Educar na Curiosidade

Educar na Curiosidade Catherine L'Ecuyer

Resenhas -

Caroline Gurgel 12/03/2021

Para sermos pacientes e bons observadores
Em ‘Educar na curiosidade’, Catherine L’Ecuyer fala, essencialmente, que devemos parar, observar e ser pacientes, para conseguirmos ter a sensibilidade necessária para entender as necessidades de nossos filhos.

No início do livro, a ideia de que estímulos podem ser prejudiciais para nossos filhos parece um pouco confusa, contudo, a autora logo deixa claro que fala das telas, dos video games, de uma vida cheia de barulho e informação desnecessária, ou seja, dos superestímulos.

Fala da importância de não antecipar etapas e de deixar que a curiosidade da criança pequena seja o motor para seu aprendizado. Contudo, ressalta que uma criança não se educa sozinha, é preciso lhe dar limites e uma estrutura mínima e segura, algo que chama de ‘caos controlado’, para suas descobertas.

L’Ecuyer fala da importância do contato com a natureza, de observar o ritmo lento de um caracol ou do crescimento de uma planta, de nunca cair no excesso e no consumismo, de ensinar a criança a esperar e desejar algo. Fala que é preciso dizer não até o fim, sem ceder; que criança precisa de carinho, de mais tempo em família, de menos barulho e de mais silêncio.

O capítulo em que fala sobre Beleza - a expressão da bondade e da verdade - é, a meu ver, o mais interessante. Devemos cercar nossas crianças de Beleza, com B maiúsculo mesmo, enriquecer suas vidas com o que há de melhor e protegê-las daquilo que não as convém. É preciso, no entanto, ter cuidado para não cair no artificial e no forçado. O artificial não tem beleza, e se não a tem, não serve para nossos filhos.

Como saber se estamos antecipando etapas e superestimulando nossos filhos? Como saber se estamos oferecendo-lhes toda a Beleza da qual necessitam e protegendo-lhes da vulgaridade e mediocridade? A autora diz que é preciso sensibilidade. Para isso, devemos aprender a ouvir, observar, ser paciente, prestar atenção às necessidades das crianças e jamais buscar modelos ou fórmulas prontas.

“A beleza não faz feliz a quem a possui, e sim a quem possa amá-la e adorá-la.” (Hermann Hesse) Que saibamos, portanto, ensiná-las a apreciar toda a beleza que as cercam.

site: @historiasdepapel_

Gabriel.Anjos 25/02/2020

Livro bom, mas inicial
Um livro introdutório sobre a importância de respeitar o ritmo da criança e o deslumbramento com o mundo como parte do método educativo.

Danielle.Almeida 17/08/2020

Essencial para todos os pais.
Um livro excelente para conscientizar-nos sobre como estamos hiperestimulando os nosso filhos e quais as consequências disso tudo. A autora fala sobre o que seja a curiosidade infantil e como ela é necessária para o bom desenvolvimento da criança. Sobre como nós estamos pulando ou até matando essa fase de desenvolvimento infantil e os resultados desastrosos de não deixar que a criança desenvolva no seu devido tempo no ambiente corrreto e com respeito as suas necessidades individuais. L'Ecuyer demonstra como a Beleza, expressão visível do Bem e da Verdade, deve fazer parte do ambiente em que a criança está inserida e como o culto ao feísmo tem afetado o imaginário infantil.

Camilla 29/12/2020

Apenas leiam.
Um divisor de águas,bem recomendado para pais com filhos na primeira infância.

Layana 09/09/2020

Ótimo começo..
Livro muito bom pra nos fazer refletir sobre a falsa ideia de que criança precisa de muitos estímulos para se desenvolver acima da média. O livro fala bastante sobre respeitar o ritmo da criança e eu marquei várias passagens e frases que quero levar pra vida!

Rafael.Assumpcao 12/03/2021

Um importante primeiro passo na educação infantil
Este livro tem como enfoque o incentivo (e, se necessário, o resgate) da curiosidade como motor natural do desenvolvimento das crianças desde os primeiros meses de vida.

Está dividido em duas partes. Na primeira parte, a autora investiga a origem dos problemas de aprendizado e o comportamento cada vez mais tedioso e desestimulado dos alunos, enquanto na segunda parte, ela tem uma abordagem mais prática, desenvolvendo em maior profundidade as ideias discutidas na primeira parte e sua relação com o mundo real.

Uma das coisas que mais chama a atenção logo no início do livro é a descrição de "educação do espetáculo", onde escolas e professores parecem ter cada vez mais que se esforçar para conseguir migalhas de atenção de seus alunos. Tudo isso devido à hiperestimulação a que as crianças são submetidas desde os primeiros meses, com vídeos, músicas, jogos, entre outros, sempre em excesso e de forma desorganizada.

