Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante




Resenhas - Uma Noite na Praia


157 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Rodrigo Martins 21/01/2022

Ferrante para baixinhos
Um livro curtinho que está até agora ressoando na minha cabeça. É minha última Ferrante - agora posso dizer que li toda a obra da autora - e estava bem curioso com uma Ferrante para baixinhos, já que sua temática é sempre muito densa e pesada. E encontrei exatamente isso: um livro denso, pesado, de forma que fico me questionando como seria digerido por uma criança. A história e as ilustrações são bem bizarras. O livro traz muitas questões abordadas nos outros livros da autora. Pra mim, o livro fala sobre abuso, especificamente do homem sob a mulher, fala da forma que os homens podem silenciar e impor sofrimento simplesmente pq querem e têm aval social pra isso. Novamente, essa figura da boneca (filha) e da dona (mãe) serve de discussão pra desconstrução do mito do instinto materno.
Gostei bastante.
comentários(0)comente



Lígia Karine 21/01/2022

É um livro infantil, foi escrito para ser, mas achei algumas partes bem tristes para o público a que é destinado.
comentários(0)comente



Lailie 20/01/2022

Mais um caso de livros infantis que não são para crianças
Mais uma vez Ferrante consegue imprimir a sua narrativa dolorosa, dessa vez a sua metáfora está em uma boneca que se vê abandonada na praia. A personagem central desse conto é a boneca, ela narra os acontecimentos, que são muito bem ilustrados, por sinal. Em 40 páginas, eu senti muitas coisas, efeito Ferrante. A forma como ela retratou o ?abandono? é algo que toda e qualquer criança já sentiu na infância. Mas ela retrata essa dor, através de um ser inanimado. Uma boneca não tem sentimentos, não é mesmo?! Ou será que tem e nunca pensamos à respeito. Uma noite na praia me lembrou Toy Story 4, só que um pouco menos Disney e mais vida real.
comentários(0)comente



Lilian.Araujo 20/01/2022

O livro é a narrativa da boneca que é esquecida na praia. Me parece que aqui, nesse primeiro livro infantil, Elena Ferrante transforma numa história um acontecimento bem marcante da história de ?Um filha perdida?. Vale a pena conferir essa história. É emocionante.
comentários(0)comente



Julialsoares 18/01/2022

Boneca e infância
Uma das coisas que mais amo lendo as obras da Ferrante é justamente essas conexões e símbolos entre suas histórias. Gostei que essa foi contada pela própria boneca, que inclusive aparece em varias outras obras suas. Seria a boneca a representação da infância?

Lembro da transição de minha infância para a adolescência. Perdia brinquedos que antes eram tudo pra mim. Quando os perdia, me perguntava aonde tinham ido parar, se tinham criado vida e se afastado de mim ou simplesmente precisavam ir embora. Acho que o ponto final da minha infância foi quando parei de me perguntar e simplesmente esqueci.
comentários(0)comente



Maíra Marques 07/01/2022

Mórbido
Quando anoitece, muitas coisas podem acontecer com uma boneca esquecida na praia.
O livro me levou a pensar naquilo me cala, que tira as minhas palavras e no sentimento de pertencimento (a alguém e a algo).
Tem muitas entrelinhas e muitos não ditos ali.
Acabou me lembrando outro livro da Ferrante, A Amiga Genial, em que uma boneca é perdida e muita coisa acontece na busca por essa boneca. ?
Recomendo, mas é mórbido para ler para uma criança.
comentários(0)comente



Francisco.Matheus 05/01/2022

Perda de tempo
Espero que ela não volte a escrever livro infantil, esse é bem ruim. Só li porque disseram que era no mesmo mundo da Filha Perdida que eu amei.
comentários(0)comente



Tina Lilian Azevedo 05/01/2022

Elena Ferrante, sendo Elena Ferrante
É um livro de terror para crianças. Eu não o leria para nenhuma criança mas para os #ferrantelovers é uma boa história complementar
comentários(0)comente



