Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Maurício 17/04/2019

Sensacionalista
Bom, na minha humilde opinião, achei o livro sensacionalista ele chega dá agonia pois esse é o intuído dele é quebrar paradigmas. Porém nem tudo você deve acreditar nele. Não tenho muito o que dizer ... Só peço que tenham cuidado antes de sair falando coisas que estão nesse livro.

Thales 12/03/2012

Fuga da mesmice
Este livro nos leva a realidade da historia de nosso país. Ao ler você descobre que tudo que aprendeu na escola serve apenas para passar em concursos e vestibulares uma vez que a história do país é totalmente diferente. Recomendo fortemente este livro para aqueles que querem se libertar das mentiras e mesmices.

ViihCamargo 21/03/2012

Totalmente Incorreto Mesmo
Acredito que o livro traga informações interessantes a respeito da história do Brasil não vistas na escola. No entanto, seu ponto de vista não pode ser levado a sério, pelo modo como manipula os dados que apresenta. Ele te faz acreditar que, por exemplo, os índios não foram exterminados pelos portugueses. Em termos genéticos, não mesmo. O fato é que ele deixa de lado a cultura vigente hoje, que, com certeza, é a europeia. Portanto, por mais que eu não aconselhe, se alguém estiver interessado em ler este suposto Guia, leia-o com olhos críticos e inalienáveis.

Natalia (Vitória) Sousa 30/03/2021

Um pouco sobre momentos e nomes importantes da história do Brasil.
Livro no estilo jornalístico, desmentindo histórias consideradas por muitos como fatos irrefutáveis.
isamoreeuw 04/04/2021minha estante
Só devem tomar cuidado porque muito do que ele escreve é baseado em fontes não confiáveis! Como historiadora esse livro acaba sendo um desserviço pra gente.

Arthursgf 28/06/2012

Parcialidade proposital
Muito se critica de que o autor para desmistificar certos acontecimentos foi tendencioso só que pelo lado oposto. Mas o autor deixa claro logo no começo do livro e ainda sugere para quem estiver interessado ter uma visão imparcial para "balancear" a historia que é contada hoje com a que ele conta.
O que o autor se propôs a fazer ele fez bem.

Gleidson 26/08/2012

Um livro para quem aceita opiniões divergentes e quer pensar sobre a Nossa História e suas controvérsias.
É estranho ver uma versão tão diferente da que crescemos ouvindo nas escolas. Contudo, vale salientar, que muito do que este livro fala faz sentido. Além de fazer sentido (poderia ser apenas teorias da conspiração) ele traz fontes.

Evidentemente que, principalmente pessoas que gostam de história, não vão gostar desse livro por ser um choque muito grande as opiniões formadas. O principal motivo disso é ele bater de frente com a versão de coitadinhos para índios e negros e mostrar as virtudes do Império e da ditadura. Que sim, tiveram seus méritos, por exemplo o índice de criminalidade caiu bastante.

A ótica que ele joga sobre o comunismo é muito boa, pois explicando o comunismo como uma religião mostra exatamente o que ocorre até hoje: os ditos intelectuais de esquerda não aceitam que pessoas pensem diferentes dele, quando o fazem são chamados de alienados pela mídia ou coisa do tipo. A democracia, ou os ideais políticos só são justos quando é para eles. Mas na maioria dos países comunistas/socialistas (digo a maioria pra não dizer todos) os governantes não passam de ditadores que tem tudo que querem e o povo passa por situações miseráveis. E o único pais que sofreu embargo foi Cuba.

Em suma, o livro dá um choque pois bate de frente com ideias e pensamentos já enraizados, mas mesmo que você não concorde com tudo, deve ler pois o fará pensar bastante e verá que boa parte (no meu caso quase tudo) escrito lá faz sentido.

Recomendo.

Luís Fernando 24/08/2013minha estante
Não só os intelectuais de esquerda não permitem discordar, os de direita também. Tente discordar do autor do livro para ver do que ele te chama. Afirmar que um regime ditatorial diminui o número de crimes devia ser um crime. Já parou para pensar que nesses regimes os dados são omitidos e contados conforme quem está no poder quer? E que ninguém que discorda pode ir lá verificar se os dados estão corretos? Aliás, você sabia que a maioria das fontes sobre a ditadura estão guardada e proibidas sob lei de serem mexidas até hoje?
Coitadismo de índio? Vá ser escravizado e excluído da sociedade para ver o que acontece contigo, você não terá direito nem a sua própria vida.

Carol 12/09/2019

História sem um autor historiador
Em História, assim como em outras áreas de pesquisa, não há neutralidade. Esse livro é um exemplo dessa ausência de neutralidade. O autor não é formado em História, é jornalista por formação, o que mostra diferenças quanto à forma de pesquisa e escrita - não consigo dar muito crédito em textos sobre História, escrito por quem não é formado na área; seria o mesmo que um engenheiro tentando fazer uma cirurgia, por exemplo (aqui cabe outras comparações do gênero).
O texto realmente faz provocações, como informa o texto de orelha do livro, mas boa parte dessas provocações não acrescenta em nada à questão de estimular a reflexão histórica. A única parte que eu salvo desse texto refere-se ao capítulo sobre a Guerra do Paraguai - Solano Lopes não era uma pessoa com a sanidade em dia para decidir entrar em um conflito contra Brasil e Argentina.

