O Limpador de Quintais

O Limpador de Quintais Afonso Celso Brandão de Sá

Resenhas - O Limpador de Quintais

Maria 10/03/2018

Resenha: O Limpador de Quintais
Oii Gente! hoje trouxe para vocês a resenha de um livro ótimo, que mudou minha forma de pensar e viver, um livro cheio de ensinamentos bonitos, e o livro é O Limpador de Quintais

Antonio José era operário de construção civil, era um pedreiro muito bom, trabalhador, além da esposa, tinha seis filhos para alimentar e cuidar, moravam em um barraco de 1°.

Em um dia um engenheiro avisa para ele que a obra iria parar pela metade, ficar sem emprego para ele não seria algo tão preocupante, já que era muito bom no que fazia, mas um homem tão simples não conseguia mais arrumar emprego, a sua mulher ficava preocupada, pois tinha filhos para alimentar.

Sua família era muito religiosa, acreditava em Deus e que um dia tudo iria ficar melhor em relação a condição financeira, mas com tudo isso de Antonio não arranjar emprego, acaba se tornando em um mal, não ia mais a missa, brigava com sua esposa e com os seus filhos diariamente

Ele era um homem completamente inocente quanto as maldades da vida, agora, António José dos Santos, desempregado, ex-operário de construção civil, tinha se transformado em um traficante, não querendo ou nem sabendo, começou a se envolver com pessoas que não conhecia e levava pacotes em lugares em troca de dinheiro alto, mesmo sem saber o que era e sem entender o que levava todo dia em casas diferentes, era inocente demais.

'' A tragédia se abateu sobre aquela família de forma brusca, inesperada, como toda tragédia ''
Perder boa parte da família para o mal era algo inesperado, talvez dolorido, agora, os três irmãos, sim, três, os que sobraram. Depois de tanta tragédia teriam que se ajeitar, procurar uma casa e viver do pouco, mas a família era desunida.

O filho mais novo, o Dudu, teria que encarar o mundo e viver como podia, morar em rua não era uma tarefa fácil, mas quando se crê em algo e quer muito, tudo pode mudar.

'' Moço, posso limpar seu quintal? ''

Foi assim que Dudu cresceu na vida, se tornar um grande pastor, depois de tudo o que viveu e aprendeu, foi troféu em sua vida.

Amei demais esse livro, me deixou de boca aberta no tamanho da bela história que esse livro traz, O Limpador de Quintais é um livro repleto de ensinamentos reais, uma história de amor, perdas, recomeços de luta, nos mostra realmente o caminho da luta e da paz no coração de uma criança quase sem futuro.

O livro foi escrito pelo autor Afonso Celso Brandão de Sá, com uma escrita adorável, de fácil entendimento, que trouxe essa maravilhosa história e claro, o conteúdo muito bom. O livro foi publicado pela Editora Chiado, amei a diagramação e a edição em si, apesar da capa não ser muito bonita.

Recomendo muito esse livro para vocês! espero que toque a alma de cada um como tocou a minha, uma história muito linda!

site: Blog Febre de Livro: http://febredelivro.blogspot.com.br/

.....4 28/12/2017

o livro vai contar história de Dudu que mora com sua família em um barraco com seus pais e seus irmãos.

Seu pai seu Antonio homem trabalhador sempre à procura de um serviço alguns de seus filhos trabalhavam só mais novo Dudu e Nazaré que ficavam em casa.

Tudo ia bem para aquela família até que um dia Até que a obra de seu Antônio trabalhava demitiu todos os funcionários e se viu sem emprego e sem conseguir sustentar sua família.
Um belo dia sentado numa praça,um rapaz ofereceu um serviços a seu Antônio, entregar um pacote, como gostava de trabalhar em sala precisando na sua inocência aceito o serviço e foi muito bem pago como nunca perguntou o que era apenas entregar os pacotes e receber seu dinheiro não sabia onde estava se metendo. um tempo depois foi preso e mesmo assim desculpa e acabou morrendo.

"A dor faz esquecer a dor"

Os dias foram passando e tragédia atrás de tragédia aconteceu naquela família o pequeno do resolveu fugir de casa. Quem foi vice na rua passou por maus bocados, Até que foi para o reformatório.

Será que sua vida vai mudar?

