Sissi

Sissi Allison Pataki

Resenhas - Sissi

Nati 28/06/2017

Pense em um livro que me arrebatou desde a primeira página, foi esse. Nunca assisti aos famosos filmes que retratam a vida dessa figura icônica que foi a Imperatriz da Áustria-Hungria Sissi, mas ao ler a sinopse desse livro foi impossível não querer conhecer a sua história. E quanto mais eu lia, mas eu pesquisava sobre ela, comparava informações e me apaixonava mais por essa personagem da história mundial. Confesso que o quê primeiro chamou minha atenção foi essa capa, impossivelmente linda e com certo ar de mistério, bem como a própria Sissi. E depois de pesquisar um poco sobre quem foi ela na internet me veio a imensa vontade de ler esse livro. Comecei altamente empolgada e a escrita da Allison Pataki não me decepcionou, romancear a vida desse figura tão difícil de se capturar não deve ter sido fácil, contudo ela conseguiu e me levou a encarar de frente a alma atormentada, triste, egoísta, além de muitas vezes estar em uma busca desenfreada pela felicidade utópica, forte sem perder a sensibilidade e delicadeza, maniaca por seu reflexo no espelho, apaixonada pela vida - mas que levou tantas surras da vida, enfim, poderia escrever linhas e linhas a fio sobre Sissi, porém dexarei esse gosto para quem se decidir por ler esse livro poder se encantar, se enraivar e sofrer junto com Sissi e ir descobrindo várias partes dela nessa história. Um dos destaques que faço foi na parte da morte de um dos entes mais queridos dela ( teve vários e não é spoiler gente, afinal é uma história real e não vou dizer qual para quem for ler não ficar esperando) a maneira que a autora me fez mergulhar nessa tristeza, bem como no derradeiro fim de nossa querida sissi, impossível não deixar as emoções transbordar. Outra coisa que vale destacar também é que apesar da protagonista desse livro ser Sissi, não há como não admirar a figura que foi o Imperador e mesmo sabendo de tudo que acontece ainda sim você torce por outro desfecho e sofre quando este não vem.
Esse romance histórico que se apoiou tão amplamente em fontes reais, com várias citações diretas dos diários, jornais da época e até mesmo documentos oficiais, como fica explicado ao final pela própria autora, não perdeu o encanto de um belo romance nas mãos talentosas de Pataki. A única coisa que me deixou insatisfeita foi o momento que a narrativa começa, pois já conhecemos aqui Sissi em sua fase mais madura, já dilacerada por sua contenda com sua sogra, pela frieza de seu casamento e principalmente pela dura crítica da corte e da impressa que lhe acompanhou por toda sua vida e fiquei com muuuuuuita vontade, a medida que lia, de conhecer essa tão mencionada Sissi jovem, essa bela menina que encanta o Imperador irremediavelmente, que se torna mulher e mãe em uma corte cruel e na qual não consegue se adaptar, a Sissi que se encanta por um revolucionário, dentre outras facetas delas que são citadas quando seus pensamentos se voltam para as primeiras épocas na corte ou na casa da sua família antes de se casar.
Enfim, é um prato cheio para quem gosta de romance histórico, o trabalho de pesquisa da autora foi incrível e a narrativa em primeira pessoa te faz mergulhar de cabeça na vida de Sissi e de todo o contexto histórico da época. Recomendo muito a leitura.

Ana@anapwatrin 04/08/2017

Surpreendente
Confesso que é um pouco estranho passar a infância vendo os filmes da Sissi. Vendo ela sendo somente amada ou apaixonada pelo Franz e de repente ter um choque de realidade com a situação real. Eu sei que se tratando de história tudo tem sua parcela de realidade e outra de hipóteses. Mas sei que é óbvio q o livro se aproxima bem mais do que foi concreto. Sissi foi tudo o que um ser humano tinha que ser sem embelezamento. Passando por dificuldades. Sendo egoísta. Sendo precipitado. Se apaixonando. Ela menciona que em schonbrunn há diversos fantasmas. Se eu tivesse lido o livro antes de visitar Viena com certeza teria visto com outros olhos. Teria analisado mais ou sentido mais. O mais estranho que apesar de ter adorado o castelo. Nao gostei de Viena. Entao a cada folha que lia vendo Sissi se sentindo em uma prisão em Viena pude ter esse sentimento em comum.
Apesar dos erros, que todos nós cometemos ela foi uma mulher incrível. Este livro valeu cada centavo.

Ana @minhacolecao.livros 18/06/2018

Emocionante
? Sissi foi considerada a mulher mais bonita do mundo. Encantou todos com sua história e beleza.
?????????
? Encantou principalmente o Imperador da Áustria-Hungria Franz Joseph. Casou com ele quando tinha apenas 16 anos em 24 de abril de 1854.
?????????
? Porém, como muitos sabem sua história não foi um conto de fadas. Teve bastante problemas com a sogra a Arqueduquesa Sophie que dominava seu marido e a educação de seus filhos. ???????????????
? A Imperatriz tinha seus pensamentos mais liberais, gostava de caçar, cavalgar e ter uma vida mais livre. Então, por um acordo político foi morar no Castelo Gödöllö, na Hungria, onde teve sua filha mais nova Valerie. Por receio de sua sogra ?pegar? sua caçula, Sissi não deixava ninguém chegar perto da criança e por isso acabou abandonando os outros dois filhos, Gisela e Rudolf.
?????????
? Ela viveu uma vida em que não se sentia feliz, então a fuga dela eram suas viagens de verão. O povo de Viena a criticava muito por ela abandonar seu povo, mas Sissi queria liberdade e fugir de todos os protocolos impostos pela Corte Vienense.
?????????
? A história nos traz um pouco dessa vida, dos amores platônicos, das perdas familiares, questões políticas, mas Sissi sempre encarou muito bem essas situações, apesar de nunca estar satisfeita. Mas o ápice da sua tristeza foi quando seu filho Rudolf morre e ela sente uma culpa imensa por não ter ajudado ele quando necessitava.
?????????
? A autora coloca de uma forma emocionante seus últimos momentos, de deixar lágrimas escorrerem em nossos rostos. Sissi morreu do dia 10 de setembro de 1898, em Genebra.
?????????
?A princípio eu estava quase desistindo; Pensei que jamais conseguiria suportar. Mas, apesar de tudo, eu suportei...Só não me pergunte como.?
Citação de Heinrich Heine mantida sobre a escrivaninha de Sissi

Uiara.Marcossi 18/05/2018

Excelente!
E quando vc lê o livro todo sem pretensões nenhuma e se descobre apaixonada pela história e pelo personagem? Pois é... ainda mais que nem imaginava que tratava-se de ficção histórica, ou seja, a ligação dos fatos e os detalhes são ficção, mas os personagens e boa parte da história realmente aconteceu...
A fraqueza de Sissi e a constatação de que dinheiro e poder não trazem felicidade nos levam num belo romance, em que o final não é o esperado...

Nati Amend @livrosdanati 13/01/2018

A história de uma imperatriz sufocada por sua vida...
"- Minha Rainha. - (...) Andrássy sempre usava o título húngaro de "rainha", em vez do austríaco "imperatriz". Ela pertencia ao país dele. Sissi amava isso."

Elisabeth von Bayern, ou a Imperatriz Elisabeth da Áustria-Hungria, era considerada a mulher mais linda do mundo. Com uma vida regada à deslumbramento, bailes, jantares finos e muita riqueza, qualquer um poderia considerá-la uma mulher de sorte. Mas Sissi queria mais!

Baseada em fatos reais e em pesquisas da autora, esta obra de Allison Pataki traz a história de uma Imperatriz que marcou época e que até hoje desperta fascínio entre muitos, mesmo que expondo toda a sua solidão.

Sufocada pelo casamento com o Imperador Franz Joseph, Sissi abominava a vida na corte, repleta de inveja e de protocolos reais. E para fugir dessa realidade, costumava fazer longas viagens ao campo, onde cavalgava com tranquilidade e matinha relacionamentos fora do matrimônio arranjado.

"Você sabe que eu te amo. Já tentei não amar. Nós dois tentamos, mas algumas coisas simplesmente são maiores do que nós."

Só que a constante ausência da Imperatriz começou a virar alvo de fofocas e a ser mal vista pelo povo austríaco causando, mais tarde, sua reclusão social.

Com uma narrativa que se destaca entre os demais livros do gênero, esta leitura revela não apenas o descontentamento e as paixões de Sissi, como também insere um outro protagonista importante em sua trajetória: seu assassino. Uma história real, com um triste desfecho e que, ao longo dos capítulos, foi se tornando cada vez mais angustiante!

De todos os Romances Históricos que já li, este é um dos meus preferidos e que ainda não tinha resenhado aqui para vocês. Indico a leitura a todos os apaixonados por este gênero literário e que gostem de biografias contadas de uma forma mais lúdica.

site: https://www.instagram.com/p/BdyCoywAuM4/?taken-by=livrosdanati