A paixão pelos livros

A paixão pelos livros (Orgs.) Julio Silveira...

Resenhas - A Paixão Pelos Livros

Evy 20/01/2011

Maravilhoso!
Julio Silveira e Martha Ribas estão de parabéns pela organização desta obra simplesmente encantadora! Com contos e citações maravilhosos de autores consagrados e apaixonados por livros, fui totalmente conquistada. A divisão dos textos, as citações escolhidas, tudo de muito bom gosto. O primeiro texto da obra já é arrebatador: José Mindlin, o famoso bibliófilo, falando de seu amor pelos livros. Compartilho um trecho deste que amei em especial:

"Pra mim é difícil falar simplesmente de gosto pelos livros, porque em matéria de livros meu caso é muito mais grave: é um amor que vem desde a infância, que me tem acompanhado a vida inteira, e ainda acima disto, é incurável"

Perfeito. Assim como Mindlin, pra mim também é muito difícil falar do meu gosto por livros e por isso gostei tanto desse livro e com certeza irei relê-lo muitas e muitas vezes!

Leitura mais do que recomendada, obrigatória para os amantes de livros!
Sandra de Oliveira 24/12/2010minha estante
Ly, adorei sua resenha! fiquei completamente encantada pelo título desse livro quando vi no seu perfil e agora, mais do que nunca, vou à procura dele para lê-lo!

^^

Mara Vanessa Torres 22/09/2009

Paixão em sentido amplo
Há quem diga que vender o amor é tarefa quase impossível. Também há quem defenda a imaterialidade de sentimentos elevados, intensos, que se sobrepõe à nossa própria lucidez. E por último, mas não menos importante, há nesta mesma terra de paixões desenfreadas e amores imaculados uma espécie de contubérnio; uma atividade prazerosa, viciante, colérica, arrebatadora, terna, compreensiva e quantos mais adjetivos couberem aqui. Como protagonistas de tal vida incomum estão os livros.

A Paixão Pelos Livros (autores universais*, org. Júlio Silveira, Martha Ribas, editora: Casa da Palavra, pág. 152), traduz com expressividade todas as afirmações mencionadas. Trata-se de uma coletânea de contos, crônicas e depoimentos de quem descobriu na leitura a própria alma. Autores nacionais e estrangeiros revelam, cada qual a seu modo, a intimidade que desenvolveram com os livros e a importância dos mesmos na trajetória de suas vidas.

É inegável a paixão que o poeta Drummond* exala no depoimento "O Sebo"; a observação sagaz do filósofo e físico francês D'Alembert* em "Bibliomania" (quando trata, com muito humor, da diferença entre os reais amantes dos livros e os pseudos-intelectuais); da irreverência devota do ensaísta Montaigne* quando descreve a necessidade de isolamento para praticar o hábito da leitura; sem mencionar a declaração visceral do russo Varlam Chalámov* (do qual me tornei fã depois da leitura de seu depoimento/crônica) e ainda do escritor americano William Saroyan* (que me fez imaginar Fante). Isto apenas para citar.

No livro também estão inseridos textos de Castelo Branco*, Doyle (bibliófilo), Flaubert*, Franklin (cientista e impressor), Lacerda*, Milton*, Mindlin*, Petrarca* e o músico Veloso.

Outro adicional da edição é o papel 'encorpado' (impresso em Chamois Bulk) e belíssima arte interior, que contrasta gravuras ora em branco, ora em preto, com um ardente fundo vermelho (na capa e no miolo, respectivamente). A fotografia, que retrata a biblioteca londrina bombardeada em 1940, é uma das imagens mais tocantes que vi em toda a minha vida. É simplesmente magnético!

"A Paixão Pelos Livros" é o tipo de obra que te faz amar ainda mais o que você é, o que você sente, o que você faz e todo o seu desprendimento em prol da literatura.

Rosana 25/07/2021

Leitura que nos absorve rapidinho, pois quem ama ler, acaba se identificando com alguns dos contos desta obra.
Os autores, cada um a sua forma, demonstraram a paixão pelos livros, os quais nos acompanha às mais diversas aventuras e desventuras.

Carolina 07/08/2023

Trata-se de uma miscelânea de diversos tipos de texto relativos ao tema "livro", com qualidade variada - alguns são ruins, outros ótimos. Elencarei os que mais valem a pena:

- "Bibliomania" de Gustave Flaubert e "O parente de 53 monarcas" de Camilo Castelo
Branco são muito bem escritos, dá gosto de ler.

- "Minhas bibliotecas" de Varlam Chalámov é tocante. Deixou-me com ainda mais vontade de ler "Contos de Kolimá" do mesmo autor.

