Verissimas

Verissimas Luis Fernando Verissimo




Resenhas -


30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Alê | @alexandrejjr 05/06/2020

Curto, rápido e divertido

Sou fã confesso. A obra de Luis Fernando Verissimo faz parte da minha vida escolar e particular desde os 12 anos. Li centenas das milhares de crônicas publicadas com a assinatura dele (e devo ter lido algumas que ele não assinou também, faz parte). Portanto, sinto-me apto para escrever que "Verissimas" é um livro fraco. Veja: fraco, não desprezível.

Essa antologia reúne uma espécie de dicionário com verbetes que percorrem todo o alfabeto, um convite ao que a mente de Verissimo já soltou por aí em livros e entrevistas. É por esse detalhe, pequeno mas importante, que essa obra será melhor apreciada pelos "iniciados" no autor. O grande deleite aqui é conhecer os aforismos de Verissimo sobre os assuntos mais inusitados, o que garante boas risadas na maior parte do tempo. Além disso, a edição conta com alguns de seus desenhos, ponto muito positivo.

Livro leve, uma boa indicação para encaixar com outras leituras mais exigentes - principalmente em tempos de pandemia global. À luz de outra antologia de outro mestre do pensamento brasileiro, falo de "A bíblia do caos", de Millôr Fernandes, esse "Verissimas" parece menor. Valeu a gratuidade (tive acesso ao e-book em uma ação da Cia. das Letras que disponibilizou títulos do seu acervo para os leitores enfrentarem a quarentena que, no momento em que escrevi estes parágrafos, ainda estava em vigor, pelo menos em Porto Alegre).
comentários(0)comente



Maíra Marques 02/06/2020

É uma seleção de trechos do autor relacionados a vários verbetes, em algo semelhante a um glossário. Permite boas risadas, mas ler as obras é outra coisa. É interessante para uma leitura intercalada com outros livros. Para quem já conhece as obras do autor, pode ser divertido tentar descobrir de que obra é o trecho.
comentários(0)comente



Celso.Mirim 24/05/2020

Divertido
Livro com várias frases e citações do veríssimo. Bom livro para se ler físico e não digital.
comentários(0)comente



Carol 22/05/2020

Uma leitura leve, boa para dar uma distraída. Algumas frases divertidas outras nem tanto.
comentários(0)comente



Larissa 11/05/2020

Compilado
Leitura de termos, não acho que seja a melhor obra do autor.
comentários(0)comente



Lara2206 07/05/2020

Pensei que fosse melhor
É bem dizer um dicionário feito com o ponto de vista do Luís Fernando Veríssimo e algumas sátiras.
Bem choquinho
comentários(0)comente



Sidnei 04/05/2020

Verissimas...
Leitura extremamente fácil!!! Na verdade, leitura gostosa demais. Verissímo, sendo ele mesmo!!!
comentários(0)comente



Mi_lendo23 23/04/2020

Veríssimo
Veríssimo é leve, é inteligente, é engraçado. Não espere um livro de crônicas (meu preferido). São excertos retirados de livros e entrevistas. São leves, inteligentes, engraçados.
comentários(0)comente



João Lucas 06/04/2020

Gosto muito do que o Luis Fernando Veríssimo escreve, mas não entendi o motivo da criação desse livro.
comentários(0)comente



Laurita Blasius 04/04/2020

O livro se trata de uma compilação em formato semelhante ao dos dicionários, com frases oriundas de diversas obras do autor. A forma como foi escrito deixou, ao menos para mim, a leitura massante. Porém, revela as sacadas do autor sobre temas diversos que são realmente inteligentes, interessantes e cômicas também.
comentários(0)comente



Bruna.Adenice 30/03/2020

Divertido
Bom, o livro traz excertos de textos já publicados pelo autor. Como não poderia ser diferente, traz boas doses de humor e retrata o cotidiano das pessoas de forma impecável. É um livro extremamente curto que dá para ler tranquilamente em menos de um dia.
comentários(0)comente



Luan Henriques 28/03/2020

O Luis Fernando Veríssimo deve ser um dos autores brasileiros que eu mais li na vida. Grande parte por ter sempre uma sacada genial pra algum assunto. O texto inteiro pode estar horrível, mas cai ter um momento que a sacada genial dele vai aparecer.
Daí esse livro é uma reunião de várias dessas sacadas. Uma ou outra pode até decepcionar, mas com certeza vai ser uma leitura fácil, divertida e, por que não, sarcástica ??
comentários(0)comente



