Mas Você Vai Sozinha?

Mas Você Vai Sozinha? Gaía Passarelli

Resenhas - Mas Você Vai Sozinha?

Criadora de conteúdo 10/03/2022

?"Mas você vai Sozinha?"
??RESENHA ??

Livro: Mas você vai Sozinha? / Autora: @gaiapassarelli / Editora: @globolivros / Gênero: Guias de Viagem, Biografias de casos verdadeiros / 175 Páginas

?Gaía é escritora de viagem,jornalista musical, já foi Vj e apresentadora em projetos para o Google e rede Cultura. O foco desta obra é dar dicas de lugares, experiências inusitadas, cuidados que devem ser tomados para mulheres que queiram pôr o pé na estrada sozinha e colecionar experiências de viagens como a própria autora colecionou durante sua trajetória.

Aqui encontramos um guia rápido e prático vivido pela própria autora, com dicas importantes para que possamos nos sair bem de cada situação que vamos encontrar em cada cultura.

O livro está impecável, uma tipologia ideal para a leitura, com desenhos lindos destacando cada detalhe do lugar e da perspectiva da autora.

?? Eu particularmente amei o livro, pois me identifiquei com vários lugares que ainda tenho muito desejo de conhecer, como por exemplo Machu Picchu (Peru) e Colômbia. Achei o máximo ter uma história contada da Convenção das Bruxas em Paranapiacaba que é pertinho de onde moro, e ainda não tive o prazer de conhecer. Mas já digo que o livro é perfeito para mulheres que realmente precisam de um "up" para ingressar numa experiência única e realista, e colocar a mala nas costas e sair vivendo experiências extraordinárias.

E vc tem vontade de sair numa andança? Eu morro de vontade... E se Deus permitir vou conseguir ?

carolina.trigo. 08/06/2018

Mas Você Vai Sozinha?
Estava muito ansiosa para ler esse livro. "Mas Você Vai Sozinha?" escrita por Gaía Passarelli, Editora Globo Livros. Foi uma leitura rápida e fluída. Houve momentos que rimos das cada coisa que a autora passou, e outros ficamos curiosos para saber mais da cultura do local, ou da história daquelas pessoas que ela encontrou durante o tempo em que estava na estrada.
O livro têm 17 textos sobre viagens que ela fez durante vários anos, com dicas sobre os países e cidades que conheceu - e sempre sozinha. E não há nenhum problemas em viajar sozinha!
A leitura é muito gostosa e alguns textos são melhores que outros. Dentre os 17, o que mais gostei foi "A Aliança Águia- Condor", que foi quando a autora foi para a Colômbia e participou de um ritual/cerimônia indígena. É um texto mais calmo e bonito, e é muito interessante conhecer mais da cultura colombiana e principalmente da indígena - é algo que não está ao nosso alcance, a menos que viajemos para o local.
O texto "Perdidos nas Montanhas de Itatiaia" é muito engraçado. Ele se passa no Parque Nacional de Itatiaia, no RJ, e simplesmente aconteceu foi que ela com o namorado se perderam no parque e é hilário ler o texto e tudo o que eles passaram perdidos.
"Em Cima da Árvore em Wayanad", se passa na Índia e é outro texto muito engraçado. Ela, nessa cada da árvore, no meio do mato, com insetos e bichos entrando por todos os espaços é, ao mesmo tempo, engraçado de se ler, mas também, apavorante de se pensar numa situação como essa.
Existem outros textos muito interessantes, com informações de cidades e países, que se você for viajar para esses lugares, pode ser de grande ajuda; com playlists excelentes e uma amostra da cultura que é muito importante sabermos. Conhecemos países como Índia (inclusive, têm uns dois, três textos sobre o país), alguns países da América do Sul, EUA, Inglaterra, entre outros...
A escrita da Gaía deixa a leitura muito gostosa de se fazer e enquanto vamos lendo, temos a impressão de que estamos viajando junto com a autora. A edição da Globo Livros está linda, com ilustrações maravilhosas, e tanto a capa como por dentro, o livro está super colorido.
Gostei demais da leitura, e teve momentos em que eu lia um pouco mais devagar para não acabar logo. E também recomendo para quem quiser fazer uma leitura rápida, divertida e que ainda aprendemos bastante sobre outras culturas.

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2018/04/resenha-mas-voce-vai-sozinha.html

Renata 29/12/2017

Não era bem o que eu esperava
Uma amiga me indicou o livro dizendo que era ótimo, que deu varias gargalhadas enquanto o lia, que eu iria adorá-lo, mas não foi bem assim. Notei que o meu estilo de viagem é bem diferente do qual fazia a autora, era justamente o que ela criticava, aquele turistão que tira foto de tudo. Achei que ela se achava um pouco mais a cada capítulo. Mas no geral é um bom livro, gostei da forma como ela relata as suas experiências e das ilustrações contidas em cada capítulo

Tati 10/03/2017

Esse livro é como diz a sinopse: sem filtro para deixar tudo mais bonito, e essa é a grande característica! Gaía Passarelli conta sobre suas viagens como realmente foram, suas ótimas experiências e as péssimas e nos ensina a ver o lado positivo de tudo. O livro traz aquele desejo de viver suas próprias aventuras e conhecer novas culturas. O ponto fraco, eu diria, é que algumas das viagens que ela fez não foram totalmente sozinhas, isso tirou um pouco do meu encantamento.
Ane Bispo 10/08/2018minha estante
Achei interessante o livro e concordo contigo na questão das viagens acompanhadas ditas "sozinha". Outra coisa que me deixou encucada é essa insistência na Índia, com todo respeito a quem tem algum laço, mas desmotivou totalmente, excluiu qualquer pensamento de visitar o local. Mas me encantei com o Pico das Agulhas Negras.