- O "Epitáfio" de Benjamin Franklin é lindo, transcrevo-o abaixo:
Aqui / O corpo / de / Benjamin Franklin, Impressor / (como a capa de um velho livro, / com seu conteúdo rasgado, / desbotados seus títulos e dourações) / jaz alimento para os vermes. / No entanto a obra não se perderá / Pois irá (como ele acreditava) reaparecer / Em uma nova / E mais bela edição, / Revista e corrigida / Pelo Autor.

Como a maior parte do livro é composta de textos mais fracos, dei 3 estrelas para o livro como um todo, ainda que os textos que elenquei mereçam mais.

Também elogio a chamativa capa do livro - a foto de uma biblioteca londrina bombardeada em 1940, na qual alguns homens procuram livros em meio aos escombros.

Vivi Koenig 26/08/2011

Impossível não compartilhar...
Dizem que não se deve julgar um livro por sua capa mas, sinceramente, essa capa é sensacional. A impactante fotografia de uma biblioteca londrina, bombardeada em 1940. Nessa foto, ingleses encapotados vasculham estantes que restaram da brutal destruição. Impressionou-me a cena de guerra, mas comprei o pequeno volume também pelo título. Confesso que sou uma eterna apaixonada por livros e esta é uma leitura muito agradável dos textos assinados por José Mindlin, Drummond, D’Alembert, Flaubert, Caetano Veloso, Petrarca, Plínio Doyle, John Milton, Montaigne, Benjamin Franklin, Varlam Shalamov, Camilo Castelo Branco e Rodrigo Lacerda. Vale a pena!
“Os livros já levaram mais de um à sabedoria e mais de um à loucura.” Plutarco.

Wellington Ferreira 08/11/2009

GOSTOSO DE LER!!!
Descobri este livro por acaso. estava fuçando nas estantes lá da livraria quando me deparei com ele. Em um primeiro momento o que me chamou a atenção foi a capa, depois ao folheá-lo vi que se tratava de uma daquelas obras raras de encontrar.
O livro é composto de vários contos, ficcionais e alguns reais, de pessoas que assim como nós, são apaixonados por livros. É um melhor que o outro.
Recomendadíssimo!!!!

Iara 04/04/2010

Tem boas frases e contos sobre a leitura, os leitores e os livros.
Mayra Dias 14/09/2010minha estante
Ah, deve ser legal mesmo ^^

Luiz Pereira Júnior 26/07/2021

Eu, você e todos nós...
Um livro escrito sobre o amor pelos livros para quem ama livros. Essa obera é uma compilação de textos de gêneros diferentes sobre o que nos faz amar esse objeto que mais parece um fetiche (a capa já é um indicativo de tal mania, amor, loucura, afeto ou seja lá como isso possa ser chamado).
Relatos pessoais, contos, crônicas, um poema em forma de epitáfio, uma letra de música, tudo gira em torno desse objeto que não nos dá paz se não o temos.
Temos de (quase) tudo um pouco. Um aperitivo: o relato de quem pode comprar livros que jamais farão parte do orçamento de um ser humano comum (o relato de José Mindlin); o ter livros pelo simples prazer de tê-los, sem se importar necessariamente com o conteúdo e tão-somente pela raridade e aquela angústia terrível de não ter justamente aquele livro que outra pessoa tem (o conto de Flaubert); a nostalgia da lembrança de quem sempre pôde ter livros (Plínio Doyle); o relato pessoal de quem jamais pôde ter livros, seja pela censura de um regime autoritário, seja pela pobreza em que vive (Varlam Chalámov); o não ter mais onde pôr tantos livros (Rodrigo Lacerda)...
Um livro para aqueles que, como eu, olham para estantes e percebem (com certa tristeza) que jamais terão tempo de ler todos os livros que possuem nessa única vida que nos é concedida - mas que, mesmo assim, ainda continua a comprá-los com o mesmo prazer de quando, na infância já tão distante, gastava toda sua mesada com eles...

Jeffer 17/02/2011

Trecho da página 121
"...era um texto tão ruim que chegava a ser bom, e eu decidi ler o livro na primeira oportunidade. Há muito para os jovens escritores aprenderem nos nossos mais fracos escritores. É destrutivo queimar livros ruins, quase tão destrutivo quando queimar livros bons." - William Saroyan (página 121).

