O anjo e o resto de nós

O anjo e o resto de nós Letícia Wierzchowski

Resenhas - O anjo e o resto de nós

Karine Saul 26/03/2023

- Bendita seja a noz-moscada que lhe pos no meu caminho!
Chorei e sorri com a história da Família Flores, de leitura doce, fácil e perfumada. Recomendo a leitura!

Rodrigo 30/08/2022

Leitura para passar o tempo
Maravilhoso o livro que conta a história da família Flores, com seus membros originais, loucos e talentosos, de formas das mais inesperadas possíveis. Leitura agradável e fluida. Me lembrou muito Gabriel Garcia Marquez. Recomendo a leitura. Cada vez gosto mais desta escritora.

Lia Trajano 05/08/2022

5 de agosto de 2022
Lindo esse livro. Desconfio que ela se inspirou no livro o perfume e no livro casa dos espíritos de Isabel Allende, como são preferidos meus, gostei muito desse também.
É a história de uma família gerada pelo perfumista Apolinário Flores, uma familia cheia de magia, disparates ( até umas doses de "realismo fantástico"), loucuras e algumas tragédias.
Segundo livro da autora que leio.
Recomendo.

Paola 03/01/2022

Fantástico e acelerado
Acabei de ler " Cem anos de solidão" de Gabriel Garcia Marquês e a escrita de Letícia tem o mesmo ritmo, ousadia e preciosismo nos detalhes.

No meio de tantos acontecidos, nenhum fui fica solto, a autora oferece desenvolvimento e desfecho para todos as tramas. E não são poucas!

É uma história cheia de cores, aromas e texturas. Aguça nossa imaginação e nos prende do início ao fim. Os personagens são construídos com uma mistura de fraquezas e encantos que nos apegamos.

Me incomodaram as narrações sobre a
sexualidade das crianças, mas não podemos cair no anacronismo e esquecer que, de fato, tais relações eram "naturalizadas" socialmente em tal período.

andreiaflores 18/11/2021

Quando eu li o livro Sal dessa mesma escritora eu me apaixonei. Quando li "o anjo e o resto de nós" foi como um aperto na alma, uma transformação emocional.

Daniel 06/11/2021

O livro que marcou uma fase importante da minha vida, a estória de uma familia linda e incomum. Um doa melhores livros que já li.

Lorena 20/06/2021

Pesado
Desse livro gostei apenas da escrita da autora. Acredito que poderia ser um excelente drama familiar, mas a autora misturou muitos assuntos e na minha humilde opinião, deixou o livro mtooo pesado, como: pedofilia; fantasia ; suicídio; prostituição; sexualidade das crianças... sendo que esse último me deixou mto incomodada. Pois, não consigo ver esse assunto tratado como normal.

Vitória Marcone 17/05/2021

O ANJO E O RESTO DE NÓS é o romance de estreia de Leticia Wierzchowski, e foi minha escolha para o desafio do @_leiamulheres de maio: uma autora da região Sul do Brasil.
Um livro que aborda, entre outras coisas, questões familiares, questões de adoecimento mental, estereótipos, racismo, sexualidade e religiosidade.
Uma saga familiar, onde acompanhamos quatro gerações da família Flores. Seus amores, estranhezas, tragédias, polêmicas e mistérios. Uma narrativa com forte inspiração no realismo fantástico. É um livro surreal e criativo, uma leitura muito divertida.

Maria.Ines 18/12/2020

encantador
um universo de fantasia mas a mensagem é bem terrena: uma família que se reinventa e se adapta mesmo presa à dor das perdas e revezes da vida. leitura mais que fluida, não consegui parar até terminar.

Dri - @leiturainsone 11/09/2020

Livro muito bom!
Esse é um romance com toques de realismo fantástico que foi a obra de estreia de Leticia Wierzchowski.

