101 Canções que Tocaram o Brasil

101 Canções que Tocaram o Brasil Nelson Motta

Resenhas -

Lua 13/06/2020

recomendo.
no auge dos meus 24 anos sentar e ler um livro poético sobre as músicas que marcaram o Brasil e o fizeram conhecido pelo mundo todo, é espetacular!
criei uma playlist na ordem que o livro apresenta as canções e estou amando descobrir composições que jamais imaginei conhecer.
É um ótimo livro. Recomendo.
Camila.Santos 24/08/2020minha estante
Pretendo fazer a mesma coisa!

Yuri.Albuquerque 20/05/2021minha estante
Se essa playlist tiver no spotify, compartilha comigo, por favor! ?

Vítor 22/11/2021minha estante
oi @Yuri já existe essa playlist no Spotify sim. Basta procurar 101 canções que tocaram o Brasil na pesquisa. Atualmente tem umas 3 ou 4 rs

Felipe1503 23/02/2024

Viagem musical
Apertem os cintos, ligue o som e abra o livro porque a viagem musical vai começar.
Um livro gostoso de ler. Para conhecer um pouco da história musical do nosso país.

Uma dica: Pare em cada música para ouvi-la.

Mari 18/08/2021

Bem interessante
Ótimo livro para conhecer mais sobre a música brasileira, como essas músicas marcaram a nossa história e para entender como nossa história marcou a nossa música.

Raony 12/08/2017

Já me diagnostiquei com um sério problema de falta de foco, desde que terminei o mestrado. Como não tenho mais meta e prazos objetivamente definidos vejo meu tempo se esvaindo por aí. No fim do dia produzi nada que preste e sei lá pra onde foram as horas. Problemas da geração timeline.

Por exemplo.

Tava aqui no facebook, dai apareceu um livro recém-lançado pela FUNAG, sobre as relações Brasil-Ásia, fui ver o sumário e comecei a ler um artigo sobre a Coréia do Norte, lá pela sétima página ele cita um livro, um relato pessoal sobre a vida lá, paro pra procurar esse livro, no site que eu baixo livros tem esse outro do Nelson Motta, abandono tudo, começo a ler ele. E não paro mais. Felizmente, ainda tem uns momentos que captam a atenção e nos deixam vidrados.

Enfim, li tudo, de uma tacada. E cá estou recomeçando o ciclo. Recomendando um livro na internet, talvez ele dê início a outro ciclo de distrações para alguém que termine lendo, sei lá, sobre a construção de Brasília, ou talvez leiam ele mesmo. O Nelson Motta escrevendo sobre música é algo bonito de se ver, a música brasileira é algo bonito de se ouvir, os dois juntos, assim, deu bom. Recomendaria ler ao lado de uma playlist, mas sabe como é, distrações e tals.

Edu Carvalho 13/05/2021

Excepcional!
A riqueza cultural que este livro tem é extraordinária! Dei 4 estrelas pelo simples motivo pessoal de acreditar que caberiam algumas músicas nessa lista que não foram incluídas. Se tornou um dos meus favoritos porque eu amo música e porque ele me trouxa algumas canções de presente, que eu ainda não conhecia e que se tornaram hinos para mim logo na primeira vez que ouvi. Super indico esse livro! Como foi maravilhoso fazer esse passeio musical, conhecer e relembrar tantas musicalidades pelo nosso Brasil afora!

Luccas.Soares 13/03/2021

Uma experiência que fiz, apesar de conhecer várias das canções citadas, foi escutar elas enquanto lia suas histórias.

Concordo com Nelson, que no final diz que se cada um for fazer sua própria lista das 101 canções será como uma digital de nossos dedos, não haverá outra igual. Particularmente senti muita falta do axé e samba-reggae. É impossível dizer que "Faraó", por exemplo, não tocou o Brasil.

Mas termino a leitura emocionado com a riqueza de repertório que nossa cultura possui.

Angelica75 12/12/2023

3,5 Bom
Li o livro ouvindo a playlist pelo app de música, seleção maravilhosa de canções incríveis. Faltam muitas, não dá para agradar à todos, e por ser de 2016, fica datado pois boa música também foi feita de lá pra cá.
Valeu!

