O anjo e o resto de nós

O anjo e o resto de nós Letícia Wierzchowski

Resenhas - O anjo e o resto de nós

Isa 10/04/2020

Ressalva
Inegavelmente, é um livro que prende o leitor a partir da narrativa constantemente movimentada, reforçada pela escrita da autora (mas que, pessoalmente, em determinados momentos me causou desconforto).

Dentre as situações que não consegui naturalizar, destaco as idades dos personagens em relação aos seus pares e vivências precoces, isso realmente me incomodou em muitos momentos e por vezes comprometeu minha leitura. Além disso, o tratamento destinado às temáticas desafiadas pela autora, como racismo, ora tangencia a desconstrução e ora reforça esteriótipos.

No mais, talvez minha interpretação perpasse pelo anacronismo, mas não posso deixar de ressalta-las aos futuros leitores já que foram coisas que não percebi nas resenhas que li.
Geovanna Ferreira 18/07/2020minha estante
O que foi aquela fixação do primo com a filha da Gardênia ainda criança? Achei muito estranho isso também, tudo muito precoce para ela, Rosa Arcádia, o outro dos gêmeos...

Giuliana.Fiori 09/04/2020

Livro divertido! Realismo mágico + romance

resenhashorizon 16/09/2019

Noz-moscada
A Leticia sempre teve um jeito único de escrever.

Em cada palavra a gente enxerga poesia, poesia e poesia.

Não é o primeiro livro que leio dela, e tampouco será o último.

Hoje, ela entra, mais uma vez, na minha lista de escritores favoritos, concorrendo ao primeiro lugar.

O anjo e o resto de nós tem de tudo um pouco. Tem bom e tem ruim, mas, acima de tudo, tem muita criatividade de uma mente que nunca deixa de me surpreender.

kelliamanda 16/10/2018

Achei q a historia se perdeu muito na metade do livro...
O inicio do livro eu gostei, achei a historia atraente, os personagens bem construídos, mas pra la da metade do livro achei que a autora se perdeu e meio que quis ir se desfazendo do seus personagens rapidamente, personagens ate então envolventes, e um personagem em si achei totalmente sem sentido, misturou uma fantasia numa historia que não tinha onde se encaixar... enfim abandonei o livro quase no final, porque achei que a historia tomou um rumo tao sem sentido que nem quis saber o final....

Natyx 19/08/2018

O amor em forma de livro
Te surpreende e te excita, te faz morrer de amores por cada personagem! Rosa e Apolinário são os pilares da construção de uma família cheia de magia e peculiaridades, de tantas desgraças que houveram o amor estava sempre ali, nos menores detalhes, nos cheiros e carinhos uns pelos outros. Violeta sempre foi minha preferida ??

Adriana1161 12/05/2018

Fantástico
Livro excelente, estréia da autora em grande estilo!
Uma saga familiar cheia de realidade fantástica.
O jeito que a autora conta o futuro, adianta alguns acontecimentos, quase sem intenção, sem pretensão, é muito legal.
Algumas passagens chegam a ser chocantes, mas são sobrepujadas pela fantasia.
Também achei muito interessante, o incrível o desaparecimento de alguns personagens de uma maneira fantasiosa e passa como algo normal de acontecer.
Adorei a história do boticário e suas filhas! História escrita com muita criatividade!

Miranda82 06/05/2018

Ponto forte: personagens fortes, singulares, expressivas.
Ponto fraco: realismo fantástico fazendo com que muitas situações beirem o absurdo.
Personagens: as personagens da família Flores são muito cativantes, talvez porque o leitor identifique alguns estereótipos em seu próprio meio social, dificultando a tarefa de não torcer pelo destino das irmãs Flores e do patriarca Apolinário Flores (meu preferido).

deh 01/01/2018

Maravilhoso
Que livro lindo e leve,me surpreendi muito com ele

Lígia Costa 15/09/2017

o favorito de todos os favoritos!!!!
Esse livro merece todas as estrelas do céu!!!!

cris.leal 11/08/2017

Absurdamente bom!
Inspirada no realismo fantástico, a escritora gaúcha Letícia Wierzchowski apresenta um painel de personagens exóticos e com eles aborda questões importantes como: religião, família, saúde mental, racismo, suicídio, solidão, sexo, paixão, amor, etc.

A trama se passa no transcorrer do século passado e acompanha a família Flores, a partir do momento que o boticário e perfumista Apolinário Flores se casa com a bela e alegre Rosa, cujo perfume ele tenta, sem sucesso, sintetizar ao longo de toda a vida. Da união dos dois nasceram quatro meninas, que herdaram da mãe o dom de exalar um perfume intenso.