Talvez esse nome soe desconhecido a você, mas certamente já ouviu falar de "A casa das Sete Mulheres", obra da autora que gerou uma minissérie homônima da Globo. Em "O anjo e o resto de nós" acompanhamos a trajetória da família Flores. O patriarca, um boticário apaixonado, passa a vida toda tentando replicar o perfume único que sua mulher exalava. Suas filhas, Violeta, Margarida, Gardênia e Rosa Arcádia, herdam da mãe a característica peculiar de exalar cada uma um perfume exclusivo. Viviam em uma casa igualmente singular que estava sempre em obras, pois a matriarca era apaixonada por decorações excêntricas e cada parte da residência era inspirada em uma cultura diferente.

A vida da família Flores era ótima e feliz, até que Rosa morre ao dar à luz sua última filha, batizada em homenagem à mãe. A partir desse momento, o já obcecado marido, perde um pouco da sanidade na tentativa irrefreada de replicar o cheiro da amada esposa. As filhas ficam, então, um pouco desamparadas e entregues a si mesmas e é com esse enredo que toda a trama se desenrola.

É um livro emocionante e apaixonante. Com toques do sobrenatural e extraordinário, a autora consegue tratar de temas importantes como o suicídio, depressão, crenças, paixão irrefreada e até pedofilia, em certo sentido. Digo em certo sentido porque a história se passa na primeira década do século XX, em que ainda era comum relacionamentos entre adultos e crianças, uma vez que as mulheres eram entregues ao casamento antes mesmo de completar os 18 anos, por exemplo.

Foi uma das minhas leituras favoritas de 2020.

Matheus 19/08/2020

Favoritado!
“Bendita seja a noz-moscada que lhe pôs no meu caminho.”

Apolinário Flores é um talentoso perfumista, apaixonado em engarrafar os aromas que o cerca. Certa vez, ao entrar numa lojinha em busca de noz-moscada, Apolinário encontra uma jovem com um perfume inesquecível. Aceitando seus amores, Rosa se casa com Apolinário e têm quatro filhas: Violeta, Margarida, Gardênia e Rosa, cada uma com sua excentricidade e perfumes únicos.

Se a história da família Flores já era pontuada por detalhes surreais, a saga da família logo toma rumos ainda mais fantásticos quando um dia, as quatro irmãs se apaixonam pelo mesmo rapaz, Bento Vendaval. A partir desse romance, mais mistérios e surpresas se desenrolam.

Leticia Wierzchowski nos apresenta um romance de Realismo Fantástico, recheado de alegrias, almas penadas e samambaias. ‘O anjo e o resto de nós’ é uma obra impecável da literatura nacional, que trata de amor, depressão, religião, saúde mental, racismo, dentre outros temas com muito cuidado.

site: https://www.instagram.com/hora_book/

Geovanna Ferreira 18/07/2020

Realismo mágico à brasileira
Letícia Wierzchowski é uma de minhas autoras favoritas, invejo seu talento com as palavras, sua capacidade de criar cenários, personagens e histórias tão lúdicas e viciantes.

Já li O anjo e o resto de nós duas vezes e sei que ainda vou reler o livro outras vezes ao longo da vida. Ao contrário de outras leituras, cada vez que leio me vejo ainda mais encantada com a história excêntrica e trágica da família Flores.

O livro é absurdamente surreal, criativo e bem construído, tem um ritmo frenético, intenso, diferente de tudo. Personagens como a etérea Violeta, Gardênia, Mrodite e Ariel são alguns dos melhores que já li.

O anjo e o resto de nós é um ótimo exemplo de realismo mágico brasileiro, uma obra que deveria ser mais conhecida. Para fãs de Cem anos de solidão e A casa dos espíritos, ou para quem gosta de leituras que te tiram da zona de conforto, é sempre uma boa pedida.

Dani.Giardin 09/07/2020

Adorei!
História surreal e super dinâmica. Adorei e li em dois dias pois não conseguia parar!