Portal JuLund 19/10/2016

Mas você vai sozinha? @GloboLivros
Hey pessoas! Essa semana eu tive o prazer de receber o livro “Mas você vai sozinha?”, da autora Gaía Passarelli, como cortesia da Editora Globo Livros (valeu pessoal) e fiquei muito feliz com a escolha – e veio também um mini diário de viagem com a capa do livro que está destinado a minha sonhada próxima/primeira longa viagem!

Eu sou apaixonada por destinos de viagens, principalmente aqueles que envolvem natureza (embora ame museus e construções) e planejo muito em breve (2017 uhuul 0/) fazer uma viagem pela América do Sul. De início o título do livro chamou minha atenção, porque não é fácil encontrar alguém que encare as loucuras e despesas de uma viagem – infelizmente muita gente encara isso como desperdício de dinheiro, já eu sou fã da ideia de viaje barato com sua mochila – então ser mulher e viajar sozinha é sempre tema de especulação e preocupação muitas vezes desnecessárias, não sei porque, mas se criou o estigma de que mulheres sozinhas não podem ir para longe.

Na verdade até sei porque, por causa de uma enormidade de gente que se aproveita de turistas e, seja ele homem ou mulher, sozinho, é bem mais fácil tirar vantagem. Mas vejam, coisas ruins podem acontecer em qualquer lugar, e nesse livro podemos ver que viajar sozinha pode ser sim muito prazeroso e divertido.
Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/mas-voce-vai-sozinha-globolivros
Yara Georgia 17/11/2016minha estante
undefined

Heloisa Motoki 29/02/2020

Engraçado e lindo
O livro conta vários destinos de viagem, com toque de humor, ao final de cada leitura mostra os pontos a visitar, alguns destaques do local e os cuidados da viagem sozinha.

É lindo porque cada capítulo tem ilustrações lindas que enriquece cada página.

Ana Atômica 18/02/2019

Agradável, curto e leve
É uma leitura leve e curta.

Possui vários contos autobiograficos de viagens. Tudo sobre perrengues, descobertas e vivências interessantes.

Enfim, é bacana para conhecer as experiências dos locais que a autora passou e também o que ela estava passando no momento. Ou seja, nem tudo era sobre a viagem.

Outro destaque fica por conta da diagramação e ilustração. O livro é fofo e muito agradável ao olhar. As ilustrações devem ser observadas com carinho. Apesar que acho que foi muita fofura e delicadeza para o tipo da autora e relatos escritos. Mas tudo bem, tá valendo.

É uma leitura leve, curta e agradável :)

van.cazarotto 28/11/2021

Uma oportunidade de sair de casa sem sair
Você também está louco pra viajar?

Eu estou naquela fase que vejo as paredes do apartamento se aproximando de mim cada vez mais. Elas querem me expulsar de casa.

Por isso, as histórias de "Mas você vai sozinha?" da @gaiapassarelli vieram a calhar.

E amei!

Histórias leves, divertidas e uma oportunidade de sair de casa sem sair rsrsrsrs - as paredes ainda me apertam, mas passei algum tempo viajando e meu apto nem notou.

Cada capítulo traz uma história. São aquelas histórias que você conta para os amigos no churrasco, sabe?

Aquele tipo de história que começa com "você não sabe o que aconteceu lá..."

São sufocos, histórias engraçadas e inspiradoras.

Isso sem falar que é um livro lindo! Totalmente ilustrado e colorido. Daqueles que você quer ter o físico para curtir experiência como um todo.

Dea 18/03/2022

Viajei junto?
8° livro de 2022. Que delícia de leitura. Várias dicas de lugares do mundo, de comidas exóticas e experiências interessantes/hilárias/assustadoras que aconteceram com a escritora em suas peregrinações por este incrível planeta Terra. Só me deixou com mais vontade de conhecer os países para os quais ainda não fui, ou repetir com um olhar um pouco diferente aqueles que já conheci. Até deve ter coisa melhor que viajar, mas ainda não conheci? Índia, em breve estaremos juntos, se Papai permitir. #tksGod #bookaholic #wunderlust

@LalaBento 13/06/2022

Leve; para viajar junto!
Mesmo tendo conhecido poucos lugares no mundo, sempre gostei de ler - é através desta experiência que aparentemente nosso interior é transportado para uma viagem.

