Verissimas

Verissimas Luis Fernando Verissimo

Resenhas -

Sol 12/06/2020

Ótimo
Para espairecer e ter em mãos um dicionário à moda Verissimo

Carol.Cuofano 11/04/2021

Um livro ok
Aqui temos uma seleção de frases e definições sobre vários assuntos, especialmente futebol, política e vida cotidiana.

Waleria.Araujo 14/03/2022

Não prende o leior
Tem coisas engraçadas e umas verdades cruas mas a maior parte é política e criticas com o Brasil.
Pra mim, ficou cansativo.

Laísa 29/03/2021

O livro é um grande dicionário de crônicas do LFV. Engraçado, crítico, inteligente e besta, algumas vezes. Um bom livro para passar o tempo e para ler de forma despretensiosa.
Confesso que não gostei muito, mas eu não sou gosto de crônicas. Estou tentando melhorar isso.

Daniel 18/03/2021

Sem humor
Não percebo humor neste livro, é tudo tão chato e sem graça, além que achei varias partes preconceituosas e ofensivas.
Não leria novamente, não recomendo

Biblioteca Álvaro Guerra 12/06/2024

O livro que você está procurando é “Verissimas: Frases, reflexões e sacadas sobre quase tudo”. Escrito por Luis Fernando Verissimo, essa antologia reúne pérolas de sabedoria e humor extraídas de toda a obra do autor. São cerca de oitocentos verbetes, ou “Verissimas”, organizados em ordem alfabética. Além disso, a coletânea inclui cartuns raros do próprio Verissimo. Se você aprecia humor sintético e reflexões inteligentes, esse livro pode ser uma ótima escolha!

Alguns leitores já avaliaram positivamente o livro, destacando o fino humor do autor. Se você gosta desse gênero, pode ser uma leitura prazerosa e divertida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788547000196

Priscila 19/12/2020

Algumas sacadas são incríveis, mas outras não fazem muito sentido. Mas vale uma leitura!

Cremonezi 16/08/2020

Não indicaria
Leva-se muito tempo na leitura e ao fim você julga que valia mais a pena ler Veríssimo diretamente, a explicação dos vernáculos nem sempre é interessante ou engraçada.

Lara2206 07/05/2020

Pensei que fosse melhor
É bem dizer um dicionário feito com o ponto de vista do Luís Fernando Veríssimo e algumas sátiras.
Bem choquinho

João Lucas 06/04/2020

Gosto muito do que o Luis Fernando Veríssimo escreve, mas não entendi o motivo da criação desse livro.

Luan Henriques 28/03/2020

O Luis Fernando Veríssimo deve ser um dos autores brasileiros que eu mais li na vida. Grande parte por ter sempre uma sacada genial pra algum assunto. O texto inteiro pode estar horrível, mas cai ter um momento que a sacada genial dele vai aparecer.
Daí esse livro é uma reunião de várias dessas sacadas. Uma ou outra pode até decepcionar, mas com certeza vai ser uma leitura fácil, divertida e, por que não, sarcástica ??

Luis 26/12/2016

Genialidade em pílulas
Há um velho paradigma literário que coloca em prateleiras opostas qualidade e legibilidade. Muitos autores dinamitaram essa teoria com louvor. Luis Fernando Veríssimo talvez tenha sido o mais bem sucedido entre eles.
“Ver!ssimas- Frases, reflexões e sacadas sobre quase tudo” (Objetiva, 2016), assim mesmo, com o insight da exclamação no lugar do primeiro i, é um baita showroom das inúmeras facetas, todas geniais, do filho de seu Érico. Nascido da dedicação do fã e também escritor Marcelo Dunlop, que, desde a infância, juntava as inúmeras contribuições do autor em jornais e revistas, o volume é uma coletânea irresistível que destaca a fina ironia de Veríssimo em alguns dos textos mais sofisticados da produção brasileira atual. Sofisticados e simples, vide o grande apelo de Veríssimo entre o público em geral, muitos não acostumados ao universo dos livros e, em especial, aos jovens leitores que o idolatram. Não por acaso, suas obras são algumas das mais adotadas em escolas de todo o país.
O título é organizado como se fosse uma enciclopédia, onde os termos elencados em ordem alfabética são pontuados pelas hilárias e inteligentíssimas definições do torcedor mais ilustre do Internacional. Eis algumas : Amor-Desejo que nada aconteça ao nosso amor, principalmente ter amor por outro; Desejo- Vou morrer sem realizar o meu grande sonho : não morrer nunca; Gigolô- Sou um gigolô das palavras, vivo às suas custas; Jornal- às vezes a única coisa verdadeira num jornal é a data.
Além dessas pérolas, a edição também abre espaço para o talento de Veríssimo como cartunista, evidenciado ao longo de décadas, principalmente quando da publicação de suas famosas “cobrinhas” ou do detetive Ed Mort, imortalizado no cinema por Paulo Betti.
Estrela maior da Objetiva, o livro, tido como o grande acontecimento desses 80 anos do autor, completados em 26 de setembro, conta com um acabamento caprichado, que, embora em brochura, foi impresso em papel colorido de alta qualidade. Tratamento vip.
Todos esses predicados, aliados à organização e à simplicidade da escrita de LFV, fazem da obra uma leitura rápida e prazerosa que, em poucas linhas, traz ao leitor ondas de elegância e encantamento, embrulhadas em um humor fenomenal.
É notória a timidez do autor, mas a publicação de ‘Ver!ssimas” foi algo tão relevante que Luis Fernando saiu de seu bunker gaúcho para um périplo pelas principais cidades brasileiras a fim de badalar o lançamento. No Rio, o evento ocorreu no dia 11 de outubro, na Travessa de Ipanema. Estive lá. Cheguei ao final, quando o autor já se levantava da mesa e havia guardado o carimbo que utilizava em tais ocasiões (Laurentino Gomes é outro que faz uso do carimbo). Gentilmente, pegou o carimbo de volta, e, além de registrar a estampa no meu volume (“Um abraço com carinho”) me cumprimentou e ainda pousou para uma foto. Ganhei o dia.
Mais recentemente, quando comecei a leitura, pude perceber que faltava um pequeno pedaço da parte superior da última página. Não tinha reparado nesse detalhe no dia, mas, pensando melhor, foi como se algum leitor mais afoito, não satisfeito em devorar as máximas Veríssimas, resolveu apreciar o livro dessa vez sem metáforas.
Fez bem. Trata-se de um banquete de iguarias finas. Manjar dos deuses.

Celso.Mirim 24/05/2020

Divertido
Livro com várias frases e citações do veríssimo. Bom livro para se ler físico e não digital.

José 16/09/2017

A inteligência resiste
Ótimo. Melhor leitura de avião dos últimos tempos. Verissimo é sensacional. Capaz de lhe fazer pensar sorrindo. A inteligência no Brasil resiste. No humor, mas resiste.

Gabriel 16/03/2017

Verissimo é genial, mas ler esse livro foi como assistir milhões de trailers/spoilers de seus textos: muita menção, mas nada inteiro. Não foi divertido como ler uma crônica ou livro inteiro dele...