The Wandering Earth

The Wandering Earth Cixin Liu

Resenhas - The Wandering Earth

Mateus 24/02/2021

Maravilhoso livro de contos, achei a criatividade do Cixin Liu fantástica. É bem refrescante ler algo do gênero que não tenha um viés ocidental, não vejo a hora de ler "O Problema Dos Três Corpos".

Recomendo pra todo fã de ficção científica. O ebook é baratinho, da última vez que vi estava uns 6 reais.

.Igor 24/09/2020

Já tentei escrever sobre a obra do Cixin Liu outras vezes e não deu muito certo, mas vamos tentar mais uma vez.

"The Wandering Earth" (algo como A Terra Andarilha ou Vagante, não sei como eventualmente irão traduzir para o português) é um livro de contos de ficção científica dos mais variados tipos com algo bem peculiar em comum, mas chegarei nesse ponto em breve. Antes disso, é necessário falar um pouco sobre cada conto, especialmente porque essa é uma das coletâneas mais incríveis que já li!

O primeiro conto, cujo título deu nome ao livro, traz a história de uma Terra ameaçada pela destruição iminente do Sol e tem, como única possibilidade de sobrevivência, sair do sistema solar. É uma premissa inusitada, pra dizer o mínimo, mas é um conto conduzido perfeitamente e com um forte embasamento científico, mas isso nem é o mais importante, e sim a evolução e os conflitos sociais que acompanham todo esse percurso.

Em seguida, temos "Mountain", um conto extremamente pessoal sobre um homem cuja paixão por escalar montanhas, a qual o guiou por toda sua vida, acaba por afetar diretamente o futuro da Terra.

Já o próximo conto, "Sun of China" (meu favorito) é um ode às possibilidades do futuro, uma verdadeira odisseia, saindo da vila mais miserável e pobre da China até os confins do espaço.

"For the Benefit of Mankind" é genial. Uma análise das consequências sociais do comunismo e capitalismo levados aos seus absolutos extremos.

Então aparece "Curse 5.0", que narra as desventuras do autor Cixin e outro amigo tentando lançar seus livros novos, e acabam causando o fim do mundo, num pequeno conto perturbador e hilário.

"The Micro-Era" é outro pequeno conto sobre a resiliência da Terra e dos seres humanos, algo como um desfecho alternativo para The Wandering Earth.

Já "Devourer" fala de uma Terra prestes a ser invadida por um império alienígena que devora tudo, inclusive os próprios planetas e a humanidade enfrenta um futuro onde será relegada a alimento, não muito diferente de vacas para os aliens, os quais têm algo bem interessante em comum com a gente. O enredo desse conto é magnífico por si só, mas o final é lindo.

"Take Care of God" é um aviso, na verdade. Fala sobre um raça alienígena extremamente velha, que criou toda a vida na Terra e aparece de repente e pede para cuidarmos deles agora que estão velhos. É algo que definitivamente deve ser lido.

Por fim, temos "With Her Eyes" e "Cannonball": enquanto em todos os outros contos, o tema central era o espaço, aqui o autor se volta para a Terra, para seu centro, na verdade. São dois contos interligados, uma viagem belíssima e melancólica no primeiro e um estudo sobre consequências e a influência dos sonhos que surgem ainda quando crianças, e sobre o amor entre pais e filhos.

Se você conseguiu ler até aqui, acho que deu pra perceber que todos os contos desse livro têm algo em comum: o futuro da Terra. Nem sempre é agradável, mas no fim há esperança, mesmo nos cenários mais desoladores!

É uma leitura incrível e, como todo livro do Cixin, vai ficar com você por um bom tempo.
Juliana-- 16/10/2023minha estante
Parece muito bom! Bela Resenha.