A Gaía, autora do livro, é jornalista. Tem um texto sem complicações, divertido e, acima de tudo, sem resquícios machistas (porque, sim, eu já comprei livros que tocam em pautas femininas mas mais deturpados que alguns sem esta proposta).

As dicas são práticas e ao final você quer deixar o livro na cabeceira para reler ou até mesmo para inspirar a futura viagem par algum destino que ela sugeriu no exemplar.

Recomendo. :)

Dri - @oasisliterario 14/03/2017

Quantas vezes você já ouviu "mas você vai sozinha?" ao dizer que iria viajar ou apenas sair para um passeio?
Muitas vezes nós, mulheres, ouvimos essa pequena pergunta em tom de surpresa ou até mesmo reprovação. A realidade é que, como a própria autora Gaia Passarelli diz no livro, "a nossa própria companhia, na maior parte das vezes, é mais do que suficiente, é ideal".
Confesso que minha admiração por esse livro foi à primeira vista, ou como melhor representa a situação, "ao primeiro capítulo". Em sua edição linda, incluindo ilustrações graciosas de Anália Moraes, "Mas Você Vai Sozinha?" traz relatos de Gaia Passarelli em algumas de suas viagens pelo mundo.
A autora alerta no início que o livro não é mais um manual de "largue tudo e vá conhecer o mundo", mas sim sobre "não dar desculpas e ir viver a sua vida".
A história cumpriu o que prometeu e me deixou com a sensação de querer conhecer o mundo independente de ter alguém comigo ou não. Muito mais que um livro de simples histórias de viagens, "Mas Você Vai Sozinha?" é uma aventura.
"Pude ouvir o xamã suspirando. Claro que tem. Sempre tem 'essa pessoa'. Esquimós, poloneses, quenianos, guerreiros, refugiados de guerra, rainhas: todo mundo tem alguém que foi embora, que não ligou de volta, que mentiu. A dor do coração partido não respeita nacionalidade, raça ou classe social. Acontece com todo mundo, em todo lugar. Um coração partido é universal.".
Com uma escrita fluida e leve, Gaia nos agraciou com um livro incrível. Com uma narrativa rápida, "Mas Você Vai Sozinha?" é do tipo de livro que te marca. Ao terminar a leitura, você perceberá que a questão de viajar sozinha ou acompanhada já não tem tanta importância. Com seu humor e leveza, Gaia nos conduz de modo tão intimista que nos permite a sensação de estarmos em uma conversa com uma boa amiga.
Em vista disso, concluo que "Mas Você Vai Sozinha?" é um livro que proporciona aquela viagem literária que você não quer que chegue ao fim. Indico a todos que gostam de um livro em que você se emociona, se diverte e se identifica. É um livro que faz você querer viver mais, trilhar novos rumos e se aventurar pelo mundo.

Link: https://www.instagram.com/p/BQEUpcglBQq/

Haline.Scotti 08/04/2020

Relatos divertidos de viagens com situações especiais ou inesperadas, em destinos desejados por muitos viajantes ou não tão conhecidos pela maioria das pessoas. Serve como um bom motivador para quem, principalmente mulheres, deseja se jogar em viagens solo.
Contém também algumas informações, resumidas ou relacionadas as aventuras da aurora, sobre cada lugar apresentado na história.

lubento 01/07/2017

Divertido. Para jovens
Comecei a ler esse livro porque vou viajar sozinha. Não sou tão fã de viagens e esperava dicas para quem viaja sozinha por aí, principalmente alertas específicos para mulheres. Encontrei relatos divertidos e incomuns de experiências loucas de viagem.

Apesar de ser muito pouco do que eu procurava, o livro é cativante e a leitura é muito gostosa, principalmente pelo lindo projeto gráfico e ilustrações que tornam o conjunto da obra um livro bem jovial.

Acho que pra uma mulher de 30 como eu, que já viveu algumas aventuras na vida, os relatos da autora sobre suas loucas façanhas pelo mundo parecem até forçados, uma construção artificial de uma persona cool. Faz parecer que é preciso fazer um monte de merdas com desconhecidos por aí pra que a viagem seja divertida.

De um modo geral gostei da leitura e amei o livro, como objeto. É aquele livro que eu empresto pras amigas mais novas ou mais velhas que curtem viajar. Talvez para que elas se inspirem a ser mais leves, talvez pra mostrat que não prefisa ser inconsequente pra ser feliz. Na maioria, a apenas pra distrair mesmo e ajudar nos preparativos da viagem desacompanhada.

anandrad.e 19/01/2023

Empoderador
Histórias de viagens para todos os gostos... de interior do Brasil à NY e Índia, duvido que você não se agrade por nenhuma. Empoderador, com dicas dos lugares e de como ir sozinha sendo mulher para lá. E o epílogo é uma surpresa à parte. Delicinha de ler. :)

Lara.Esparta 13/02/2023

Bom para passar o tempo
Achei que as histórias contadas no livro podiam ter sido melhor divididas: as primeiras foram muuuito interessantes e, no seu decorrer, foram perdendo detalhes e ficando mais ?normais?. Mas é um ótimo livro para passar o tempo e ler sem muito compromisso.