Traçando uma analogia com um caso de dependência química, a criança precisa então de estímulos cada vez maiores para conseguir se manter entretida.
Esse estímulos "de fora pra dentro", acabam por suprimir a curiosidade e impedir a criança de sustentar sua própria motivação em explorar e compreender o mundo à sua volta.

Somado a isto, temos as metodologias tradicionais das escolas, onde todos os alunos são submetidos a "metas de aprendizado" e passam a ter estímulos mecânicos na esperança de que alcancem a "média" desejada, tirando de cena toda a individualidade e potencial único de cada criança.

Liberdade, estabelecimento de limites, respeito do ritmo individual e preservação da infância como ela deve ser, estão entre as ideias que são abordadas e desenvolvidas para permitir que tenhamos uma visão clara daquilo que realmente pode beneficiar nossos filhos em sua jornada de conhecimento e autoconhecimento.

Em conclusão, é um livro que me ajudou muito, expandiu minha percepção sobre o prejuízo causado pelo excesso de estímulos e me fez sentir mais preparado e seguro para seguir guiando minhas filhas e atuando como apoiador e estimulador de seus potenciais individuais.
No entanto, é um livro muito mais voltado à reflexão. A maior parte dos pais terminará a leitura e se sentirão "à deriva", sem saber ao certo como reavaliar a educação de seus filhos.

Carolina 13/03/2021

Leitura essencial!!!
?Educar na curiosidade não é superproteger a criança, podando-a como um bonsai para evitar seu crescimento..., é deixá-la crescer no seu ritmo, dando a ela aquilo de que precisa e protegendo-a do que não lhe convém?

Leitura fácil e fluida que nos ajuda a ver o quão prejudicial é o excesso de estímulos para as crianças e como ?educar na curiosidade? faz diferença no seu desenvolvimento.

Bruna 24/10/2023

Bom, mas esperava mais
Eu geral achei o livro bom, mas ele aborda quase que 100% somente a parte teórica sobre educar sem utilizar telas e sem outras formas de super estímulos.

Eu estava esperando pelo menos uma pincelada da parte prática, mas não houve e a partir dos 75% a leitura fica muito cansativa e filosófica.

Achei super legal ter um embasamento sobre aquilo que eu já tinha convicção, mas acredito que as mães precisam também de uma ajuda na parte prática sobre como lidar com situações difíceis do dia a dia.

Lorena.Magno 15/06/2020

Ensinar na curiosidade
Sobre o livro ENSINAR NA CURIOSIDADE: segunda foi o fim desse livro incri?vel. Achei que seria um pouco cienti?fico e pedago?gico demais, mas pelo contra?rio, a leitura e? leve e dina?mica, seja pra quem tem filho ou para quem e? da a?rea da Educac?a?o.
O livro mostra a perspectiva atual da aprendizagem infantil, baseada hoje muito mais na tecnologia do que nos me?todos tradicionais de escrita, leitura e repetic?a?o.
Ale?m de tudo isso, mostra como a tecnologia faz com que crianc?as e adultos percam a curiosidade e o encantamento das coisas reais, deixando de aprender com o que realmente importa, pra TENTAR aprender com me?todos pouco eficientes apresentados pela tecnologia e pela mi?dia.
O livro deixa claro a nossa urge?ncia de querer aprender de forma superficial sobre tudo, buscando nos me?todos atuais de ?aprenda em 10 passos como educar seu filho? e de ?5 passos para ser mais feliz?, a aprendizagem ra?pida e ineficaz.

Vanessa1616 22/03/2021

Essencial
Livro muito bom, uma leitura leve que nos faz refletir bastante.
Indicado para todos quw possuem filhos, sobrinhos...

Marina.Faustino 31/01/2022

Livro essencial para os pais. Fala muito sobre a importância da infância e o quão ruim o uso de telas é para as crianças e adolescentes.

Polyana.Sousa 11/07/2020

Necessário para pais e educadores
Sou pedagoga e li no intuito de me aprofundar na educacao do meu filho. Mas alem disso, me fervilhou ideias para melhorar minha atuação tbm como profissional. Leitura necessária, linguagem simples e fluída!

LetAcia.Auxiliador 27/04/2022

Leitura bem interessante e envolvente. Faz-nos refletir sobre como as superestimulaçoes da atualidade podem estragar a infância dos nossos filhos.
Essencial para pais e educadores.

Ronan.Azarias 08/12/2020

Para pais e não só para professores
Este livro foi indicação de uma grande amiga. Acompanha o educando na realidade. Como pai de primeira viagem tem informações muito elucidativas que mostram a diversidade e a maravilha q é educar uma criança.