Emily.fonseca 19/09/2017

O livro narrado em terceira pessoa nos apresenta a família Santos, que vivem na favela chamada Esperança. Seu Antônio, "chefe" da família de 6 filhos, acabara de perder seu emprego de "pedreiro", assim a fome e a pobreza tomam conta da família, nem mesmo o dinheiro de sua mulher e sua filha, que vinha da lavagem de roupas para fora estava resolvendo a triste situação da família. Porém, mesmo com a miséria tomando conta, eles não perdiam uma só missa do Padre Dico, que era amigo da família, e torcia para que todos aquelas crianças e jovens tivessem um ótimo futuro..

?Entendia que se você tinha tudo o que queria, era feliz, mesmo se o "tudo" fosse tão pouco."

Seus filhos eram: Toninho era o filho mais velho, com 20 anos, este trabalhava junto ao seu pai. Pedro com seus 17 anos era flanelinha. Augusto possuia apenas 14 anos, mas já aprendia a profissão de pedreiro com seu pai e irmão mais velho. Tereza de 11 anos, era a que ajudava sua mãe com as roupas. Dudu o qual o livro vai contar a história tinha apenas 8 anos, amava as partidas de futebol e o campinho onde eram sediadas era seu melhor amigo o garoto acreditava que o mesmo lhe dava conselhos, Dudu cuidava de sua irmãzinha mais nova de 5 anos, à Nazaré..

?Ás vezes é preciso que uma coisa ruim aconteça às pessoas para que passem a dar valor às coisas pequenas."

Seus Antônio desesperado com a fome batendo a sua porta, entre em uma procura frenética ppor emprego, mas com a crise que o país enfrenta, nada achou, assim desolado o homem se dirige até uma certa praça, onde encontra um rapaz com uma ótima proposta, Antônio apenas teria que entregar e buscar encomendas, em troca de muito dinheiro. O pai de família já ouvira falar sobre tráfico, mas acreditava que era uma realidade muito distante, mal sabia ele,que por sua desinformação estava se envolvendo em um caminho sem volta..

?Afinal um pouco de quase nada, é sempre pouco e o pouco para quem não tem quase nada, é muito."

A família estava muito feliz com o dinheiro retornando à suas mãos, porém uma série de tragédias estava preste a acontecer.
Depois de toda a dura realidade, Dudu se vê forçado a sair de casa, e principalmente de seu mundinho de fantasia, se vê só, morando na rua, sem ter o que comer, até conhecer Tiago, um garoto um poco mais novo, porém acostumado com a dura realidade de milhares de pessoa. assim o mais novo auxilia Dudu em como se virar sozinho nesse perigoso mundo que é a rua..

?O vazio fica em companhia de uma saudade que nunca vai passar."

O livro apesar de forte, trás consigo uma linguagem leve e de fácil entendimento. Apesar do gênero ser ficção, o tema tratado é a mais pura realidade, coisas que para muitos pode parecer distante, ou até outra realidade, mas que está bem a nossa frente, contudo preferimos fechar nossos olhos para isto e talvez viver em nosso mundinho fantástico igual nosso protagonista vivia.

?Na verdade, para aquele menino, cada dia era vivido como uma vitória conseguida. A ele bastava viver."

Esta é uma obra a qual senti um certo alívio ao ler suas últimas linhas, pois já estava com aquela dor no peito com tudo que estava acontecendo, porém o autor consegue nos mostrar que a vida, pode dar mil voltas, mudar infinitamente, pois não temos controle sobre o que irá acontecer..

?De que vale a um homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?"

Nena 25/08/2017

A história da família Santos, pai, mãe e seis filhos q vivem na favela Esperança, subúrbio do Pará. Tragédias sociais, assassinatos, descaso, dor, sofrimento, pobreza, drogas, desamparo, luta, amor, superação... Achei um pouco exagerado o rumo q o autor deu a família, mas não deixa de ser o retrato de uma sociedade quase sempre ignorada. Livro de cunho religioso (não sabia, só descobri lendo), voltado para todos os públicos, mas em especial para adeptos do catolicismo. Além da história da família Souza, o autor narra um pouco sobre o Círio de Nazaré, a vida de um seminarista e sua introdução ao celibato e alguns santos católicos.

Isa - @livros_em_mente 08/08/2017

{Resenha} O limpador de quintais - Afonso Celso B. De Sá. (Blog Livros em Mente).
?Na verdade, o homem não tinha porque pensar de forma diferente. Entendia que se você tinha tudo o que queria, era feliz, mesmo se o ?tudo? fosse tão pouco.?

