Educar na Curiosidade

Educar na Curiosidade Catherine L'Ecuyer

Resenhas -

Rafaella413 07/05/2024

Leitura imprescindível para pais
Todos os pais deveriam ler! Sejam atentos e intencionais na criação dos filhos!

O livro mostra a importância de uma criação atenta e presente e os malefícios reais na vida de crianças e adolescentes super estimulados pelas telas.

Fabricio.Macedo 20/04/2024

Todo humano nasce curioso. Curiosidade é mola propulsora. É essência. A vida é suas coisas nos levam a (des)caminhos que nos afastam e assim nos perdemos de nossa essência. Entender a criança como protagonista do seu processo de desenvolvimento é dar a mão a ela, é acolhê-la em sua liberdade, é apresentar o mundo e não mascará-lo.

Jahyne 07/02/2024

Livro incrível
Com uma linguagem simples, o livro nos faz questionar a maneira como criamos os nossos filhos, desde os brinquedos que compramos quanto nossa postura perante o "brincar". Recomendo!

Bruna 24/10/2023

Bom, mas esperava mais
Eu geral achei o livro bom, mas ele aborda quase que 100% somente a parte teórica sobre educar sem utilizar telas e sem outras formas de super estímulos.

Eu estava esperando pelo menos uma pincelada da parte prática, mas não houve e a partir dos 75% a leitura fica muito cansativa e filosófica.

Achei super legal ter um embasamento sobre aquilo que eu já tinha convicção, mas acredito que as mães precisam também de uma ajuda na parte prática sobre como lidar com situações difíceis do dia a dia.

Ana 28/07/2023

O que de verdade faz diferença no bom desenvolvimento da criança é a qualidade da relação que existe entre ela e a pessoa que cuida e que essa qualidade depende da sensibilidade dessa pessoa. Na medida em que a pessoa que cuida da criança tenha conhecimento e a sensibilidade para saber do que precisa ou não em cada momento, vamos indo bem.

Dani 08/07/2023

Tive um probleminha com expectativas
Me recomendaram o livro e criei um pouco de expectativas. Pra mim não agregou muito. Ressalto, pra mim, choveu no molhado. Mas o livro traz informações importantes sobre a criação, especialmente com relação a telas, o quão tóxicas são.

Elaine Miranda 01/06/2023

O melhor livro sobre Educação Infantil que li até aqui...
Escrito por Catherine L'Ecuyer , "Educar na Curiosidade" sem dúvida nenhuma foi o melhor livro sobre Educação Infantil que li até aqui.

Leitura fluida, repleta de significado e citações belíssimas, é aquele livro que você lê capítulo por capítulo para poder refletir um pouco antes de prosseguir.

Perfeito.
??

Fernanda 10/02/2023

A curiosidade é uma característica genuína de todo ser humano, e que se manifesta de maneira livre nas crianças. É ela que faz com encontremos respostas as perguntas mais simples.
O que muitas vezes acontece é que, nós adultos, acabamos tirando da criança essa oportunidade de manifestar a curiosidade.
Catherine L'Ecuyer fala de maneira simples, com uma leitura fácil, sobre como podemos e devemos "educar na curiosidade"

Gabriel 25/12/2022

Sensacional e urgente para os pais!
"Em cada criança, todas as coisas do mundo são feitas de novo e o Universo é posto de novo à prova"

Nesse livro podemos aprender o real significado de educar, não super-estimular nossos filhos e respeitar o ritmo de desenvolvimento de cada um, pra mim foi uma leitura essencial para criação do meu filho, espero seguir a risca os conselhos e dicas para que ele jamais perca a curiosidade, pois a curiosidade é contemplar a Beleza da vida, e infelizmente nós dias de hoje a humanidade está necessitada dessa vítima B.

Renata 12/10/2022

Importante e necessário
Leitura extremamente necessária aos pais e educadores nos dias atuais. O fato que as telas fazem mal a qualquer ser humano já é bem conhecido (ou deveria ser). O livro traz também o embasamento teórico do assunto e nos traz questões muito mais abrangentes a respeito das telas na infância.

Marianne.Bertora 30/09/2022

Leitura necessária a todos os pais e educadores.
Em ?Educar na curiosidade?, Catherine L?Ecuyer fala, essencialmente, que devemos parar, observar e ser pacientes, para conseguirmos ter a sensibilidade necessária para entender as necessidades de nossos filhos.

No início do livro, a ideia de que estímulos podem ser prejudiciais para nossos filhos parece um pouco confusa, contudo, a autora logo deixa claro que fala das telas, dos video games, de uma vida cheia de barulho e informação desnecessária, ou seja, dos superestímulos.

Fala da importância de não antecipar etapas e de deixar que a curiosidade da criança pequena seja o motor para seu aprendizado. Contudo, ressalta que uma criança não se educa sozinha, é preciso lhe dar limites e uma estrutura mínima e segura, algo que chama de ?caos controlado?, para suas descobertas.

L?Ecuyer fala da importância do contato com a natureza, de observar o ritmo lento de um caracol ou do crescimento de uma planta, de nunca cair no excesso e no consumismo, de ensinar a criança a esperar e desejar algo. Fala que é preciso dizer não até o fim, sem ceder; que criança precisa de carinho, de mais tempo em família, de menos barulho e de mais silêncio.

O capítulo em que fala sobre Beleza - a expressão da bondade e da verdade - é, a meu ver, o mais interessante. Devemos cercar nossas crianças de Beleza, com B maiúsculo mesmo, enriquecer suas vidas com o que há de melhor e protegê-las daquilo que não as convém. É preciso, no entanto, ter cuidado para não cair no artificial e no forçado. O artificial não tem beleza, e se não a tem, não serve para nossos filhos.

Como saber se estamos antecipando etapas e superestimulando nossos filhos? Como saber se estamos oferecendo-lhes toda a Beleza da qual necessitam e protegendo-lhes da vulgaridade e mediocridade? A autora diz que é preciso sensibilidade. Para isso, devemos aprender a ouvir, observar, ser paciente, prestar atenção às necessidades das crianças e jamais buscar modelos ou fórmulas prontas.

?A beleza não faz feliz a quem a possui, e sim a quem possa amá-la e adorá-la.? (Hermann Hesse) Que saibamos, portanto, ensiná-las a apreciar toda a beleza que as cercam.

Livia 27/06/2022

Prático e essencial
Uma leitura essencial para todos que lidam com crianças principalmente para entender como explorar seu potencial.
Leitura simples e prática para o dia a dia.

LetAcia.Auxiliador 27/04/2022

Leitura bem interessante e envolvente. Faz-nos refletir sobre como as superestimulaçoes da atualidade podem estragar a infância dos nossos filhos.
Essencial para pais e educadores.

Marina.Faustino 31/01/2022

Livro essencial para os pais. Fala muito sobre a importância da infância e o quão ruim o uso de telas é para as crianças e adolescentes.

Nathi Gudolle 29/06/2021

Ótimo
Um livro essencial para nos comunicarmos melhor com nossos filhos e conseguir entendê-los. Prático e direto.