O Que é Arte

Resenhas - O Que é Arte

Lore 03/04/2024

Bacana
Li pra facul
mas a leitura é bem simples e eles explica bem dando referências
gostei
mas com certeza esse negócio de arte é bem complicado de entender

L.Fortuna 13/03/2024

O que é arte? É uma pergunta que parece simples, mas quando se para pra pensar é muito mais complexa.
A arte e o que nós pensamos sobre arte, geralmente vem de um conjunto de fatores culturais, o que é arte para um determinado país pode não ser para outro. O livro mostra muito essa reflexão, sobre o quanto nossos gostos artísticos são influenciados por fatores externos.
É difícil tentar enquadrar a arte em um molde fechado, pois cada artista e cada observador tem suas particularidades.
A arte é mutável, o que é bem visto hoje pode não ser amanha, o contrário também ocorre.
Portando, a melhor forma de desenvolver um gosto pela arte é frequentando lugares onde se pode ver a arte pessoalmente, não por imagens de um livro nem pela televisão/internet. Esse contato direito, cada vez mais, vai te dar uma visão do que é arte para você, e assim desenvolver um gosto cada vez mais pessoal.

Maria20903 27/02/2024

Posso dizer que essa leitura da faculdade cumpriu o que prometeu, tudo muito bem explicado e sem ideologias no9jentas

Pedro Osorio 07/09/2023

Tudo bem não gostar de arte
Esse livro me cai nas mãos durante uma transição de carreira. Enquanto historiador e museólogo, o último lugar em que eu esperava me ver trabalhando era num museu de arte. Bom, cá estou, fazendo exatamente isso da vida.

Mas tem um problema: eu nunca fui muito próximo ou um grande apreciador de arte.

A solução foi tentar entender um pouco mais da área na qual eu atuo hoje e, rapaz, como esse livro veio a calhar!

Pra começo de conversa, a coleção Primeiros Passos (quase) nunca desaponta. Sucinta, objetiva e ainda sim complexa o suficiente pra dar conta pelo menos da entrada em determinada área, ótimos livros de referência. E "O que é arte" definitivamente é um dos melhores que eu li até agora.

De início, não foi fácil passar pela primeira metade do livro, que fala sobre história da arte e coisas mais desse campo e é bem denso de ler. Agora, passou isso? Meu amigo, sensacional. Jorge Coli entra nas discussões que realmente me interessam, entre acesso à cultura, como se relacionar com a arte, pra quê ela serve afinal e sobre hábito de frequentar arte (alô Bourdieu!).

Deve dizer que a segunda metade do livro foi de suma importância até para eu mesmo entender qual meu lugar como trabalhador da cultura próximo das artes visuais e também perceber que tá tudo bem não gostar de arte. O importante aqui é como se relacionar com ela e como ela nos relaciona no mundo.

E, no fim das contas, o que mais me traz alegria de ter lido este livro é que agora tento entender qual a minha arte, não no sentido de produzir arte, mas no sentido de qual arte me agrada mais e como ela me permite relacionar com o mundo a partir das minhas condições e vivências. E isso não somente nas artes visuais — da qual eu sigo não sendo muito afeito, agora com menos culpa — mas a música, o cinema, a literatura, o teatro, etc etc etc

Pra não deixar o livro só como um livro, espero conseguir traduzir parte do que eu li para o meu trabalho. Me pergunto quantas crianças e pessoas se sentem constrangidas quando são pressionadas a gostar de determinada coisa porque, em tese, é cultura, ao contrário daquilo que elas de fato gostam de gostar. Ainda assim, o direito de não gostar não nega o dever de testar e refletir sobre o porque não gostar de tal coisa. E aqui é o pulo do gato: como saber que eu não gosto?

Dora ð 12/07/2023

O que é arte(?)
Comecei a ler esse livro para a faculdade, e quanto mais esse cara falava sobre os conceitos de arte mais obcecada eu ficava.