Violeta Flores, a mais velha, cheirava mesmo a violetas e parecia uma fada. Ostentava uma cabeleira lilás, uma beleza inegável e o dom da premonição. Margarida, a segunda filha, era a mais calma e sonhadora, carola e discreta, e cheirava a margaridas. A terceira recebeu o nome de Gardênia, como o seu cheiro. Era fogosa, risonha e falante. Possuía cabelos vermelhos como o fogo e apresentava um grande apetite sexual. Rosa, a mãe, faleceu ao conceber a quarta filha. A garotinha, que foi nomeada como Rosa Arcádia, trazia o perfume agradável das rosas e era romântica e delicada.

Formavam uma família feliz vivendo numa casa exótica onde construíram uma vida de alegrias e perfumes, mas depois da morte da esposa, Apolinário passou a ter ataques frequentes de melancolia. Nesses momentos comia samambaias e flores até vomitar, trancava-se no laboratório do fundo do quintal e entre frascos e essências esquecia-se da vida e das filhas. Assim, o bondoso Macumba, um negro alforriado acolhido pelos Flores, passou a devotar sua existência a cuidar das quatro meninas.

As irmãs Flores faziam o que queriam e eram donas absolutas de suas vidas, até a chegada de Bento Vendaval. Um rapaz garboso, um sem-vergonha inveterado, um rabo de saia incurável, que despertou paixão nas quatro irmãs. Essa paixão definiu o destino delas e deu prosseguimento a saga familiar, pontuada por mistérios, almas penadas e novos entes um tanto quanto exóticos e extravagantes.

Com um enredo de cunho sobrenatural, recheado de eventos insólitos, “O Anjo e o Resto de Nós” é absurdamente maravilhoso. Leitura recomendadíssima!

site: http://www.newsdacris.com.br/2017/08/eu-li-o-anjo-e-o-resto-de-nos.html

Scheila.Nichel 17/06/2017

Este livro vai encantar você. Conta a história de uma família totalmente louca,um boticário que colocou nome de flor em todas as suas filhas,e que no auge da sua loucura comia samambaias e decepava a cabeça de gatos,vale a pena ler se quiser dar boas risadas.

Telma 26/01/2014

"Se eu tivesse mais alma pra dar eu daria, isto pra mim é viver"
Meu Deus!

Meu Deus!

Foram esses os meus suspiros ao terminar o livro.

Um suspiro e um enorme desejo: eu queria ser um neurônio, para transitar livremente e entender a cabeça de Leticia Wierzchoski!

Ela não escreve, simplesmente... Ela é uma regente das letras. O livro todo é uma grande sinfonia. Executada com esmero e maestria!

Um romance surreal, com uma capa, maravilhosa que ilustra divinamente o livro.

*suspiro*

O que dizer?

Leia! É mágico!

Leia! É transcendental!

Leia! É diferente de tudo o mais...

Não vejo necessidade de dizer mais.

Deixo você com um "quote" e uma música de Djavan:

"Assim, Rosa Flores deu-se conta de duas coisa que se repetiriam (...): a história contada e recontada da compra da noz-moscada, e o desespero febril do marido em busca do cheiro misterioso de sua pele. Porque depois do casório, Apolinário meteu-se entre as paredes do laboratório caseiro, macerando e decantando todas as flores e ervas que lhe deram no tino. E foram muitas, pois p qie lhe faltou em memória, tratou de buscar nos livros centenários que herdara do pai. Tarefa ingrata, porque quando morreu, aos noventa e três anos, Apolinário Flores sabia tanto dos aromas da esposa quanto soubera na primeira noite em que acordaram juntos." - páginas 13 e 14

O Livro me lembra essa música do Djavan:

Vai além de onde eu vou
Do que sou minha dor
Minha linha do Equador
Vai além de seja o que for
Passa mais além do céu de Brasília
Traço do arquiteto

Luz do sentimento nu
Vai além de onde eu vou
Do que sou minha dor
Minha linha do Equador
Mas é doce morrer neste mar
De lembrar e nunca esquecer
Se eu tivesse mais alma pra dar
Eu daria, isto pra mim é viver

site: https://livrocomdieta.blogspot.com
Sylvia 26/01/2014minha estante
Nossa Telma...Que lindo o que você escreveu, espero poder sentir exatamente isso quando livro chegar.
Já estou preparando o meu coração.
Linda resenha.

Telma 05/02/2014minha estante
Quero muito saber o que você achou, Sylvinha!

Nati 25/09/2023minha estante
Aquela resenha que deixa a gente na certeza de incluir o livro na lista ??

Cris 06/09/2010

PER-FEI-TO. demorei menos de 12 horas pra ler, contando as 8h de sono no meio. Síntese de Cem Anos de Solidão com O Tempo e o Vento! GENIAL!

Egídio Pizarro 03/09/2010

Achei mirabolante demais... mais um livro da Leticia que, se torcermos, escorre mel. Romance açucaradíssimo.