Dudu era uma criança feliz, pobre, mas feliz. Morava com sua mãe ?D° Lucília?, seu pai ?Seu Antônio? e mais cinco irmãos. Nenhum deles estudava, pois tinham que ajudar em casa desde de cedo.

Seu pai e seu irmão mais velho eram operários de obra (pedreiro e ajudante). Sua mãe lavava roupas para fora, e os outros irmãos faziam algum bico. Só que o país atravessava uma crise de desemprego enorme e todos estavam perdendo seus empregos, inclusive a família de Dudu. O que já não era bom, ficou ainda pior.

?O tempo foi passando e, como gostam de dizer os especialistas, Antônio ficou, definitivamente, ?fora do mercado de trabalho?. Perdeu a sua ?empregabilidade?.

As coisas começaram a entrar nos eixos, menos para Seu Antônio, que não conseguia arrumar emprego de maneira alguma, por conta da idade avançada. Até que um ?rapaz? lhe deu um emprego de entregar encomendas, mal sabia ele que esse serviço era ?tráfico de drogas?, Seu Antônio era homem do interior que não tinha noção e maldade nenhuma, não foi difícil enganá-lo.

Com pouco tempo o pai de Dudu foi preso e acabou morrendo na prisão, as coisas ruins não paravam de acontecer e sua irmã mais nova morreu de turbeculose e logo depois sua mãe e irmã foram assassinadas na sua frente. Dudu não contou a ninguém como elas morreram, mas gravou o rosto dos assassinos, ele iria se vingar de qualquer maneira.

?[?] Naquele momento já estava decidido a procurar a vingança por todos os modos que lhe estivessem ao alcance. [?]?

A vida não estava nada fácil pra esse menino, agora os irmãos o maltravam e Dudu resolveu fugir de casa, ?viver na rua seria melhor? pensava ele. E por um tempo até que foi, ele conheceu Tiago, um menino um ano mais novo que ele, também morador de rua, mas com o tempo as coisas só foram piorando.

?Dudu tinha agora doze anos e Tiago onze, mas não eram mais crianças. A vida ensinava rápido demais e, muitas vezes, não era pelo melhor método.?

Dudu tinha um caminho a seguir, mas só ele poderia decidir o caminho bom, ou o ruim. Deus já estava fazendo a sua parte.

? ? Porque, mesmo Ele nos mostrando o bom caminho, deixou-nos a liberdade para escolher qualquer um e, se nós escolhemos o caminho errado, então vamos ter dificuldade e encontrar pessoas más.?

?O Limpador de Quintais? é um livro extremamente tocante, emocionante, triste e lindo. Ele é realista. Chorei horrores lendo ele, o coitado do Dudu sofre muito, a família toda na verdade sofre.

?[?] Talvez lhes coubesse a mínima parcela, vez que era a própria sociedade que os empurrava na direção do crime, pelas circunstâncias de miséria e humilhações porque sempre passaram.?

Como o Afonso mesmo deixa claro na sinopse, é uma história de vários de nós. O que se passa nesse livro acontece no mundo, todos os dias, com muitas famílias. O desemprego faz com que fiquem sem comida, passem necessidade, tira o sossego e sonhos de muitos.

?- Será que Deus sabe que eu existo?

? Claro. Ele sabe da existência de todos nós e sempre nos mostra o caminho certo para seguir.

? Por que, então, acontecem as coisas ruins com a gente??

A humilhação, falta de condições, falta de estudo, falta de igualdade, faz com que muitos de nossos jovens entrem pro mundo das drogas, da bandidagem, das ruas. O ser humano mesmo prejudica o outro, quando não te da uma chance na vida, a sociedade está muito pobre de espírito, de solidariedade, de alma.

?De que vale a um homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma??

Faça sua parte hoje, para no dia de amanhã termos jovens/adultos de bem.

Um livro narrado em terceira pessoa, com uma escrita leve e de fácil compreensão. Afonso nos mostra a triste realidade do mundo, e que sempre há um caminho a seguir, basta fazer as escolhas certas ou erradas. Isso, depende unicamente de você.

?Então Pedro se aproximou dele e disse ?Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?? Respondeu Jesus: ?Não digo até sete vezes, mas até sententa vezes sete?.?

Beijinhos e até a próxima!!!

Da uma passadinha lá no blog!

