Verissimas

Verissimas Luis Fernando Verissimo

Resenhas -

Lavi 10/04/2023

??
Esse escritor todo mundo deveria conhecer.
Desde muito nova leio os livros dele, principalmente os Comédias para se Ler na Escola.
Com o tempo, percebemos o quanto a escrita dele é crítica, quem tiver a oportunidade de ler qualquer coisa escrita por ele, leia.

Sammara 20/11/2022

Um excelente entretenimento.
Através de crônicas e textos nos conhecemos mais de Luis Fernando Verissimo, meu primeiro contato com o autor e amei.

Waleria.Araujo 14/03/2022

Não prende o leior
Tem coisas engraçadas e umas verdades cruas mas a maior parte é política e criticas com o Brasil.
Pra mim, ficou cansativo.

Fernanda de Lima 13/04/2021

Veríssimas
Livro muito bom pra passar o tempo, é como se fosse um dicionário, só que os significados são trechos de obras do Veríssimo

Carol.Cuofano 11/04/2021

Um livro ok
Aqui temos uma seleção de frases e definições sobre vários assuntos, especialmente futebol, política e vida cotidiana.

Laísa 29/03/2021

O livro é um grande dicionário de crônicas do LFV. Engraçado, crítico, inteligente e besta, algumas vezes. Um bom livro para passar o tempo e para ler de forma despretensiosa.
Confesso que não gostei muito, mas eu não sou gosto de crônicas. Estou tentando melhorar isso.

Daniel 18/03/2021

Sem humor
Não percebo humor neste livro, é tudo tão chato e sem graça, além que achei varias partes preconceituosas e ofensivas.
Não leria novamente, não recomendo

Elineuza.Crescencio 15/03/2021

Divertido e diferente
Tema: Leituras de Março 2021 (4)

Título: Veríssimas.
Autor: Luis Fernando Veríssimo
País: Brasil
Páginas: 224
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 15/03/2021
Editora Objetiva RJ 2016

O Autor
Um dos mais sofisticados e ao mesmo tempo mais populares autores brasileiros.
Filho de outro grande autor nacional: Érico Veríssimo.
Nasceu em Porto Alegre em 1936.
Criador de tipos marcantes como: O analista de Bagé, Família Brasil, As cobras.
Tem livros publicados em cerca de quinze países.

A Obra
Muito diferente o que está contido nesta obra. Em forma de dicionário, os verbetes nela contidos nos levam a uma reflexão quanto a cultura brasileira de forma lúdica e ao mesmo tempo crítica.
Há caricaturas e charges bem engraçadas feitas pelo próprio autor.

Considerações

1. A leitura é leve e ao mesmo tempo conduz à reflexão.
2. Recomendo pelo bom humor contido na obra.
3. Sempre li do autor as crônicas.

Priscila 19/12/2020

Algumas sacadas são incríveis, mas outras não fazem muito sentido. Mas vale uma leitura!

lamarchatropical 12/11/2020

Dicionário Veríssimo
É como ler um dicionário à la Veríssimo, bem-humorado e também exagerado. Não faz o meu estilo, pois os verbetes desconexos não me faziam querer continuar, mas o último dos culpados é o autor, afinal, dentro do contexto das obras, esses fragmentos devem ter um sentido bem mais interessante. Esse foi o primeiro livro que li dele, por isso, assumo a minha culpa e irei buscar obras completas.

Cremonezi 16/08/2020

Não indicaria
Leva-se muito tempo na leitura e ao fim você julga que valia mais a pena ler Veríssimo diretamente, a explicação dos vernáculos nem sempre é interessante ou engraçada.

Guilherme.Oliveira 01/07/2020

"O termo 'kafkaniano' já perdeu qualquer contato com a literatura que lhe deu origem e é usado por gente que nem sabe quem foi Kafka - o que não deixa de ser meio kafkaniano".

Ótima leitura.
Bem divertida para ler em doses homeopáticas.

Sol 12/06/2020

Ótimo
Para espairecer e ter em mãos um dicionário à moda Verissimo

Alê | @alexandrejjr 05/06/2020

Curto, rápido e divertido

Sou fã confesso. A obra de Luis Fernando Verissimo faz parte da minha vida escolar e particular desde os 12 anos. Li centenas das milhares de crônicas publicadas com a assinatura dele (e devo ter lido algumas que ele não assinou também, faz parte). Portanto, sinto-me apto para escrever que "Verissimas" é um livro fraco. Veja: fraco, não desprezível.

Essa antologia reúne uma espécie de dicionário com verbetes que percorrem todo o alfabeto, um convite ao que a mente de Verissimo já soltou por aí em livros e entrevistas. É por esse detalhe, pequeno mas importante, que essa obra será melhor apreciada pelos "iniciados" no autor. O grande deleite aqui é conhecer os aforismos de Verissimo sobre os assuntos mais inusitados, o que garante boas risadas na maior parte do tempo. Além disso, a edição conta com alguns de seus desenhos, ponto muito positivo.

Livro leve, uma boa indicação para encaixar com outras leituras mais exigentes - principalmente em tempos de pandemia global. À luz de outra antologia de outro mestre do pensamento brasileiro, falo de "A bíblia do caos", de Millôr Fernandes, esse "Verissimas" parece menor. Valeu a gratuidade (tive acesso ao e-book em uma ação da Cia. das Letras que disponibilizou títulos do seu acervo para os leitores enfrentarem a quarentena que, no momento em que escrevi estes parágrafos, ainda estava em vigor, pelo menos em Porto Alegre).