. Péssimo.

Shadow é um ex-presidiário que, de uma hora para outra, se vê envolvido numa guerra de deuses. Os Deuses antigos, que foram trazidos para a América – até mesmo antes dela existir – sentem-se pressionados pelos Deuses da atualidade.

Neil Gaiman criou esse universo onde todos os Deuses são criados a partir da adoração humana, ou seja, quanto mais os adoramos, mais forte eles se tornam. Com o passar dos séculos nós criamos Deuses novos, como a tecnologia. E é nesse cenário muito bem elaborado que a história acontece.

Aí você me pergunta: mas Marina, por que você não gostou? E a minha resposta tem apenas uma personagem: Shadow.

O protagonista do livro é um personagem completamente chato, sem carisma, como seu próprio nome já diz: uma sombra na história. Como tudo que sabemos vem por intermédio dele a história se torna lenta e desgastante.

Em muitas partes do livro, Gaiman descreve os inúmeros sonhos que Shadow tem e que, na maioria das vezes, não leva a lugar algum, deixando muitas pontas soltas no decorrer da narrativa.

O ponto mais interessante, com toda certeza, são as histórias paralelas de como os Deuses saíram das terras natal em direção à América. O livro é uma road trip por alguns pontos dos EUA que a cada parada existe uma história importante para a narrativa, porém depois disso Shadow provavelmente terá um sonho que durará 15 páginas e no final não terá importância nenhuma.

Fora os Deuses da mitologia nórdica, Gaiman também apresenta alguns deuses de matriz africana, de crenças árabes e assim por diante. Então o meu conselho é que, se você, assim como eu, não tem muito conhecimento sobre esse tipo de mitologia procure pesquisar sobre, porque somos apresentados a muitas personagens e histórias que ficarão um pouco mais interessantes se tiverem um background.

Para mais resenhas me segue no instagram: @mpbookshelf

site: https://www.instagram.com/mpbookshelf/

Elvia 01/08/2020

Deuses do Panteão mundial. Brilhante, incrível, estranho.
Poucas vezes terminei um livro me sentindo assim: acabei de deixar um amigo. Isso aconteceu com IT e agora com American Gods. Fico repetindo pra mim. "Que livro, que livro". Sinceramente me faltam palavras, mas ao mesmo tempo sinto como se fosse escrever sobre ele infinitamente. Livro lindo. Capítulo 16 minha gente, chorei litros. Mas isso tem a ver com quem sou e com as coisas que gosto. Eu não lia um livro de ficção tão cheio de mitologia hà anos. Lembro que o ultimo que me deixou assim foi "The mummy", escrito pela Annie Rice, mas ainda assim tinha sido um mergulho raso. Amo mitologia, especialmente a egípcia e a Hindu, li um pouco de mitologia Nórdica com ele também, Neil Gaiman, e vi que é tão especial quanto divertida. Ler mitologia Nórdica e Deuses Americanos juntos me abriu a mente. Tem gente que não gostou do Shadow, mas ele é muito especial. Mas de todos os deuses gostei mais do Anansi, o aranha, vou ler mais sobre ele. Os deuses egípicios são incríveis, fiquei muito fascinada e certamente eu revisitarei meu amigo em um futuro próximo, li o livro 19 anos depois da primeira edição e faço parte dos leitores que esperam para rever o shadow. Enquanto isso não acontece vou ler The Sandman, e com certeza tudo que ele escreveu que eu conseguir por as mãos.

Fernanda.LeAncio 12/08/2020

Intrigante
Achei uma temática muito legal, essa disputa de deuses antigos e novos, mas penso que vou fazer uma releitura em algum momento, fiquei com a sensação que deixei passar alguma coisa.kkkkk

Guilherme 29/08/2020

Predileto.
Foi se tornando um dos meus favoritos a cada página lida. Com certeza, está entre os meus favoritos. Sem mais.

Romulo 11/08/2020

Muito bom!
Livro excelente, com uma história muito boa, com situações inesperadas e personagens complexos!