José 16/09/2017

A inteligência resiste
Ótimo. Melhor leitura de avião dos últimos tempos. Verissimo é sensacional. Capaz de lhe fazer pensar sorrindo. A inteligência no Brasil resiste. No humor, mas resiste.
comentários(0)comente



Gabriel 16/03/2017

Verissimo é genial, mas ler esse livro foi como assistir milhões de trailers/spoilers de seus textos: muita menção, mas nada inteiro. Não foi divertido como ler uma crônica ou livro inteiro dele...
comentários(0)comente



Luis 26/12/2016

Genialidade em pílulas
Há um velho paradigma literário que coloca em prateleiras opostas qualidade e legibilidade. Muitos autores dinamitaram essa teoria com louvor. Luis Fernando Veríssimo talvez tenha sido o mais bem sucedido entre eles.
“Ver!ssimas- Frases, reflexões e sacadas sobre quase tudo” (Objetiva, 2016), assim mesmo, com o insight da exclamação no lugar do primeiro i, é um baita showroom das inúmeras facetas, todas geniais, do filho de seu Érico. Nascido da dedicação do fã e também escritor Marcelo Dunlop, que, desde a infância, juntava as inúmeras contribuições do autor em jornais e revistas, o volume é uma coletânea irresistível que destaca a fina ironia de Veríssimo em alguns dos textos mais sofisticados da produção brasileira atual. Sofisticados e simples, vide o grande apelo de Veríssimo entre o público em geral, muitos não acostumados ao universo dos livros e, em especial, aos jovens leitores que o idolatram. Não por acaso, suas obras são algumas das mais adotadas em escolas de todo o país.
O título é organizado como se fosse uma enciclopédia, onde os termos elencados em ordem alfabética são pontuados pelas hilárias e inteligentíssimas definições do torcedor mais ilustre do Internacional. Eis algumas : Amor-Desejo que nada aconteça ao nosso amor, principalmente ter amor por outro; Desejo- Vou morrer sem realizar o meu grande sonho : não morrer nunca; Gigolô- Sou um gigolô das palavras, vivo às suas custas; Jornal- às vezes a única coisa verdadeira num jornal é a data.
Além dessas pérolas, a edição também abre espaço para o talento de Veríssimo como cartunista, evidenciado ao longo de décadas, principalmente quando da publicação de suas famosas “cobrinhas” ou do detetive Ed Mort, imortalizado no cinema por Paulo Betti.
Estrela maior da Objetiva, o livro, tido como o grande acontecimento desses 80 anos do autor, completados em 26 de setembro, conta com um acabamento caprichado, que, embora em brochura, foi impresso em papel colorido de alta qualidade. Tratamento vip.
Todos esses predicados, aliados à organização e à simplicidade da escrita de LFV, fazem da obra uma leitura rápida e prazerosa que, em poucas linhas, traz ao leitor ondas de elegância e encantamento, embrulhadas em um humor fenomenal.
É notória a timidez do autor, mas a publicação de ‘Ver!ssimas” foi algo tão relevante que Luis Fernando saiu de seu bunker gaúcho para um périplo pelas principais cidades brasileiras a fim de badalar o lançamento. No Rio, o evento ocorreu no dia 11 de outubro, na Travessa de Ipanema. Estive lá. Cheguei ao final, quando o autor já se levantava da mesa e havia guardado o carimbo que utilizava em tais ocasiões (Laurentino Gomes é outro que faz uso do carimbo). Gentilmente, pegou o carimbo de volta, e, além de registrar a estampa no meu volume (“Um abraço com carinho”) me cumprimentou e ainda pousou para uma foto. Ganhei o dia.
Mais recentemente, quando comecei a leitura, pude perceber que faltava um pequeno pedaço da parte superior da última página. Não tinha reparado nesse detalhe no dia, mas, pensando melhor, foi como se algum leitor mais afoito, não satisfeito em devorar as máximas Veríssimas, resolveu apreciar o livro dessa vez sem metáforas.
Fez bem. Trata-se de um banquete de iguarias finas. Manjar dos deuses.

comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR