Bom dia, Verônica

Andrea Killmore

Resenhas - Bom Dia, Verônica

bibiteodora 22/12/2022

veronica sua canalha
o que eu mais gostei foi que os personagens não são maniqueístas, principalmente a verônica, em quem na maior parte do tempo me deu vontade de enfiar um socao. porem, algo que eu acho que faltou foram mais capítulos falando da infância do brandao e menos sobre os casos da veronica pq sinceramente o que tenho a ver. e em algumas partes o próprio livro deu spoiler/deixou óbvio o que ia acontecer, o que deixou meio sem graça. mas a trama é boa, muito nojenta e bem gráfica, fiquei com o estômago embrulhado várias vezes, cade a continuação?

Raiane Santos 04/10/2020

Bom dia, Veronica
Teve vários momentos que eu quis dar uns tapas na Veronica. Que mulher impulsiva, quer sair salvando o mundo, mas só faz cagada...
Sanndy Victória 04/10/2020minha estante
Verdade kkkkk.Gostei mais da Verônica da série

Caroline 10/10/2020

Esse com certeza é o livro mais perturbador que já li na vida.
Kadu (@kadu20es [insta/twitter]) 10/10/2020minha estante
Teu comentário me fez ter vontade de lê-lo.

Caroline 10/10/2020minha estante
Leia! É o terceiro livro que leio do Raphael montes e adorei. Porém, assisti o primeiro episódio da série "bom dia, verônica" na Netflix e não é fiel ao livro :(

maria gabriella 11/10/2020

Bom dia é o *******, vai se ferrar, Verônica!
Digo com tranquilidade: Verônica é uma das personagens mais escrotas, burras, egocêntricas e detestáveis que já tive o desprazer de ler, e o livro em si foi uma decepção absurda. Se você gosta e é habituado a ler livros de investigação policial e suspense sugiro passar longe, pois a sinopse e algumas resenhas emocionadas enganam e muito. Bom Dia, Verônica está mais para "as trapalhadas de uma metida a investigadora" do que um romance investigativo. Nas últimas páginas eu só tava me divertindo com a grande várzea que essa história - com um início até que promissor - virou.

O início traz um suspense que intriga e convence, mas o desenrolar de tudo que acontece é insanamente ridículo. Não dá pra acreditar na Verônica, ela é podre e péssima como profissional, além de tudo possui traços que eu não suporto em uma pessoa: egocentrismo e narcisismo. A mulher acha que é muito autossuficiente, acha que sendo uma simples escrivã conseguiria, sem apoio de toda uma equipe especializada de investigação, solucionar dois grandes casos. As decisões que ela toma e a burrice dela são inacreditáveis, os eventos trágicos que acontecem à Janete se deve à burrice e ao egocentrismo de Verônica, e cara, é notável que tudo que ela acha que pode e tenta fazer não é com a finalidade de realmente ajudar alguém, e sim pra alimentar o ego dela pq ela é uma puta narcisista do caralho. ~ela me estressou~

Eu sei que a personalidade odiosa da Verônica com certeza foi intencional (ou não), mas o problema aqui não é só o fato de ela ser uma personagem ruim que te faz odiá-la, eu até gosto disso, um dos meus personagens odiosos favoritos é o Big Jim de Sob a Redoma pq pensa numa construção de personagem incrível, mas isso aqui falhou absurdamente se era esse o propósito. Você acaba por odiá-la pq a personalidade e atitude dela transformam o livro em algo saturado de ler, você deixa a leitura pra depois pq tá cansado de ler páginas e páginas de trapalhadas e pensamentos sebosos da Verônica, de páginas e mais páginas de eventos que podiam ter sido evitados, só o que vemos são desculpas ridículas e ela tentando provar pra si mesma que é fodona mas é só uma imprestável. Porra Verônica, achar que o delegado do teu departamento iria fechar os olhos pra um caso como o de Marta eu até entendo, mas o de Brandão e Janete? Vai dar desculpas assim pra agir em prol de si mesma na casa do caralho!

Enfim, essa foi uma leitura difícil pelos motivos errados, um livro de 250 páginas não deveria ter o peso de saturar alguém assim. Nem tenho muito o que falar do final, eu já tava tão cansada que apenas me diverti acompanhando as sábias decisões da bonita e seus pensamentos egocêntricos finais. Sério, os pensamentos finais de Verônica pra mim foram dignos de filme trash pastelão, que patético.

Verei a série pq já sei que muitos elementos foram mudados, mas também não vou esperar tanto de algo baseado em uma história que pra mim foi tão frustrante. A sorte é que são menos de 300 páginas pq se fossem mais, o livro teria muitos abandonos na certa.

Luíza 14/01/2021

Ideia boa desperdiçada
O começo do livro é ótimo, eu tava super envolvida e queria saber o que ia acontecer. Parece que da metade pra frente ele desanda e vira uma bagunça sem sentido. O tom "divertido" que a Verônica narra a história não combina com o que tá sendo contado, isso me incomodou bastante. Não sei se divertido é a palavra certa mas fica desconexo. E ahhh, o que falar dessa protagonista? Verônica é uma mulher totalmente hipócrita, irresponsável ao extremo e ainda por cima burra. Ela arrisca a vida das pessoas sem nem saber o que ela tá fazendo e depois fica chorando quando dá merda. Essas horas dela se lamentando me deram muita raiva, não é como se ela fosse uma personagem decente e eu me importasse com os sentimentos dela então ao invés de sentir empatia por ela eu só revirava os olhos intensamente. Sem contar as falas extremamente problemáticas que aparecem no decorrer do livro.

Pela sinopse e tal eu esperava que fosse um livro com uma detetive foda indo atrás das coisas pra ajudar quem precisa e que seria uma investigação massa, mas passou longe disso. Pegaram uma ideia ótima (a Caixa e toda a explicação envolvendo isso etc eu achei bem original sendo que eu já assisti/li muitas coisas desse tipo) e enfiaram no lixo. O outro caso paralelo que tem na história é só uma ferramenta pra que a protagonista consiga realizar os planos dela no final, pra mim não agregou.

O final chega a doer de tão tosco e não faz sentido algum. Acho que deu pra perceber que eu não gostei mesmo e fiquei muito decepcionada. Infelizmente foi meu primeiro contato com o Raphael Montes, que é um autor que eu queria ler faz tempo. Tenho outros livros dele aqui, ainda vou dar outra chance.

Vou assistir a série mais pra frente e espero que seja melhor.
Isadora.Martins 14/01/2021minha estante
Sim!!! Disse tudo!

Luíza 14/01/2021minha estante

Aline.Rodrigues 15/01/2021minha estante
Arrazou

Aline.Rodrigues 15/01/2021minha estante
Leia Jantar secreto do Rapha que você vai amar

Luíza 15/01/2021minha estante
eu tenho esse e uma mulher no escuro pra ler, espero muito gostar ?

SAMUEL 16/01/2021minha estante
Já li dois livros do Raphael Montes, os dois começam muito bem e vão piorando até chegar num final muito bosta. Tô começando esse hoje, vamos ver se mantém o padrão.

Luíza 16/01/2021minha estante
ihhh, provavelmente vai manter então pq olha...

Luanabookclub 06/11/2020

Bom dia Verônica
Livro escrito por Ilana Casoy e Raphael Montes, em uma trama envolvente e angustiante com momentos de tirar o fôlego! Que também, geram indignação e revolta com as situações de violência contra a mulher e corrupção policial envolvidas.

A série adaptada tbm é maravilhosa e bem fiel ao livro, porém alguns detalhes finais modificados.

erosturn 03/11/2023

Para ser mau basta estar vivo.
O que influenciou na quantidades de estrelas foi ter assistido a serie e depois ler o livro, não vou mentir, mesmo que eu prefira a Verônica do livro, a serie estar em um patamar muito alto de enredo e desenvolvimento. Avisando desde já, o desenvolvimento do caso da Janete é mais puxado na serie, enquanto no livro tanto ele como o da Martha são aprofundados, e bem, os casos são com altamente diferença.
Podendo ser facilmente usado em uma redação que os assuntos abrangem trafico humano, perigos em mudança de local na procura de emprego, violência domestica, consequências em sites de namoro, necrofilia como algo banalizado e negligência policial.
É uma leitura que deve ser incentivada principalmente para mulheres jovens ou até
mesmo adultas, trazendo uma consciência de mundo e como o perigo pode estar em qualquer pedaço do dia a dia. Mas lembrando o conteúdo pesado e explicito trago nas paginas, então antes de ler procure se informar e vá por sua conta em risco.
Por mais inacreditável que seja, enquanto você ler a resenha essa pode estar sendo a realidade de varias pessoas, não só no Brasil, de qualquer forma a maldade já nasce com as pessoas, ser bom é uma escolha que nem todos estão dispostos alimentar.

Mari 01/08/2021

Simplesmente sem palavras
Primeiramente obrigada Andrea por me tirar da ressaca literária com esse thriller perfeito.
Confesso que li o livro por influência da série mas, meu deus, nada se compara a um bom livro. Essa obra brasileira revela como reviravoltas podem acontecer tão rápido e como um livro com infinitos gatilhos pode te ensinar tanto.
Breno 01/08/2021minha estante
Vale a pena ler mesmo depois de ver a série?

Mari 01/08/2021minha estante
Com certeza, mesmo não vendo a tortura, a sensação parece ser até pior quando vc lê
Recomendo muitooo

Breno 01/08/2021minha estante
Opa, ta na minha lista então, gosto muito dos livros do Raphael Montes, obrigadoo!

Mari 01/08/2021minha estante
de nada!! :)

Bernardo Luiz 14/01/2021

Livro Surpreendente
Bom dia , Verônica. Um livro que me surpreendeu bastante, primeiro por ser de autores brasileiros, oq me agradou bastante nesse ponto, e a história em si, que te prende do inicio ao fim, um livro duro, sobre violência doméstica e feminicídio, onde nossa personagem principal tenta trazer a justiça no meio de um sistema falho e ineficiente, tramas de tirar o fôlego... se eu falar mais , acabarei dando spoiler rsrs, mas recomendo todos lerem, Bom dia, Verônica. Irei maratonar a série da netflix, mesmo sabendo que não vai superar esse livro fantástico hahaha.

Livrandodaressaca 27/11/2022

bom dia, Janete
uma história realmente boa, te desperta curiosidade, e eu amei que os dois casos foram bem retratados quando na série o caso do site de namoro é pouco falado, gostei muito da desenvoltura do livro.
Em algumas partes fiquei bem enojada e tentando entender oq se passa na cabeça do cara mas assim doente de passar doença.
Mostra bem essa parte aonde a mulher não percebe a relação abusiva, a parte da justiça no br , achei tristemente realista?

Grapple 10/09/2020

Mais um do mestre
Eu amo o modo que o Raphael Montes faz eu ler sem parar. A leitura flui e sempre me surpreende no final.
Gostei muito dos personagens e de toda a história.
Agora só me resta aguardar dia 01 de outubro para a estréia da série!

Gabriela3420 15/02/2020

Após presenciar um suicídio e receber uma ligação de uma mulher pedindo, a escrivã da Polícia Civil, Verônica Torres se vê diante de duas investigações que podem mudar para sempre a sua carreira na polícia.
Esse thriller nacional me deixou presa a história do início ao fim! Apesar de ser uma história bem pesada (gatilhos: tortura, violência doméstica e feminicídio) me senti muito próxima da Verônica, uma mulher comum, que precisa utilizar métodos pouco ortodoxos nas investigações e que se desdobra para equilibrar sua agitada vida profissional com a rotina familiar. As duas investigações são narradas em paralelo, alternando pontos de vista da própria Verônica ou das vítimas, em dado momento elas se entrelaçam, porém de uma maneira nem um pouco óbvia.
As cenas de crime são muito bem detalhadas, acredito que essa seja a maior contribuição da Ilana Casoy ao livro, que foi escrito em parceria com Raphael Montes. Outro fator que me ajudou a ficar presa à narrativa foi sua ambientação em uma São Paulo contemporânea, com toda a sua rotina caótica de metrópole.
O livro aborda várias questões relacionadas à ineficiência da polícia em casos de violência contra a mulher, sem, contudo assumir um tom militante. E o desfecho da história... meus amigos... é de tirar o fôlego! Estou ansiosa para assistir a adaptação pra série que já está sendo produzida pela Netflix e também, quem sabe, ler mais história da investigadora Verônica Torres.

thain 24/09/2023

Bom dia, Verônica!
Esse é o último livro que estava faltando do autor e tenho que admitir que estava receosa de não gostar já que era uma colaboração e o prefácio não havia me cativado muito.
Acabou sendo uma surpresa muito arrebatadora ler esse livro, pois mesmo já conhecendo o tipo de escrita do raphael montes sempre me surpreendo com a sua genialidade macabra.
Verônica é uma mulher forte, destemida e corajosa e nem por isso deixa de ser humana: sofre, chora e se reergue do chão dando a volta por cima. A protagonista, além da trama, é o que há de mais cativante na história.
Pra mim, o momento mais impactante do livro foi saber o passado do Brandão. Isso me tirou o fôlego, junto com kapinoru. Tive que parar um pouco a leitura pra respirar, pois foi muito difícil engolir que rituais como aquele de fato aconteciam na vida real.
Sem dúvida um dos livros mais difíceis de ler do Raphael Montes e acho que é esse o desafio da leitura que torna tudo mais impactante e voraz. Por isso minha melhor decisão foi ter deixado esse livro para o último, para encerrar com chave de ouro o autor.
Só tirei 0,5 pois achei o final muito rápido e poderia ter sido trabalhado melhor encima disso, mas no geral estou bem satisfeita com a história.