Matheus.Vieira 23/02/2020

Conhecendo o outro lado da história.
Tendo em vista o confronto de idéias através da apresentação de um lado histórico brasileiro diferente daquele que estamos habituados a ouvir, o jornalista Leandro Narloch evidencia em sua obra assuntos extremamente polêmicos e intrigantes acerca da história do Brasil e de seus respectivos personagens populares considerados popularmente como ícones nacionais.
O livro nos proporciona uma boa leitura, onde desenvolve o senso crítico nas pessoas e prende a atenção do leitor. Todavia os únicos defeitos que o mesmo apresenta, é a contradição em determinados aspectos e alguns "exageros" (que são visíveis para quem ler) do escritor ao expor as notícias e expectativas narradas no texto.

shinju__ 14/01/2022

Eu fiquei pasma com a quantidade de coisas sobre a história do Brasil que me contaram errado na escola.

O ensino brasileiro é horrível no sentido de não falar a verdade, ou só falar o que beneficia professores e secretários da educação, quem sai perdendo somos nós achando que estamos aprendendo história e estamos sendo manipulados.

Recomendo demais pra todo mundo que queira refazer sua visão sobre a história do Brasil e sobre a história de heróis brasileiros que não são tão heróis como nos foram apresentados.

Muito bom mesmo.
Thiago Franci Souza 23/04/2022minha estante
O problema que o autor afirma sem nenhuma fonte fidedigna, como ele mesmo disse em entrevista muito do que foi dito nesse livro foram criações dele, não é história, logo não dá pra levar a sério como história, mas sim como uma simples estória.

shinju__ 23/04/2022minha estante
????????

Fabrício Goulart 07/06/2015

Ainda parcial
O autor tenta contrabalancear com uma opinião diferente dos livros de história. Em parte, consegue, pois fornece uma leitura fora do convencional, com um texto bastante atraente.
Há dois grandes problemas, contudo. O primeiro deles é que deixa transparecer a parcialidade que tanto critica no "politicamente correto". Sua opinião ideológica é bastante clara - e nem é preciso saber que foi repórter de Veja. Ao final do livro, por exemplo, chega a quase celebrar a ditadura, mesmo que admita ter havido exageros no período.
O segundo erro - e mais alarmante - é a falta de fontes confiáveis e que deem mais embasamento aos argumentos. Em determinados trechos, apenas uma pessoa sustenta a desconstrução histórica, enquanto todas as outras são jogadas na fogueira.

LaiseM 06/11/2012

Contém muitas informações e questionamentos relevantes, mas, ao começar a lidar com ideologias políticas, o negócio desanda. Eu não sou maniqueísta, e provavelmente me encaixaria como "centro". Não tenho propriedade para analisar a qualidade de tantas fontes,mas a tendenciosidade em relação aos ideais e personagens de esquerda é gritante. Critica tanto a visão histórica 'preto no branco' e fez 'branco no preto'. Guia "Politicamente Incorreto", taí uma verdade. Quem quiser que te compre por inteiro.

Pablo.Ravel 05/06/2020

É hora de conhecermos os dois lados da nossa própria história
Estaríamos nós sendo enganos sobre a história da nossa própria pátria? Estaríamos nós sendo obrigados a acreditar em um passado distorcido? Estariam as escolas realmente no sec. XXI?
Já dizia o grande profeta/poeta Raul Seixas que "não existe verdade absoluta" e Leandro Narloch ao escrever O guia politicamente incorreto da história do Brasil" mostra isso na prática ao falar sobre a história do nosso país, Narloch derruba mitos populares e nos mostra que tudo sobre o Brasil que é nos passado na escola é apenas um resumo incompleto da realidade, alimentando o espirito critico dos leitores e fazendo-os perceber que o politicamente correto dito como verdade, é apenas a ponta do iceberg.
A obra aborda temas recorrentes, mas mostrando o todo podem parecer um insulto à história tão linda e perfeita que nos é contada. Nos é apresentado o índios que desmatava muito, os negros que tinham escravos, a comprovação de que Santos Dumont não inventou o avião, e que sobre os desfiles das escolas de samba ter uma raiz fascista, mas, tudo isso é escrito com tamanha sutileza que a obra se torna algo leve, divertido, e mesmo assim critico a ponto de mudar o pensamento daqueles que leem a obra.
Com temas de nosso interesse e com uma acidez magnificamente doce "O guia politicamente correto da história do Brasil" é uma obra necessária para todos aqueles que buscam mais e que pretendem entender a história por completo analisando os dois lados, lendo o guia somos postos na condição de juiz para decidirmos em o que realmente acreditar. E não aceitar aquilo que nos é vomitado em salas de aula sobre a história desse belo país nos obrigando a aceitar tudo como verdade.

site: www.instagram/quer_que_eu_resenhe

Renata 01/05/2020

Ruim
Terminei porque não consigo deixar um livro sem terminá-lo, mas está claro que o autor quer sobressair a ideia dele sobre os fatos, onde muita coisa acredito não ser a verdade de fato.

Lucas 26/01/2013

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
Narloch é um jornalista com pouco conhecimento histórico. Tenta desmascarar a farça de ideias politicamente corretas mas só faz o famoso Ctrl C + Ctrl V de obras de verdadeiros historiadores. Ele acha que está desconstruindo o politicamente correto relatando coisas como: a feijoada não é brasileira, Santos Dummont não inventou o avião). Deveria ser um livro de curiosidade - até leitura fácil ele tem - e não se vestir de livro de pesquisa. Me valeu para não comprar outros livros dele, que são feitos para vender (fútil) mas esse em especial não vale a pena comprar.