Joaquim Nabuco

Joaquim Nabuco Angela Alonso

Resenhas - Joaquim Nabuco

Marcus 04/09/2023

Um dos maiores políticos de seu tempo. O perfil traçado pela Angela Alonso é uma excelente leitura sobre a política brasileira do final do Império, em especial as questões envolvendo o abolicionismo, e do início da República.

MCTS 03/11/2016

Leitura Estimulante
A leitura do texto de Ângela Alonso foi uma experiência surpreendente. Redação saborosa e envolvente que reconstitui a trajetória de vida de Nabuco, mantendo sempre aceso o interesse do leitor. A autora, na empreitada, revela dotes literários evidentes, transformando o enredo biográfico em algo assemelhado a uma ficção de primeira linha. A trajetória de vida de Nabuco também ajuda, o personagem além de se constituir em uma dos sujeitos de proa dos embates políticos do Segundo Reinado, foi também uma figura refinada, cosmopolita em constante trânsito no cenário europeu, sobretudo Londres e Paris, e norte americano. A autora resgata seu percurso desde a infância no Engenho Massangano em Recife, sua juventude em meio aos mais exclusivos eventos sociais da corte no Rio de Janeiro, o auge como deputado líder da causa abolicionista até os derradeiros anos no papel de embaixador em Washington. É surpreendente, no entanto, distintamente do que poderia nos sugerir as linhas acima, como a vida de Nabuco assemelhou-se a uma montanha russa, cheia de reviravoltas e vertigens. Em alguns momentos o personagem atinge os altos cumes do sucesso e reconhecimento público, para logo mais despencar das alturas e enfrentar a perda dos cargos políticos, do prestígio e até mesmo encarar a indisponibilidade financeira. Em certas situações imagina-se que o personagem encontra-se irremediavelmente abatido, para logo adiante depararmo-nos com uma inesperada reviravolta. A autora explora esses revesses com maestria, mantendo o enredo em permanente tensão e surpresa. A obra, ao mesmo tempo que nos envolve no enredo que emociona e surpreende, nos proporciona a oportunidade de desvendar as engrenagens de funcionamento da sociedade aristocrática do Segundo Reinado e da política baseada no parlamentarismo e no poder moderador de D. Pedro II. A edição da Cia. das Letras apresenta boa qualidade, impressa em papel pólen, traz acervo de fotografias, índice onomástico, um quadro cronológico que muito auxilia a leitura e indicações bibliográficas comentadas pela autora. Leitura mais que recomendada!

Bruno 26/02/2010

Irretocável
Angela Alonso consegue ser suscinta e analítca ao mesmo tempo. Nabuco foi uma figura complexa. Quase foi um dos primeiros republicanos, ainda na juventude. Após o advento da República, foi talvez o maior defensor da Monarquia. Entretanto, encerrou sua vida servindo ao governo republicano como embaixador em Washington, o que lhe rendeu inúmeras críticas por parte dos monarquistas. Apegado à frivolidade aristocrática, foi o mais célebre abolicionista. Sua oratória inflamada contrastava com o ceticismo machadiano. Nabuco e Machado, entretanto, foram amigos até a velhice. Aliás, as referências à obra machadiana que Angela Alonso utiliza para descrever a sociedade da época são muito bem colocadas. Enfim, o trabalho de Angela Alonso faz jus à estatura do biografado. Além disso, nos oferece um excelente panorama da transição entre Monarquia e República em uma linguagem cativante. Uma obra que merece ser lida.