Link: http://www.livrosemmente.WordPress.com

João Victor - @sigamoslivros 11/06/2017

RESENHA - no instagram @livro.os.life
?RESENHA?

? 4,5/5?
? 157 Páginas
? Afonso Selso
? Género Drama (Super hiper mega dramático)
? Chiado Editora

O Limpador de Quintais nos apresenta a vida de 'seu' Antônio, um trabalhador honesto que atua na área da construção civil, dona Lucília, lavadeira de roupas e seus seis filhos, nenhum deles frequentam a escola e todos eles já sentem a necessidade de trabalhar, sendo que alguns já trabalham. A história é ambientada na favela Esperança. Essa história não é um relato de um fato, mas poderia ser facilmente.

Essa história se passa em um momento de crise econômica, na qual resulta na demissão de seu Antônio e seu filho mais velho que trabalha com ele. Mas o que irá fazer essa família de oito integrantes que agora tem seu matriarca desempregado? Seu Antônio, num certo momento de reflexão na Praça Central de sua cidade, inesperadamente, recebe o convite para um "trampo", tal convite era para que ele fizesse uma entrega, porém tem seu remetente desconhecido por seu Antônio, mas isso não importava mais quando ele vê o quanto de dinheiro ele recebe por esse serviço. E com isso ele volta àquela praça constantemente para tentar arranjar mais entregas como aquela, e o resultado não poderia ser outro - seu Antônio é preso por tráfico.

Acha que o drama dessa família pobre acaba por aí? Haha, não mesmo! Sofrimentos constantes é impresso sobre essa família que nada mais queria do quê ter um pão para se alimentar. Mas um de seus filhos tenta mudar essa situação. Agora para saber se ele obtém sucesso ou não, é necessário a leitura dessa obra, adianto que dois fatores serão importantes para a obtenção do sucesso do filho mais novo de seu Antônio: o conhecimento e principalmente a fé.

No início do livro terão acontecimentos bem dramáticos e de revoltar o leitor, mas a medida que a história é contada e toma outros rumos, os dramas vão se amenizando, porém não se tornam inexistente. Esse livro tem um ponto muito positivo que é a apresentação de uma sociedade diferente da que estamos acostumados e que muitas vezes nem damos atenção, que são os moradores de rua. Poucos se perguntam o porquê deles estarem ali, e o que fazer para mudar tal ponto.

Uma ótima indicação de leitura para aqueles que gostam de ver novos pontos da sociedade, para aqueles que pretendem abranger seus conhecimentos de mundo e para aqueles da religião catolica, pois o livro traz algumas curiosidades - mas também para aqueles de qualquer religião.

BDL 15/05/2017

O limpador de Quintais
RESENHA:
⭐O limpador de quintais de Afonso Celso Brandão de sá ⭐
Conta uma triste realidade do povo brasileiro, "seu" Antônio, um pedreiro de classe inferior, luta a cada dia para levar um pouco de alimento para casa. Por serem obrigados a irem trabalhar desde cedo, nem ele e nem seus 6 filhos Toninho, Pedro, Augusto, Teresa, Dudu e Nazaré sabem ler ou escrever, alguns ainda conseguem se virar.
O que me despertou mais a atenção nessa família, foi a humildade que eles tem e a gratidão pelas pequenas coisas. Por terem uma classe mais inferior não sobra muito dinheiro para as outras coisas e o querido arroz e feijão são diários, sem nada muito luxuoso.
Mas como eu disse no começo da resenha o livro traz uma triste realidade do povo brasileiro, o desemprego começa a cercar a família do "Seu" Antônio, e para quem já não tem muito, numa crise dessas torna as coisas impossíveis.
Foi quando "Seu" Antônio todo inocente, arranja um "trampo" muito vantajoso, só precisa entregar uns pacotes para alguns cara e pronto, uma baita de uma grana caia direto nas suas mãos, mas "Seu" Antônio nem imaginava que os pacotes que ele entregava podia fazer ele ser preso.
Esse livro é daqueles livros que a história além de te prender acaba te fazendo pensar milhões de coisas.
se eu gostei? Não, mas amei. Por que foi simplesmente uma experiência nova, um livro que retrata nossa realidade, que tem uma história que te prende e ainda por cima te faz pensar sobre milhares de coisas ❤
Ahhh, e sobre o resto da história. Só lendo para saber 😌

Marcela @ler_sim_ler_sempre 23/04/2017

Simplesmente tocante e real
Havia lido uma resenha desse livro e logo quis conhecer. .
🔺Sr Antonio, pai de Toninho, Pedro, Augusto, Teresa, Dudu e Nazaré. Trabalhador da construção civil, analfabeto e morador da “Favela Esperança”. 🔺É nesse contexto que somos inseridos na vida dessa família pobre, porém unida e feliz. 🔺Mas Sr Antonio acaba perdendo o emprego e por inocência se envolve com pessoas do tráfico de drogas. E toda sua família, a partir dali, se desfaz.
. (...) todos nós erramos, mas é muito importante que reconheçamos nossos erros, nos arrependamos e nunca mais façamos coisas erradas novamente (...) .
🔺Em alguns momentos tive que parar a leitura para respirar. Porque é uma tragédia atrás da outra. Porem os rumos da historia vão mudando e no fim podemos ver uma luz no caminho. 🔺Um livro bem escrito, com uma linguagem de fácil entendimento. E com uma riqueza de detalhes em relação a lugares e situações descritas.
🔺Uma leitura que te arranca da sua zona de conforto e te transporta pra realidade de muitos, nesse país com tanta disparidade social. Com uma narrativa que se desenvolve em dois pontos. .
▪️A realidade do NÃO, que trás contigo a marginalização e o abandono. .
▪️E a realidade do SIM, da solidariedade.
Que pode trazer um futuro promissor e de esperanças. .
🔺Com a mensagem que podemos seguir em frente, basta encontrar pessoas de caráter e de fé em nosso caminho. E que com uma simples conversa ou uma Mão estendida pode-se abrir nosso horizonte para uma realidade jamais sonhada. .
🔺Mas que, sobretudo a solidariedade e o perdão nos levam ao caminho da felicidade e da paz. .
🔺Terminei esse livro aos prantos. Porque vi todo o caminho percorrido pelo nosso personagem principal e de todas as dificuldades que passou. 🔺Onde em muitos momentos quis abraçá-lo e protegê-lo, mas que no fim pude fechar a ultima pagina com o coração leve. .
✨Que sejamos essa Mão estendida a quem precisa.
✨Que sejamos solidários àqueles que têm menos. .

@ler_sim_ler_sempre

site: https://www.instagram.com/p/BTNJBEgFw1d/?taken-by=ler_sim_ler_sempre

FanaticaPorLivro 04/03/2017

O limpador de quintais
A história narrada se inicia com o retrato de uma família que mesmo em meio a toda pobreza que os rodeia sabiam ser felizes e viver em harmonia. Um casal juntamente com seus 6 filhos tinha suas horas de prazer assistindo a novela ao anoitecer e com sábados repletos de alegria no campinho do futebol.

"Entendia que se você tinha tudo o que queria, era feliz, mesmo se o 'tudo' fosse tão pouco."

Antônio era operário na construção civil, e sempre que a obra na qual trabalhava estava prestes a acabar, já tratava logo de encontrar outro serviço, e assim nunca lhe faltava emprego. Até que um dia uma crise atinge o país, e o desemprego começa afetar inúmeros cidadãos, tendo como os mais prejudicados pessoas como Antônio.

"A situação difícil porque passava o país era culpa de uma política malvada do governo que privilegiava os mais ricos em prejuízo dos mais pobres."

O drama do desemprego traz consigo o fim desses dias felizes, e a família de Antônio se vê entrelaçada em uma rede de infortúnios que tira a harmonia da casa, e problemas que antes passavam despercebidos passam a incomodar e a gerar conflitos entre o casal.

Várias tragédias assolam a família, provocando sua desestruturação e colocando-a em um caminho sem volta. Em meio a tudo isso, o caçula Dudu acaba indo morar na rua, e com apenas 11 anos vai ter que se virar em meio a uma vida que não "poupa" ninguém.

"Dudu não percebeu, mas, em tão pouco tempo de vida nas ruas da cidade, seu comportamento tinha mudado muito. O seu coração havia endurecido e estava deixando de ser criança numa velocidade espantosa."

O limpador de quintais é uma história que se repete em milhares de famílias brasileiras que são abandonadas a própria sorte e tem suas necessidades muitas vezes ignoradas pelo Estado.

