Baratas

Baratas Jo Nesbo

Resenhas - Baratas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Wania Cris 07/10/2019

Harry tem problema. Sério.
Continuando a saga de conhecer o detetive em ordem cronológica fui de Sidney para Bangkok. Em 80% do livro Harry parece que está em outro mundo. De 80% a 90% ele começa a entender o que tá acontecendo e daí pra frente é eita atrás de eita que nos faz ter dificuldades em permanecer sentados... Vontade de entrar no livro pra dar uns conselhos pro coitado do Hole...
Isabel.Vilela 07/10/2019minha estante
Na parte do Harry tem problema eu ri kkkkkkk

Wania Cris 08/10/2019minha estante
Mana, Chris fez uma suposição que me deixou chocada. Imagino Harry Hole e Erika Foster trabalhando juntos... gente, seria um genocídio como nunca dantes visto...

Isabel.Vilela 08/10/2019minha estante
Sangue de Jesus tem poder ????

Wania Cris 08/10/2019minha estante
De fazer esses dois se auto destruírem e levar os colegas juntos acho que não...

Simone de Cássia 11/09/2023

História enrolada que não sai do lugar. O trem vai e volta na mesma situação e não acontece nada que instiga a continuidade. Um liga pra Noruega, o outro liga pra Tailândia, um fala, o outro retruca, e não acontece nada! Um olha o computador, o outro desliga o computador e continua não acontecendo nada. Parei de brincar! Eu sabia que um livro com esse título e com essa capa não podia dar boa coisa...
Akemi 04/04/2024minha estante
Nossa, achei que eu era a única que não gostou do livro. Hahahahah nerrrrvo

Simone de Cássia 05/04/2024minha estante
Não, Akemi, estamos juntas... rs rs

Silvia.Souza 31/07/2018

Muito bom!!!
Gostei! É o primeiro da série que li e achei bem diferente dos outros livros (independentes) que já li do autor... Uma história com muitos conflitos políticos... Gostei muito de Harry Hole e espero poder ler os demais livros da série... Recomendo a leitura...
gabriella.malta 07/08/2018minha estante
Só melhora, apesar de eu ter gostado muito desse também! Mas Jo Nesbo consegue melhorar a cada livro

Silvia.Souza 07/08/2018minha estante
Mesmo? Estou na expectativa de ler os outros da série... Realmente Jo Nesbo é muito bom!!!

Helen.Souza 09/12/2021

É o quinto livro desse autor que leio e sinceramente, eu amo o desenvolvimento que ele faz com o Harry, a diferença dele em Boneco de Neve pra esse, por obviamente ser o segundo caso (segundo livro também), é incrível, você percebe até no jeito do Harry pensar, muda muito, como ele vai construindo e moldando a personalidade dele, eu sou apaixonada nesse cara.
Sarah.Wynne 09/12/2021minha estante
mds, o tanto que eu amo a escrita do Nesbø, e o Harry não tá escrito!!

Helen.Souza 10/12/2021minha estante
MEU DEUS EU ESTAVA PROCURANDO ALGUÉM QUE FOSSE FÃ COMO EU

Luan 24/08/2021

Abordando bons temas, mas de forma superficial, Baratas começa a mostrar o talento de Nesbo
Segundo livro da carreira de Jo Nesbo, e também o segundo da série Harry Hole, Baratas mostra uma evolução do autor em relação ao primeiro, mas também entrega um escritor um pouco distante daquele conhecido e celebrado na atualidade – o que é algo óbvio, afinal a perfeição só vem com o tempo.

Em Baratas, o detetive é convidado a ir para Bangkok, onde há um assassinato de um embaixador. A orientação é evitar que o caso vaze, portanto é preciso manter tudo longe dos holofotes e trabalhar da forma mais discreta possível. Na Tailândia, se deparando com uma cultura diferente e forças superiores aparentemente dificultando o trabalho dele, Harry terá que empenhar um grande esforço para resolver o crime.

Apesar de não ser uma opinião unânime, para mim, Baratas mostrou uma melhora de Jo como escritor. Em Morcego, o primeiro livro, temos um autor que demonstra bastante a inexperiência. Lembro, tive várias ressalvas com ele. Já em Baratas, consegui ver um pouco mais do autor em seu melhor estilo, embora que aqui ele ainda tenha empregado alguns clichês bem conhecidos no gênero policial.

