Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

PaulaFrancoNetto 04/07/2022

Achei o livro bom e prende a leitura, mas não recomendo para todas as idades...Acho que a partir dos 5 anos seria o ideal. Aborda tema complexo sobre abandono, vilões e etc.
o fim é lindo!

Sanih 23/06/2022

Primeiro livro da autora que li
Apesar de ser uma história curta e infantil, me surpreendeu por ser tensa e por me fazer me preocupar com o destino da boneca. Fala sobre a conexão de afeto de uma boneca e sua dona através de palavras. A história fala sobre memória, afeto, medo de abandono.

Dani 19/06/2022

Ele ferrante
Livro mto bonitinho, infantil.
Li comeu filho e ele
Gostou.
Historinha curtinha.
Li em algum lugar que éramos ponto de vista da bonequinha perdida da menina do livro ?a filha perdida?, mas acredito
Que não procede rs

Lua 12/06/2022

Curto, profundo, essencial.
Um livro tão curtinho, mas não se engane: pois trata-se de um livro cheio de sentimentos profundos e tristes. Não esperava nada de diferente vindo da autora que tanto amo, já que o estilo de Elena Ferrante não nos reserva nada que foge de uma expectativa visceral. Narrado em primeira pessoa pela boneca abandonada de uma garota, temos a chance de analisar o pano de fundo da história por meio de diversas interpretações. A minha foi bastante positiva, entretanto, não leria a história para uma criança. Apesar da linguagem facilitada e das ilustrações que carrega, o livro não transmite exatamente uma alegria, mas sim mágoa e tristeza. Ainda assim, nota dez.

@limakarla 05/06/2022

Um conto gostosinho de ler e que não tem como não lembrar de ?a filha perdida?, toda a questão das personagens e os acontecimentos que desenrolam com a boneca que se perde. Muito gostosinho ler uma nova amizade se formando e uma boneca sozinha enfrentando seus medos.

VerAnica 14/04/2022

Acho que não captei
Eu li A Filha Perdida e fiquei me perguntando se realmente entendi tudo o que a Elena Ferrante queria passar. Eu achei a história boa, mas confesso que em alguns momentos fiquei boiando. E ai resolvi ler esse conto infantil, onde a autora retorna ao cenário da história pra relatar a experiência da boneca perdida na praia. Foi ai que entendi que realmente não consigo captar a essência da escrita da Ferrante kkkkkkk acho que a escrita dela é mais sobre levantar questionamentos do que sobre trazer a história, simplesmente. Em alguns momentos fiquei me perguntando se a boneca representava a filha, criança, abandonada pela mãe. Os pensamentos que a boneca tem parecem muito com os pensamentos que poderiam ocorrer a uma criança cuja mãe saiu de casa. E ao final, o sofrimento da criança, que a boneca pensou que havia a abandonado, representa que, embora longe, a mãe sempre carrega o sofrimento de suas escolhas com ela.

moacircaetano 29/03/2022

Singelo, curto, rapidinho, mas nem por isso menos profundo, essa história é um recorte de outro livro, A Filha Perdida.
Interessante exercício da autora, pode ser encarado como um livro infantil, mas os adultos certamente encontrarão tesouros nas entrelinhas.

voandocomlivros 03/03/2022

O livro é narrado pela boneca Celina, ela foi esquecida na praia e passa por maus bocados. O final é fofo, mas, mesmo assim, eu não leria pra uma criança.

Anderson 02/03/2022

Celina é a boneca favorita de uma menininha chamada Mati. Como sua boneca favorita, Celina sabe tudo sobre sua dona, por estar acostumada a estar sempre com ela.

Um dia, enquanto estão na praia, o pai de Mati lhe entrega um gato de presente e logo Mati se agarra ao felino deixando a boneca de lado. O que Celina não esperava, é que sua dona a abandona na areia, deixando a boneca à solta durante a noite.

twentyoneana 11/02/2022

Apesar de ser uma leitura teoricamente infantil, é um conto bem completo e complexo. Mais uma vez eu aqui elogiando a escrita de Elena Ferrante, mesmo quando o objetivo dela é escrever para crianças, o livro é muito bem escrito.

Cleber.Rios 11/02/2022

Elena sendo Elena
Acho lindo a forma como a escritora fala dos limites pessoais e os expõe. É um livro adulto rs, ela como sempre é dura, certeira, mas é lindo, as artes são lindas, e as mensagens internas sobre o abandono materno, sobre a imposição do homem ao fazer da mulher um negocio, gostei...

Sabrina758 07/02/2022

A narrativa desse livro ? ou melhor, conto ? se constrói pelos não-ditos. Apesar de ser meu segundo contato com a obra de Ferrante, fica evidente que é algo muito presente na escrita da autora. Causa um misto de emoções em poucas páginas, especialmente a angústia. Ela escreve muito desse lugar de mulher e mãe, da opressão de gênero, e em alguns momentos senti não só a dor do abandono que Celina conta, mas também a presença de um algoz, que não só silencia como exerce força e violenta. Ainda bem que temos um final feliz, mas sem qualquer receio afirmo que não é um livro adequado para crianças rs.

alissonltl 04/02/2022

Elena Ferrante eu já tô cansando de falar de você e de como você é incrível. Em um simples conto que inicialmente achei que era infantil ela me causa tantos sentimentos que faço uma reavaliação de tudo que já li. Ferrante é genial.

Rodrigo Martins 21/01/2022

Ferrante para baixinhos
Um livro curtinho que está até agora ressoando na minha cabeça. É minha última Ferrante - agora posso dizer que li toda a obra da autora - e estava bem curioso com uma Ferrante para baixinhos, já que sua temática é sempre muito densa e pesada. E encontrei exatamente isso: um livro denso, pesado, de forma que fico me questionando como seria digerido por uma criança. A história e as ilustrações são bem bizarras. O livro traz muitas questões abordadas nos outros livros da autora. Pra mim, o livro fala sobre abuso, especificamente do homem sob a mulher, fala da forma que os homens podem silenciar e impor sofrimento simplesmente pq querem e têm aval social pra isso. Novamente, essa figura da boneca (filha) e da dona (mãe) serve de discussão pra desconstrução do mito do instinto materno.
Gostei bastante.