Um livro cheio de reviravoltas, envolvente e que te prende até a última página. Afonso tratou de vários problemas com tamanha sensibilidade que é impossível não se chocar com uma realidade que está a nossa volta, mas que constantemente passa despercebida.

Suka - Pensamentos & Opiniões 03/03/2017

No inicio do livro seremos apresentados a família de Antônio José dos Santos, uma família pobre que mora num barraco, com sua esposa e seus seis filhos.
"Seu" Antônio era um homem batalhador, não parava, sempre a procura de um serviço. Alguns de seus filhos trabalhavam, só o mais novo Dudu e Nazaré que ficavam em casa.
Tudo ia bem para aquela família, até que um dia a obra que "Seu" Antônio trabalhava demitiu a todos e ele se viu sem emprego e sem consegui sustentar sua família.
Num belo dia, sentado numa praça, um rapaz ofereceu a ele um serviço, entregar um pacote, como gostava de trabalhar e estava precisando, na sua inocência aceitou o serviço e foi muito bem pago, como nunca perguntou o que era apenas entregava os pacotes e recebia seu dinheiro, não sabia onde estava se metendo, um tempo depois foi preso, mesmo sem ter culpa e acabou morrendo.
Os dias foram passando e tragédias, atrás de tragédias acontecia aquela família. O pequeno Dudu resolveu fugir de casa, apesar da ajuda que recebia do Padre Dico, Dudu passou a viver nas ruas e foi lá que aprendeu muitas coisas e passou por maus bucados, mas não era isso que ele queria para si, então após fugir do reformatório, sua vida mudou novamente.
Se foi pra melhor ou pra pior só lendo o livro rsrsrs

site: www.suka-p.blogspot.com

Blog com V 16/02/2017

Resenha – O limpador de quintais
Narrando a história de um garoto que sofre com a pobreza e a violência ao seu redor, Afonso apresenta as consequências de uma sociedade injusta e a perda da inocência, algo tão corriqueiro e presente nos dias atuais mas ainda tão pouco explorado dessa forma crua. O enredo não conta com eufemismos num geral, sendo assim, é uma leitura pesada, com o objetivo de trazer a realidade de uma pobre família, que apesar das boas intenções e princípios caiu na artimanha terrível do destino.

A linguagem ora cotidiana ora formal carrega consigo a adequação das falas dentro do contexto em que estão inseridas, as gírias são apontadas entre aspas e o enredo se desenrola de modo simples, e embora isso significa que qualquer um consiga ler, não significa que todos devem ler. Menciono isso porque é necessário, a meu ver, uma compreensão e sensibilidade acerca de algo que pode não estar no seu dia a dia, porém, isso não torna a situação inexistente.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/02/16/o-limpador-de-quintais/

Evandro.Atraentemente 08/11/2016

O Limpador de Quintais
O Limpador de Quintais de Afonso Celso Brandão de Sá, foi lançado em agosto de 2016 pela Chiado Editora. O enredo, embora traga personagens fictícios, é baseado em estórias reais. A família Santos vivia em um barraco na Favela Esperança. Mesmo sendo muito pobres, cada um ajudava da forma que podia. Eram felizes e como bons católicos, não perdiam uma missa do Padre Dico aos domingos.

Parece que quando se tem pouco é mais fácil dar-se alguma coisa. Afinal, um pouco de quase nada, é sempre pouco e o pouco para quem não tem nada, é muito.

Seu Antônio era Pedreiro, profissão que ensinou ao filho Toninho de 20 anos; já Pedro de 17, era flanelinha e ajudava muito em casa; Augusto, 14 anos, também já seguia os passos do pai; Tereza de 11 anos auxiliava a mãe Dª Lucília nos trabalhos de casa e na lavagem de roupa "pra fora"; e Dudu de oito, já cuidava da irmãzinha Nazaré com 5 anos.

A dor faz esquecer a dor.

O vazio fica em companhia de uma saudade que nunca vai passar.

O livro tem como foco a estória de Dudu. Um menino calado que, em sua infância, tinha como melhores amigos o Campinho de Futebol e a velha Mangueira, com quem trocava confidências. A crise no país era uma das maiores da história e acabou afetando a vida da família de Seu Antônio. Mas esse era apenas o início de uma mudança drástica na vida daquele garoto.

A tragédia se abateu sobre aquela família de forma brusca, inesperada, como toda tragédia.