Rui Alencar 04/11/2012

Pag. 68... A Companhia, tanto de homens - através das conversações livres e familiares - quanto das mulheres - através do amor - é aleatória e depende sempre de outro alguém. Ambas tem inconvenientes - aquela de só ocorrer raramente, esta de tornar-se impossível com a idade, por isso não bastariam às exigências da vida. A companhia dos livros é a mais segura. Não se compara às outras (de homens e de mulheres), mas apresenta a vantagem de estar sempre ao nosso alcance. O convívio com o livro sempre me ajudou, em todas as circustâncias; consola-me na velhice e na solidão, suaviza uma ociosidade que poderia ser aoborrecida e livra-me das pessoas inoportunas; amortece, enfim, os latejos da dorquando não é demasiado aguda e é mais forte do que qualquer paliativo. Para afastar uma idéia desagradável, nada como recorrer aos livros; aposssam-se de mim e fazem-me esquec~e-la. Jamais se ressentem por só procurarmios na falta de prazeres mais reais, mais vivos e naturais, que outorga a companhia de homens e das mulheres...(Michel de Montaigne).

Pag. 78...Não é difícil mergulhar a fundo em um livro, a ponto de tal desligamento e abstração da realidade em torno...Tal processo requer um grau de grau de atenção e concentração que não é possível alcançar no ambiente de uma bibloteca pública...O melhor e mais proveitoso meio de se ler é fazê-o em casa, sem pessoas ao lado, a sós com o livro...

Pag. 100...os livros são um universo diversificado e perigoso. É entretanto um universo que nunca nos trai. Os livros são como pessoas; eles podem decepcionar ou envolver. Na vida de qualquer homem alfabetizado há sempre um livro que desempenhou um papel importante em seu destino... (

emília 10/12/2012

Livro de cabeceira
Quando encontrei este livro numa prateleira de sebo, tive certeza de trazê-lo pra casa sem mesmo ver do que se tratava.
E que aquisição! A obra reúne resenhas/contos lindos, frases marcantes e faz com que seja lida quase ininterruptamente.
Virou meu livro de cabeceira: sempre abro em uma das marcações que fiz pra reler algo.
É uma delícia e a leitura é mais do que recomendada!

Carine 22/01/2013

A paixão pelos livros
Ao buscar um novo livro neste período de férias, fiquei interessada em uma sugestão de leitura em um livro didático de Literatura. A primeira coisa que me impressionou foi a capa do livro: interessantíssima. Descobri tratar-se da uma biblioteca londrina bombardeada em 1940. Rapidamente fui atrás do livro. Encontrei-o no Estante Virtual. O livro traz texto de vários autores organizado em três temas: Amor e loucura, Este ser, o livro e Viver entre livros. Destaco três textos maravilhosos: "Loucura mansa", de José Mindlin, "Bibliomania", de Gustave Flaubert, e "Bibliomania", D'Alembert. Recomendo!

Obs.: Há dois títulos iguais.

Dose Literária 06/03/2013

Corpo, alma e coração: a paixão pelos livros
Há quem diga que vender o amor é tarefa quase impossível. Também há quem defenda a imaterialidade de sentimentos elevados, intensos, que se sobrepõem à nossa própria lucidez. E por último, mas não menos importante, há nesta mesma terra de paixões desenfreadas e amores imaculados uma espécie de contubérnio; uma atividade prazerosa, viciante, colérica, arrebatadora, terna, compreensiva e quantos mais adjetivos couberem aqui. Como protagonistas de tal vida incomum estão os livros.

A Paixão Pelos Livros (autores universais, org. Júlio Silveira, Martha Ribas, editora: Casa da Palavra, pág. 152), traduz com expressividade todas as afirmações mencionadas. Trata-se de uma coletânea de contos, crônicas e depoimentos de quem descobriu na leitura a própria alma. Autores nacionais e estrangeiros revelam, cada qual a seu modo, a intimidade que desenvolveram com os livros e a importância dos mesmos na trajetória de suas vidas. Não existem destaques ou melhores textos. Tudo entra em consonância com o principal objetivo do livro: acionar o leitor atual sobre como a paixão literária pode transformar o dia-a-dia de homens comuns.

Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/10/corpo-alma-e-coracao-paixao-pelos-livros.html

Angel 17/04/2010

Leitura obrigatória para os verdadeiros amantes da literatura. Destaque para a crônica de Lord de Montaigne.

Tauana Mariana 01/02/2015

Apaixonante
Ao ler perspectivas de diferentes pessoas sobre os livros, parecia-me que encontrava amigos, pessoas das quais eu não conheço, mas que conseguiram expressar meus sentimentos. Esse amor, por alguns questionado, por outros admirado, é algo que brota no coração daquele que se deixa levar pelas páginas, pelos cheiros, pelas histórias. Um amor que cria um elo invisível entre aqueles que o conhecem, florescendo na alma, enriquecendo o espírito.

site: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2015/02/a-paixao-pelos-livros.html