Baratas explora, além do plot principal do crime, a cultura de um outro país e temas sociais, como pedofilia – mesmo que de forma superficial e pouco debatida. De forma geral, foi um livro bom, com diálogos bem feitos, um bom desenvolvimento e rápida leitura – embora nem tanto surpreendente.
carmesiabooks 17/10/2021minha estante
Ele evoluiu muito de o morcego para esse volume. Uma escrita mais madura e que não deixou pontas soltas

Luan 19/10/2021minha estante
Sim, achei impressionante a melhora

Fátima Lopes 24/12/2016

Harry Hole
Trama interessante, passada em cenário peculiar (Tailândia) e que aborda o tema espinhoso da pedofilia. O detetive Harry Hole , atormentado e correto , aparece em sua segunda aventura e me fez entender melhor algumas das situações abordadas em livros posteriores com o mesmo personagem (nossas editoras continuam desrespeitando a ordem cronológica das publicações...) . Infelizmente descobri quem era o assassino bem antes do final, motivo pelo qual só dou três estrelas.
Carolina1364 24/12/2016minha estante
Eu estou feliz por ter tido tantos livros para ler antes dessa coleção do detetive Harry Hole, agora encomendei os dois primeiros e fica mais completa.. acontece o mesmo com os livros da Lisa Gardner, e ela é uma escritora maravilhosa, mas no Brasil só temos três livros dela publicados =/

Jeff.Rodrigues 18/11/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Segundo livro de Jo Nesbø protagonizado pelo detetive Harry Hole, Baratas foi publicado originalmente em 1998, e incrivelmente decai de forma considerável de qualidade em comparação com a obra anterior, O Morcego.

Em Baratas, cujo motivo para este título não ficou nem um pouco claro pra mim, Harry Hole é enviado para Bangkok. Repetindo o mote do livro um, Harry se une às autoridades locais para investigar um assassinato. Dessa vez, porém, o mistério se encontra nos altos escalões do governo, com a vítima sendo o embaixador norueguês no país. Apesar de soar interessante, essa trama é extremamente arrastada, chegando a passagens muito chatas e que facilmente perdem a nossa atenção. A história é linear demais e a investigação não tem nenhum momento de surpresa ou reviravoltas que a tirem da letargia. É preciso exercitar demais a força de vontade para prosseguir na leitura e não abandonar o livro.

A obra chega a flertar com o tema da pedofilia, mas faz isso de forma bastante velada, o que acaba frustrando um pouco, pois poderia render mais movimentação e ação. Sei que é um tema tabu e polêmico, mas ele já rendeu excelentes thrillers, como A Viúva, por exemplo. Mas também entendo que pela época em que Baratas foi escrito, o grau de tabu era bem maior do que atualmente.

O protagonista Harry Hole se mantém bem construído em todos os seus dramas de vida que nós já conhecemos. Mesmo assim, achei ele menos atraente enquanto personagem principal, se compararmos com o livro anterior.

Fica nítido o porquê da editora Record ter optado por traduzir a obra de Jo Nesbø fora da ordem original de publicação. Os livros iniciais se mostram bem fracos para conquistar fãs, logo a editora sabiamente investiu primeiro nos títulos de mais qualidade. Em breve chegarei a eles. Por hora, Baratas não foi uma leitura prazerosa e me consumiu muito mais tempo do que o habitual para um livro de cerca de 350 páginas. Gostaria de ouvir opiniões diferentes da minha, mas definitivamente este é um livro que eu não recomendo.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/11/15/resenha-baratas-jo-nesbo/
luanzitcho 18/11/2017minha estante
O que achou desse livro?

carvalho73 11/01/2023

Harry Hole, o maioral
Baratas finalmente elevou o nível dessa coleção, se tornando um queridinho meu assim como "Boneco de Neve". Fiquei em dúvida de mil pessoas, aí descartei, aí a pessoa voltou pro páreo... Maravilhoso demais.
Malaquias1 11/01/2023minha estante
Tortura não é entretenimento

bobbie 21/10/2018

Basta de Jo Nesbo pra mim.
Li três romances policiais da obra de Nesbo: o primeiro foi Boneco de Neve, o segundo (que acabei lendo duas vezes porque esqueci que já tinha lido) foi O Redentor e Baratas foi o último. Suas tramas são bem elaboradas, intrincadas e escritas. O que não me conquistou foi seu estilo narrativo. Não satisfez meu paladar; isto, é claro, é pessoal e, de modo algum, representa descrédito para o autor. Em Baratas, o detetive norueguês Harry Hole é enviado para a Tailândia para desvendar o assassinato de um diplomata de seu país. Ao chegar lá, ele se vê envolvido em uma trama aparentemente política que, aos poucos, vai envolvendo prostituição e pedofilia. Ao final das 352 páginas, tente explicar o por quê do título atribuído a este romance. Eu não consegui (apesar de duas ou três menções ao inseto nojento).
Anna Sallé 23/12/2019minha estante
Oi Roberto! A explicação pro título está na contra capa do livro, que diz que em Bangkok para cada 1 barata que você consegue ver, existem 10 que você não consegue. E o mesmo vale pros segredos! :)