Cris 02/01/2022

Poucas páginas, muita profundidade
O que esperar de um livro infantil da Elena Ferrante, né? Primeiro, ele não parece tão infantil assim. É uma história bonita, mas profunda também e um pouco mórbida (mesmo tendo final feliz). As ilustrações são lindas, mas também contribuem pra essa ~morbidez~

Pra ser infantil, vai depender de quem for contar pra alguma criança, tem ter uma sensibilidade na hora de contar. Os adultos que pegam pra ler com certeza serão os mais sucetíveis a se emocionar.

Amo que a autora sempre traz a figura da boneca em todas as suas obras. Nessa aqui ela é a protagonista. Um brinquedo perdido na praia que vive tantas coisas.
A figura da boneca aparece na Tetralogia e tem um significado especial. Também está presente em A filha perdida.
Mas nesta história ela tem voz pra contar sua própria história. É como se ela representasse as bonecas dos outros livros e o que passaram longe de suas ?mães?.
Fiquei pensando sobre a boneca da Lenu perdida em A amiga genial, depois na boneca da Elena em ?a filha perdida?. Amo essas conexões! Apesar de não ser tão direta. Depende de quem lê também.

Gosto de começar o ano com histórias curtas assim
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joyce Silva 14/12/2021

Um livro que talvez não seja infantil
O livro trás a história da boneca de uma personagem de um outro livro da Elena Ferrante, chamado A Filha Perdida.

O livro conta a história de quando a boneca se perde durante a noite na praia, mas no outro livro é retratado de outra forma.

O relato da boneca de Nani me causou angústia, uma certa tristeza e apreensão durante a leitura dos relatos e vivência que ela tem durante seu desaparecimento
comentários(0)comente



Iasmin Morais 13/12/2021

Breves impressões
Um livro leve e emocionante! Para aqueles dias que precisamos de uma leitura suave e que nos traga boas reflexões.
comentários(0)comente



Marina.Castro.F 05/12/2021

Livro infantil de Elena Ferrante
Como todas as obras da autora, o livro é angustiante e emocionante. Eu gostei da história, apesar de ter achado que a história não é tão adequada dependendo da idade da criança. No mais, Elena Ferrante prova, mais uma vez, o quão incrível é.
comentários(0)comente



Paulascrap 30/09/2021

Conversa com os pequenos leitores!.
"'Mati é uma menina de 5 anos que fala muito, principalmente comigo. Eu sou a boneca de Mati.".

📖 Em um dia ensolarado Mati irá com sua família e sua boneca Celina ,passar o dia na Praia.

📖 Mas o inesperado acontece e a inseparável boneca ficará de lado com a presença de um gatinho perdido, que logo se tornará membro da família.

📖 Após a partida da família, Celyna permanece enterrada na praia. E a partir daí iremos acompanhas os sentimentos e medos quando anoitece e boneca está sendo recolhida com a sujeira da praia.

📖 Embora seja uma história infantil e rápida contém uma carga emocional, o medo do abandono, a relação de cumplicidade ente Mati e Celyna, sua busca pelo retorno ao lar e as conclusões sobre as reflexões desenvolvidas nesse percurso., e o emocionante reencontro de forma inusitada.

📖 Para quem acompanha a autora, essa leitura remete ao universo de filha perdida com um toque de Toy Story e lindas ilustrações que conversam com o leitor, amei a escrita da autora e já quero ler mais obras. Discordo de muitos comentários de que não seria uma narrativa infantil, temos que parar de subestimar nossos pequenos leitores, lemos em dupla por aqui e a compreensão foi total, com reflexão sobre atitudes de personagens e satisfeita com o desfecho da trama, super recomendo.

#bibliotecadapi #umanoitenapraia #elenaferrante #leiturainfantil #literaturainfantil #bibliotecainfantil #pequenosleitores.
comentários(0)comente



157 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR