O anjo e o resto de nós

O anjo e o resto de nós Letícia Wierzchowski

Resenhas - O anjo e o resto de nós

Telma 26/01/2014

"Se eu tivesse mais alma pra dar eu daria, isto pra mim é viver"
Meu Deus!

Meu Deus!

Foram esses os meus suspiros ao terminar o livro.

Um suspiro e um enorme desejo: eu queria ser um neurônio, para transitar livremente e entender a cabeça de Leticia Wierzchoski!

Ela não escreve, simplesmente... Ela é uma regente das letras. O livro todo é uma grande sinfonia. Executada com esmero e maestria!

Um romance surreal, com uma capa, maravilhosa que ilustra divinamente o livro.

*suspiro*

O que dizer?

Leia! É mágico!

Leia! É transcendental!

Leia! É diferente de tudo o mais...

Não vejo necessidade de dizer mais.

Deixo você com um "quote" e uma música de Djavan:

"Assim, Rosa Flores deu-se conta de duas coisa que se repetiriam (...): a história contada e recontada da compra da noz-moscada, e o desespero febril do marido em busca do cheiro misterioso de sua pele. Porque depois do casório, Apolinário meteu-se entre as paredes do laboratório caseiro, macerando e decantando todas as flores e ervas que lhe deram no tino. E foram muitas, pois p qie lhe faltou em memória, tratou de buscar nos livros centenários que herdara do pai. Tarefa ingrata, porque quando morreu, aos noventa e três anos, Apolinário Flores sabia tanto dos aromas da esposa quanto soubera na primeira noite em que acordaram juntos." - páginas 13 e 14

O Livro me lembra essa música do Djavan:

Vai além de onde eu vou
Do que sou minha dor
Minha linha do Equador
Vai além de seja o que for
Passa mais além do céu de Brasília
Traço do arquiteto

Luz do sentimento nu
Vai além de onde eu vou
Do que sou minha dor
Minha linha do Equador
Mas é doce morrer neste mar
De lembrar e nunca esquecer
Se eu tivesse mais alma pra dar
Eu daria, isto pra mim é viver

site: https://livrocomdieta.blogspot.com
Sylvia 26/01/2014minha estante
Nossa Telma...Que lindo o que você escreveu, espero poder sentir exatamente isso quando livro chegar.
Já estou preparando o meu coração.
Linda resenha.

Telma 05/02/2014minha estante
Quero muito saber o que você achou, Sylvinha!

Nati 25/09/2023minha estante
Aquela resenha que deixa a gente na certeza de incluir o livro na lista ??

Vitória Marcone 17/05/2021

O ANJO E O RESTO DE NÓS é o romance de estreia de Leticia Wierzchowski, e foi minha escolha para o desafio do @_leiamulheres de maio: uma autora da região Sul do Brasil.
Um livro que aborda, entre outras coisas, questões familiares, questões de adoecimento mental, estereótipos, racismo, sexualidade e religiosidade.
Uma saga familiar, onde acompanhamos quatro gerações da família Flores. Seus amores, estranhezas, tragédias, polêmicas e mistérios. Uma narrativa com forte inspiração no realismo fantástico. É um livro surreal e criativo, uma leitura muito divertida.

Rodrigo 30/08/2022

Leitura para passar o tempo
Maravilhoso o livro que conta a história da família Flores, com seus membros originais, loucos e talentosos, de formas das mais inesperadas possíveis. Leitura agradável e fluida. Me lembrou muito Gabriel Garcia Marquez. Recomendo a leitura. Cada vez gosto mais desta escritora.

Geovanna Ferreira 18/07/2020

Realismo mágico à brasileira
Letícia Wierzchowski é uma de minhas autoras favoritas, invejo seu talento com as palavras, sua capacidade de criar cenários, personagens e histórias tão lúdicas e viciantes.

Já li O anjo e o resto de nós duas vezes e sei que ainda vou reler o livro outras vezes ao longo da vida. Ao contrário de outras leituras, cada vez que leio me vejo ainda mais encantada com a história excêntrica e trágica da família Flores.

O livro é absurdamente surreal, criativo e bem construído, tem um ritmo frenético, intenso, diferente de tudo. Personagens como a etérea Violeta, Gardênia, Mrodite e Ariel são alguns dos melhores que já li.

O anjo e o resto de nós é um ótimo exemplo de realismo mágico brasileiro, uma obra que deveria ser mais conhecida. Para fãs de Cem anos de solidão e A casa dos espíritos, ou para quem gosta de leituras que te tiram da zona de conforto, é sempre uma boa pedida.

Lorena 20/06/2021

Pesado
Desse livro gostei apenas da escrita da autora. Acredito que poderia ser um excelente drama familiar, mas a autora misturou muitos assuntos e na minha humilde opinião, deixou o livro mtooo pesado, como: pedofilia; fantasia ; suicídio; prostituição; sexualidade das crianças... sendo que esse último me deixou mto incomodada. Pois, não consigo ver esse assunto tratado como normal.

Dani.Giardin 09/07/2020

Adorei!
História surreal e super dinâmica. Adorei e li em dois dias pois não conseguia parar!

Lia Trajano 05/08/2022

5 de agosto de 2022
Lindo esse livro. Desconfio que ela se inspirou no livro o perfume e no livro casa dos espíritos de Isabel Allende, como são preferidos meus, gostei muito desse também.
É a história de uma família gerada pelo perfumista Apolinário Flores, uma familia cheia de magia, disparates ( até umas doses de "realismo fantástico"), loucuras e algumas tragédias.
Segundo livro da autora que leio.
Recomendo.

Isa 10/04/2020

Ressalva
Inegavelmente, é um livro que prende o leitor a partir da narrativa constantemente movimentada, reforçada pela escrita da autora (mas que, pessoalmente, em determinados momentos me causou desconforto).

Dentre as situações que não consegui naturalizar, destaco as idades dos personagens em relação aos seus pares e vivências precoces, isso realmente me incomodou em muitos momentos e por vezes comprometeu minha leitura. Além disso, o tratamento destinado às temáticas desafiadas pela autora, como racismo, ora tangencia a desconstrução e ora reforça esteriótipos.

No mais, talvez minha interpretação perpasse pelo anacronismo, mas não posso deixar de ressalta-las aos futuros leitores já que foram coisas que não percebi nas resenhas que li.
Geovanna Ferreira 18/07/2020minha estante
O que foi aquela fixação do primo com a filha da Gardênia ainda criança? Achei muito estranho isso também, tudo muito precoce para ela, Rosa Arcádia, o outro dos gêmeos...

Giuliana.Fiori 09/04/2020

Livro divertido! Realismo mágico + romance

andreiaflores 18/11/2021

Quando eu li o livro Sal dessa mesma escritora eu me apaixonei. Quando li "o anjo e o resto de nós" foi como um aperto na alma, uma transformação emocional.

Matheus 19/08/2020

Favoritado!
“Bendita seja a noz-moscada que lhe pôs no meu caminho.”

Apolinário Flores é um talentoso perfumista, apaixonado em engarrafar os aromas que o cerca. Certa vez, ao entrar numa lojinha em busca de noz-moscada, Apolinário encontra uma jovem com um perfume inesquecível. Aceitando seus amores, Rosa se casa com Apolinário e têm quatro filhas: Violeta, Margarida, Gardênia e Rosa, cada uma com sua excentricidade e perfumes únicos.

Se a história da família Flores já era pontuada por detalhes surreais, a saga da família logo toma rumos ainda mais fantásticos quando um dia, as quatro irmãs se apaixonam pelo mesmo rapaz, Bento Vendaval. A partir desse romance, mais mistérios e surpresas se desenrolam.

Leticia Wierzchowski nos apresenta um romance de Realismo Fantástico, recheado de alegrias, almas penadas e samambaias. ‘O anjo e o resto de nós’ é uma obra impecável da literatura nacional, que trata de amor, depressão, religião, saúde mental, racismo, dentre outros temas com muito cuidado.

site: https://www.instagram.com/hora_book/

Dri - @leiturainsone 11/09/2020

Livro muito bom!
Esse é um romance com toques de realismo fantástico que foi a obra de estreia de Leticia Wierzchowski.

Talvez esse nome soe desconhecido a você, mas certamente já ouviu falar de "A casa das Sete Mulheres", obra da autora que gerou uma minissérie homônima da Globo. Em "O anjo e o resto de nós" acompanhamos a trajetória da família Flores. O patriarca, um boticário apaixonado, passa a vida toda tentando replicar o perfume único que sua mulher exalava. Suas filhas, Violeta, Margarida, Gardênia e Rosa Arcádia, herdam da mãe a característica peculiar de exalar cada uma um perfume exclusivo. Viviam em uma casa igualmente singular que estava sempre em obras, pois a matriarca era apaixonada por decorações excêntricas e cada parte da residência era inspirada em uma cultura diferente.

A vida da família Flores era ótima e feliz, até que Rosa morre ao dar à luz sua última filha, batizada em homenagem à mãe. A partir desse momento, o já obcecado marido, perde um pouco da sanidade na tentativa irrefreada de replicar o cheiro da amada esposa. As filhas ficam, então, um pouco desamparadas e entregues a si mesmas e é com esse enredo que toda a trama se desenrola.

É um livro emocionante e apaixonante. Com toques do sobrenatural e extraordinário, a autora consegue tratar de temas importantes como o suicídio, depressão, crenças, paixão irrefreada e até pedofilia, em certo sentido. Digo em certo sentido porque a história se passa na primeira década do século XX, em que ainda era comum relacionamentos entre adultos e crianças, uma vez que as mulheres eram entregues ao casamento antes mesmo de completar os 18 anos, por exemplo.

Foi uma das minhas leituras favoritas de 2020.