Dirlene_Tavares 17/03/2017

Cheio de Intrigas
Mas não foi tão bom como eu esperava, algumas vezes, fiquei um pouco perdida e tive que reler alguns trechos, algumas parte eu nem entendi direito. Achei a leitura um pouco confusa.
O Enredo é bom, algumas partes são muito boas, mas outras são confusas ou chatas.

Evellyn.Laise 08/05/2024

Eu não tava muito empolgada pra esse, tanto que acho que por isso demorei pra pegar ele, é uma leitura ok vai melhorando conforme aproxima do final, mas estou com expectativas pro próximo que já tem uma nota melhor aqui

Fernanda 12/09/2017

Título mais morno que li do detetive Harry Hole...

gabriella.malta 07/08/2018

Surpreendente
Gostei muito do livro, e não entendi os comentários negativos, a capacidade de Jo Nesbo construir personagens é surpreendente, a cada livro Harry Hole se torna mais completo e fascinante, então é claro que os últimos livros da série serão mais densos, mas ver esse personagem crescer é incrível! Achei a história boa e gostei dos plot twists.

Karina Fraga 18/01/2019

Ótimo romance policial
Baratas é o segundo romance do detetive norueguês Harry Hole, de Jo Nesbo.
A trama de passa na Tailândia, onde o embaixador norueguês é encontrado assassinado num quarto de motel, e o detetive Hole é enviado com a missão de contribuir com as investigações da polícia tailandesa e, sobretudo, evitar escândalos.
A leitura pode ser um pouco lenta no início, devido a um foco bem significativo nos dramas pessoais do detetive e a uma certa demora para inserir todos os personagens relevantes em cena, mas logo ganha velocidade e torna-se muito instigante.
O desfecho é excelente.
Podemos perceber nas tramas de Nesbo uma certa semelhança com Agatha Christie no seguinte sentido: todas as pistas são colocadas à disposição do leitor e, ao final, percebe-se que tudo se encaixa, sem pontas soltas.
Outro ponto positivo do livro é a enriquecedora ambientação, que nos permite conhecer muitos aspectos culturais e sociais da Tailândia do fim da década de 90, bem como alguns elementos político-sociais da Noruega.
Vale muito a pena a leitura.

Anna Mendes 12/09/2019

Uma leitura rápida, envolvente, instigante e com um final surpreendente! Melhor do que o primeiro volume!
Quando uma prostituta encontra o corpo do embaixador da Noruega em um hotel barato nos arredores de Bangkok, o assassinato desperta o interesse do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que deseja ver as investigações concluídas da forma mais discreta possível, a fim de evitar um escândalo político.

Harry Hole é enviado para ajudar a polícia local, mas aparentemente ninguém que estava envolvido com o embaixador Molnes em Bangkok quer colaborar. E, quando outros crimes acontecem na cidade, Harry tem certeza de que algo muito perverso está por trás de tudo.

“Baratas” é o segundo volume da série protagonizada pelo detetive Harry Hole. Eu adiei a leitura desse livro, porque eu havia me decepcionado um pouco com o primeiro volume, “O Morcego”. Porém, a minha experiência com “Baratas” acabou sendo muito mais positiva.

Eu gostei muito da escrita e da narrativa do autor. O livro é narrado em terceira pessoa e a história se passa na Tailândia. Eu nunca havia lido um livro que se passasse na Tailândia e isso fez com que a minha curiosidade e o meu envolvimento na história aumentassem.

Achei a trama complexa e bem desenvolvida. Também gostei da construção dos personagens. Gostei particularmente da inspetora Liz, que trouxe alguns toques de humor para a história. E eu gostei muito do final. Fui pega completamente de surpresa, pois não imaginava que a solução do mistério seria aquela.

Em suma, “Baratas” foi uma leitura muito envolvente, instigante e com um final surpreendente. Achei a leitura relativamente rápida, pois eu não sentia vontade de parar a leitura até descobrir o que realmente tinha acontecido. Só senti que o autor podia ter se aprofundado um pouco mais em alguns momentos, porque senti que eles foram um pouco rápidos e superficiais, mas isso não me incomodou muito. De forma geral, gostei muito da leitura e fiquei com mais vontade de continuar lendo essa série.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6