Por que a Monaliza é considerada uma obra prima? O que fez Van Gogh e os outros impressionistas serem tão massacrados em suas épocas e hoje serem vangloriados? Por que algumas obras permanecem mesmo com o passar do tempo e das sociedades e outras não?

Enfim, estética da arte é meu novo assunto favorito...

loli 04/04/2023

Li o livro para faculdade de arquitetura, foi uma experiência bem positiva que me fez repensar muitos preconceitos formados sobre a arte. Se você é artista e/ou faz faculdade/curso/técnico etc, na área das artes, seria muito bom ter a experiência de ler esse livro. Fica aí a recomendação

Elaine249 03/04/2023

Ponta pé inicial
O livro traz a premissa da abordagem do conceito de arte. A sua ênfase se dá nas relações que são estabelecidas entre os diferentes agentes e as obras de artes, seja a sociedade, instituições de ?validação? e valoração da arte e afins. O livro é bastante didático e possui uma linguagem bastante simples, além de ser um livro sobre arte bem curtinho, por essa razão acredito que seja uma excelente opção para leigos no assunto (como eu). Ele traz massivamente exemplos de obras de arte dos mais variados tipos, sobretudo das ?belas artes?, então é interessante para começar a desenvolver um repertório de referências desse tipo de arte. Acabei de ler para uma matéria da faculdade, mas acredito que vale muito a pena lê-lo como hobby.

Leandra Luz 10/03/2023

Um livro muito bom
O livro apresenta pontos muitos interessantes sobre o que é arte e problematiza bastante o fato de a sociedade tentar defini-la. A arte é o que é.

Matheus 29/12/2022

me surpreendeu positivamente. esperava outro panorama de historia da arte, mas, ao invés disso, fala mais sobre a relação do espectador, introduzindo de Panofsky a Bordieu. Achei doido demais a parte do d'Ors de barroco universal (kkkk?) e o panorama do problema de acesso à arte no Brasil que tem na conclusão é bem legal.

Malu b 06/04/2022

Uma boa introdução a uma longa discussão ?
"O que é arte?" apresenta uma linha de raciocínio que passa por onde acha que é importante e decide e nos avisa que não vai passar por outros.

No meio existem muitos exemplos que eu preciso ler com mais calma e atenção em uma próxima leitura.

Nitiele1 27/02/2022

Faculdade
Apesar de ter lido esse livro para a minha faculdade, fiquei muito intrigada e imersa nós conceitos e pensamentos que o autor escreve. Sem dúvidas é um livro essencial para quem quer entender melhor o que é arte.

Briaah_Ferreira 12/09/2021

O que é arte
Esse livro é bom em diversos aspectos

- ele não responde o que é arte
- pontua diversos autores, filósofos e profissões para embasar suas análises
- ainda teve um capítulo inteiro sobre desigualdade de renda

Indico para todo mundo do área artística ou não l

Maria.Eduarda 20/07/2021

Livro muito bom para quem quiser aprender (e se aprofundar um pouquinho) no universo da Arte! Apresenta inúmeros artistas, estilos e obras, além de analisar algumas!

Christinny 01/07/2021

Um livro sucinto, mas bem escrito, com uma linguagem fácil e inteligível.
Particularmente, não tenho interesse real na temática, essa foi uma leitura obrigatória, no entanto sinto que foi uma leitura proveitosa por gerar reflexões a cerca da minha visão de arte em geral.

Pam 13/02/2021

O que é Arte?
O livro tenta nos fazer refletir sobre o que é arte, o que ela representa, como ela chega até nós.
Mas o principal tema que achei mais importante, é que a arte é gerida através de um sistema capitalista, que escolhe, modela, e a classifica dentro de um padrão de sociedade patriarcal e que permanece nas mãos do mesmo até os dias de hoje. Sendo assim, a arte, é somente escolhida pela classe social mais alta e não consegue chegar para todos, fazendo com que a mesma sempre seja de conhecimento exclusivo de uma classe privilegiada.