101 Canções que Tocaram o Brasil

101 Canções que Tocaram o Brasil Nelson Motta

Resenhas -

Lua 13/06/2020

recomendo.
no auge dos meus 24 anos sentar e ler um livro poético sobre as músicas que marcaram o Brasil e o fizeram conhecido pelo mundo todo, é espetacular!
criei uma playlist na ordem que o livro apresenta as canções e estou amando descobrir composições que jamais imaginei conhecer.
É um ótimo livro. Recomendo.
Camila.Santos 24/08/2020minha estante
Pretendo fazer a mesma coisa!

Yuri.Albuquerque 20/05/2021minha estante
Se essa playlist tiver no spotify, compartilha comigo, por favor! ?

Vítor 22/11/2021minha estante
oi @Yuri já existe essa playlist no Spotify sim. Basta procurar 101 canções que tocaram o Brasil na pesquisa. Atualmente tem umas 3 ou 4 rs

ThelioFarias 04/12/2016

? Brasil movido a música
101 canções que marcaram o Brasil. Sambas, forró, jovem guarda, bossa nova, rock, pop, sertanejo, canções de protesto, bolero, enfim, um pouco de 101 grandes momentos da música brasileira.

Edson Camara 31/12/2016

uma jornada pela história musical brasileira
Nelson Motta nos brinda com uma jornada pela história musical brasileira desde Chiquinha Gonzaga com sua marchinha carnavalesca Ó Abre Alas até À procura da batida perfeita de Marcelo D2, são 101 músicas que marcaram nossa história em diversos momentos do Brasil, talvez não dê para se identificar com todas pessoalmente, como foi o meu caso, mas a grande maioria foi e as que não conheço corri para conhece-las. Recomendadíssimo para quem gosta de música brasileira de qualquer gênero. O Nelson Motta tem uma maneira toda especial de escrever e quem o conhece da TV consegue até ouvir sua voz em cada crônica. Vale a pena cada minuto investido na leitura deste livro que após deve ficar como material de consulta a qualquer tempo.

Raony 12/08/2017

Já me diagnostiquei com um sério problema de falta de foco, desde que terminei o mestrado. Como não tenho mais meta e prazos objetivamente definidos vejo meu tempo se esvaindo por aí. No fim do dia produzi nada que preste e sei lá pra onde foram as horas. Problemas da geração timeline.

Por exemplo.

Tava aqui no facebook, dai apareceu um livro recém-lançado pela FUNAG, sobre as relações Brasil-Ásia, fui ver o sumário e comecei a ler um artigo sobre a Coréia do Norte, lá pela sétima página ele cita um livro, um relato pessoal sobre a vida lá, paro pra procurar esse livro, no site que eu baixo livros tem esse outro do Nelson Motta, abandono tudo, começo a ler ele. E não paro mais. Felizmente, ainda tem uns momentos que captam a atenção e nos deixam vidrados.

Enfim, li tudo, de uma tacada. E cá estou recomeçando o ciclo. Recomendando um livro na internet, talvez ele dê início a outro ciclo de distrações para alguém que termine lendo, sei lá, sobre a construção de Brasília, ou talvez leiam ele mesmo. O Nelson Motta escrevendo sobre música é algo bonito de se ver, a música brasileira é algo bonito de se ouvir, os dois juntos, assim, deu bom. Recomendaria ler ao lado de uma playlist, mas sabe como é, distrações e tals.

Marvin.Cross 03/12/2017

Muitas curiosidades interessantes sobre diversas músicas populares brasileiras. Vale a leitura. Pena que só foram 101...

PAULINHO VELOSO 01/07/2019

101 de muitas músicas
Citação e comentários sobre 101 músicas que marcaram Nelson Motta. Um livro quase obrigatório pra quem gosta de boa música. Melhor : pra quem quer conhecer mais sobre a MELHOR cousa do Brasil, sua música popular !!!

Alberto 09/08/2019

Um bom passatempo
Bom passatempo sobre as canções brasileiras. Completo? Cento e uma canções é um número pequeno para a grandiosidade exuberante da produção nacional, mas Nelson Motta não esconde a falta de tantas outras primorosas harmonias.
Divertido como um encontro de amigos e um violão, cantarolando os itens dessa lista com nostalgia e graça, mas adicionando aquelas que fazem parte das nossas próprias listagens musicais.
Nem tudo é doce, há falta. Um pouco pela minha cabeça falha, sem memória mesmo, perdi-me na falta das letras, assim é preciso correr à internet para desfrutar o real sentido do texto. Graças à variedade de conteúdo do YouTube, podemos apreciar melhor a lista, mas na ausência do Wi-Fi, metade do gosto do poema se perde.
Temos aqui um bom companheiro para uma tarde de curiosidades musicais e prenúncio de boa música logo mais.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

Seguindo a linha dos livros da Coleção 101, Nelson Motta contará a história de 101 canções que, na sua concepção, foram o que de melhor produziu a Música Popular Brasileira. Imagine-se numa mesa de bar, com seus amigos e amigas, a ouvir Nelsinho Motta contar, com a riqueza de detalhes que só um dos maiores entendidos no assunto, a história íntima e surpreendente das maiores obras-primas da MPB. Entre as músicas escolhidas estão obras de Noel Rosa, Pixinguinha, Cartola, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Johnny Alf, Roberto Carlos, Paulinho da Viola... E tem Rita Lee, Lulu Santos, Legião Urbana, Tim Maia, Raul Seixas, e tantas outras.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556080127

Manu 26/02/2020

Excelente para os apaixonados por música!

Yvan 08/03/2020

Resumido
Bom resumo, esperava ter uma explicação maior das letras mas fala do contexto da canção de forma geral.

CarlosAoj 13/07/2020

Excelente pedida para quem quer conhecer mais sobre a nossa diversa música. Livro para se ler com calma, ouvindo música por música e se deliciando com seus contextos e histórias.

Túlio 29/07/2020

O bairrismo em forma de livro
Nelson Motta é um ótimo produtor musical, letrista, jornalista e escritor. Mas o seu bairrismo não evitou com que ele fizesse um livro recheado de bossa-nova, samba e tudo mais. O que é normal, já que são estilos musicais com raízes tupiniquins. O problema é que ele se apegou apenas a isso, e pior, apenas ao eixo RJ-SP. E nem falo a cidade maravilhosa inteira, e sim, a zona sul dela.

Ele até fala de músicas mineiras aqui, ali, poucas nordestinas, mas enfim. É como se de 101 músicas, pelo menos 75, se resumissem a RJ-SP.

Denize.Dias 31/08/2020

101, 202, 1001...
Descobri este livro vendo um documentário na TV a cabo (canal Curta, acho) e não resisti: fui lá na Amazon e comprei. Valeu a pena!
Mas o próprio autor diz no final: parecem ser infinitas as canções brasileiras que tocaram nosso corações, mentes, ouvidos...aproveitei as sugestões para criar mais duas playlists.

TaynA170 27/09/2020

Sobre música brasileira
Para aqueles que gostam de música ou de história.

Esse livro fala sobre a história de algumas das macias mais famosas do país.

Sermenho 02/01/2021

Achei o livro interessante e com boas histórias sobre as músicas, mas senti falta das letras das músicas e de um aprofundamento maior. De qualquer forma, é um bom passatempo