Acompanhamos várias tragédias que atingem sua família, fazendo com que o menino perca subitamente a inocência da fantasia e mergulhe de cabeça em uma dura realidade. Sozinho no mundo, ele precisa lidar com a miséria e as injustiças. Ao lado de Tiago, um garoto de rua, Dudu conhece as drogas e a criminalidade. Agora, precisa vencer um sentimento ruim que carrega com ele e encontrar um caminho para sobreviver e superar suas dores.

Tiago parecia não se incomodar com nada. Na verdade, para aquele menino, cada dia era vivido como uma vitória conseguida. A ele bastava viver. Para Dudu isso não era suficiente. Era preciso também liberdade.

Além dos já citados, muitos outros personagens secundários são importantes no enredo, entre eles Seu Pedro, Careca, Bolão e Padre Lourenço.

Lembrou-se das palavras de padre Lourenço de que deveria aprender a perdoar. Isso, ele ainda não tinha aprendido a fazer.

Um dos pontos altos da estória é quando o menino, ao limpar o quintal de uma casa, conhece Oslec (experimente ler ao contrário - seria esse personagem baseado no próprio autor?!). Esse seria um momento decisivo na vida do menino. O Limpador de Quintais, mostra como um olhar diferenciado ou mesmo uma palavra pode ser importante para outra pessoa. Como um simples encontro pode selar um destino ou ajudar a encontrar dentro de toda escuridão uma luz que salvará uma vida. Afonso Celso Brandão de Sá fala sobre raiva e perdão, de como a violência, a injustiça, a miséria, a omissão e o descaso da sociedade pode afetar o ser humano.

O local tinha o seu "nome fantasia". Chamava-se "Fazenda Novo Caminho". Um belo nome para um ótimo objetivo, mas, na prática, não passava de um campo de concentração disfarçado.

O autor tem uma linguagem ágil, sem nenhuma enrolação. O livro é uma sequencia ininterrupta de acontecimentos, o que muitas vezes, deixou para mim a sensação de querer mais. Não por faltar algo ou ser incompleto, mas pela força e beleza que seus personagens carregam, o que me faz querer saber mais sobre cada um. É uma estória trágica, mas que traz a esperança de dias melhores e a superação de nossas próprias expectativas. O destino mostra sua força ao nos encantar com um desfecho emocionante.

Confiram AQUI a entrevista que o blog fez com o autor em julho desse ano (2016).

Às Vezes é preciso que uma coisa ruim aconteça às pessoas
para que passem a dar valor às coisas pequenas.

A vida ensinava rápido demais e, muitas vezes, não era pelo melhor método.

Será que Deus sabe que existo?

site: www.atraentemente.com.br

Bi Faria 03/11/2016

Gostei muito da capa, me parece uma luz no final do túnel.
A história é bem sofrida, me tocou profundamente, e sabe quando você lê com os olhos marejados, foi assim do início ao fim. E gostei bastante, porque é um livro que mexe com a cabeça e com o coração. E como disse o autor "Esta é a história de muitos de nós."
O menino Dudu por força da miséria, da pobreza, da injustiça, da violência, do descaso e da omissão de quem deveria tomar providências pelo povo esteve bem perto da perdição. Teve uma infância sem amparo. Estudar pra que? Viu o que mais de ruim o ser humano pode fazer, viveu nas ruas, passou fome... levou muita pancada da vida. Mas nesse caminho onde as chances de se ter um futuro diferente eram mínimas, Dudu é aconselhado por um desconhecido (Oslec, como disse o menino, nome esquisito, mas uma alma bondosa em sua caminhada) que lhe mostra luz, paz e um novo caminho. Dudu encontrará seu caminho? Sem ódio no coração por tudo que viveu e por todas as pessoas que o maltrataram ao longo da vida.
A história também é de amor, de luta, de paz, de desespero e o mais importante, de perseverança. Um coração cheio de amor e respeito pode elevar o ser humano além... e encontrar a felicidade. "A vida ensinava rápido demais e, muitas vezes, não era pelo melhor método." "Dudu entendeu que Jesus Cristo tinha sido pobre como ele e que isso não o tinha impedido de ser tão importante." "De que vale a um homem ganhar o mundo inteiro se perder sua alma? Disse Inácio de Loyola." "... lembre-se, perdoe sempre aqueles que o ofenderem e só faça aos outros aquilo que desejar que lhe façam. E não esqueça também de amar aqueles que o ofendem." Afonso Celso Sá