Nandito 03/02/2024

O Brasil e a música ?
Esse livro mostra como a música brasileira evoluiu com o tempo e como muitas delas passavam mensagens (principalmente na ditadura) muito importantes para a sociedade como um todo. E como eu gosto muito de MPB , eu adorei saber sobre a história por trás das canções. Recomendo

Sermenho 02/01/2021

Achei o livro interessante e com boas histórias sobre as músicas, mas senti falta das letras das músicas e de um aprofundamento maior. De qualquer forma, é um bom passatempo

Ricardo de Andrade 28/07/2021

As músicas que marcaram a MPB
Bom livro. O autor Nelson Motta traz resumos das músicas, que segundo a visão dele, mais marcaram o cenário musical brasileiro no decorrer da história. Como bom admirador de música brasileira que sou, percebo que esse livro carece de uma variedade maior de gêneros musicais. Pouco lemos sobre o rap ou rock nacional. Muitas bandas que marcaram época não foram sequer citadas. Percebe-se aliás, um maior foco no samba, na bossa nova e no eixo Rio-SP.

Mas tudo bem. Era uma tarefa insólita do autor a de nomear as 101 músicas mais importantes da história musical brasileira. É difícil o ambiente e a opinião pessoal não se sobressaírem nessas horas. Como ele mesmo reconhece no posfácio do livro, poderiam ter 1001 músicas citadas por ele, ainda assim não seriam definitivamente as mais importantes da história.

Ainda assim, acho que dava pra ter variado melhor. Aprendi muitas novas músicas e gosto da forma como o livro foi escrito. Capítulos curtos e explicações resumidas fazem deste uma leitura fácil e tranquila, prazerosa em alguns momentos. Ao passo que senti falta de grandes clássicos que marcaram e continuam marcando a mim.

Gabs 13/11/2022

Nelson Motta tem seus favoritos
O livro é clubista demais, mesmo pra mim que sou clubista quando o assunto é música. Não há muita variedade de gêneros e a repetição de alguns compositores e cantores é um pouco forçada.
Senti falta de um critério mais claro e de algumas canções: algumas delas até foram citadas, mas outras como Pesadelo, sequer foram lembradas, o que é uma pena.
É um livro gostoso pra passar o tempo e passear pela história da música brasileira com um ar saudosista, mas é só.
Obs: recomendo a leitura ouvindo as músicas simultaneamente. Eu não fiz isso e me arrependi.

Naira38 11/12/2022

Uma agradável companhia.
"Uma das grandes qualidades da música brasileira é a variedade inigualável de gêneros, estilos, ritmos e misturas musicais, de Belém a Porto Alegre, em épocas distintas e sob múltiplas influências, que representam nossa diversidade étnica e cultural."

Hoje quando marquei este livro como lido vi que completou quase um ano desde quando comecei a lê-lo e não lamento por isso. Foi muito bom ler com calma apreciar as músicas, conhecer esses artistas e ler sobre a história e a cultura desse país que eu amo.

Ana Monique Souza 16/05/2021

Nem sei
Gosto muito de música. Conheço músicas que foram compostas bem no início do século passado até músicas de pouco tempo atrás.

Esse livro é cheio de imprecisões. A felicidade que tive nele foi bem menor que as frustrações.

Mas, no fim, acho que aprendi uma ou outra coisa.

CarlosAoj 13/07/2020

Excelente pedida para quem quer conhecer mais sobre a nossa diversa música. Livro para se ler com calma, ouvindo música por música e se deliciando com seus contextos e histórias.

Túlio 29/07/2020

O bairrismo em forma de livro
Nelson Motta é um ótimo produtor musical, letrista, jornalista e escritor. Mas o seu bairrismo não evitou com que ele fizesse um livro recheado de bossa-nova, samba e tudo mais. O que é normal, já que são estilos musicais com raízes tupiniquins. O problema é que ele se apegou apenas a isso, e pior, apenas ao eixo RJ-SP. E nem falo a cidade maravilhosa inteira, e sim, a zona sul dela.

Ele até fala de músicas mineiras aqui, ali, poucas nordestinas, mas enfim. É como se de 101 músicas, pelo menos 75, se resumissem a RJ-SP.