O Monstro de Florença

O Monstro de Florença Douglas Preston...

Resenhas - O Monstro de Florença

Cris 18/09/2012

O monstro de Florença
Os autores contam toda a trama policial e política que envolveu a história do monstro de Florença. Um serial killer que fez inúmeras vítimas ao longo de muitos anos. O crime não foi solucionado, porém você lendo o livro pode chegar à algumas conclusões. Excelente.

Matheus Fialho 25/06/2014

Já sabíamos o final... mas e daí?
Mostro di Firenze foi o termo cunhado, se não me falha a memória, pelo próprio Mario Spezi quando era responsável por acompanhar o caso que chocou o mundo. Para que você entenda por que o título se aplica tão bem, entenda um pouco "o caso".

Oito assassinatos entre 1968 e 1985 contra casais que mantinham relações sexuais acontecem em Florença (Firenze). O modus operandi do criminoso não deixa dúvidas quanto à sua culpa, os assassinatos ocorreram com a mesma arma, os púbis das vítimas femininas eram arrancados e exceto em uma ocasião o delito sempre se dava com casais apaixonados em seus automóveis.

Não fosse isto suficiente, pense em como o caso afetou a polícia italiana, o escritor Douglas Preston e o jornalista Mario Spezi, que foi preso suspeito de envolvimento, o FBI (contratado para traçar um perfil do criminoso) e até mesmo uma família milionária de grande renome nacional. Pense num caso que levou um inocente ao suicídio e que prendeu vários suspeitos, mas nunca encontrou o verdadeiro criminoso. Agora, leia "O Monstro de Florença".

Por várias vezes discuti com uma amiga que sempre me contava o final dos filmes o quê, caso soubesse o fim, restaria pra assistir no filme. "O monstro de Florença" me fez repensar meu conceito quanto ao "final" da história. Saiba-se que o assassino nunca foi encontrado, e que a história percorreu longamente os jornais. Consegue imaginar o que resta?

Resta uma história (sim, fatos reais) muitíssimo bem narrada e extremamente interessante! Relatos vívidos e que abordam muitas particularidades da cultura italiana, na visão dos próprios italianos e de estrangeiros. Narrativa feita com riqueza de detalhes e leveza, o que torna o livro muito agradável de ler.

História interessante, ótima narrativa, cenário riquíssimo (Florença)... seria injusto não perceber tudo que ainda resta para a leitura, e mais injusto ainda não atribuir à obra um parecer favorável!

Beatriz.Antunes 03/01/2021

Posso ler mil vezes que não me canso desse livro
Já li muitas vezes esse livro e o tenho há muitos anos, mas cada vez que o abro para reler parece que é a primeira vez.
Um crime que não foi solucionado, porém a cada página você imagina quem pode ser o Serial. Douglas e Mário nos mostram as falhas de uma investigação que dura décadas e como tudo poderia ter sido resolvido logo com apenas algumas atitudes que não foram tomadas na época dos crimes.

Gostei muita da forma como tudo foi contado, com detalhes (cuidado se for sensível) que nos fazem imaginar como pensava esse Serial Killer. Recomendo muito esse livro para todos que gostam desse gênero.

Robson 20/02/2022

Enfim depois de muito arrastar, conclui
Grande parte dessa leitura ter durado muito mais do que eu esperava e deseja, veio por culpa minha mesmo, pois infelizmente esse período específico para ler esse livro, foi um período bem ruim para mim na questão da leitura, eu simplesmente não tinha aquele pique de ler conforme minha rotina de todo
dia pegar um, dois, três capítulos.

O livro é sim interessantíssimo em si, relatado pelo jornalista Mario Spezi e por Douglas Preston sobre um caso de investigação de crimes ocorridos no século passado e que, até hoje não se tem uma conclusão clara.
No prólogo o autor Mario já deixa um spoiler no ""final"", mas que ao ler a parte comentada, foi algo não tanto prejudicial a experiência.
Admito que, por haver muitas pessoas envolvidas em diversas coisas tratadas no livro, houve momentos que sim fiquei confuso sobre quem era quem e totalmente perdido, mas acredito que não poderia ser tão diferente.

Espero melhorar e acertar minha rotina para as próximas leituras que estão na fila.
Indico o livro para quem gosta de um caso investigativo deveras bizarro (que ao entender do que se tratava, fiquei meio "Uau, q isso", mas que contem muitas indas e vindas pelo próprio Mario, que acaba envolvido no meio.

É uma leitura agradável, mas eu não estava contribuindo tanto assim admito.