Uma Epopéia Brasileira

Uma Epopéia Brasileira Anita Leocádia Prestes

Resenhas - Uma Epopéia Brasileira

Glauber Vieira 17/01/2023

Livro introdutório sobre o assunto
Anita ( que é filha de Prestes , o que facilitou a escrita sobre o assunto) escreveu um bom livro introdutório sobre as origens e o dia a dia da jornada da Coluna Prestes. Ao final da obra, ela nos apresenta una pequena bibliografia comentada sobre o assunto.

Daniel432 06/07/2010

Tenentismo e Comunismo
Eu sempre tive a visão de que Luis Carlos Prestes sempre foi comunista e este livro serviu para mostrar-me que a verdade era outra.
Prestes e sua Coluna foram, realmente, uma grande aventura através do Brasil, mas como deixa bem clara a autora (filha de Prestes e Olga Benário) Prestes não tinha, à época, qualquer intenção de utilizar a Coluna como forma de "propaganda" comunista, pois ele e seus comandados não tinham qualquer conhecimento dos verdadeiros problemas enfrentados pela população.

A autora procura mostrar que a Coluna não fugia da tropa legalista mas sim a vencia pela utilização de uma estratégia diferente para a época, a guerra em movimento. Mas, para mim, ficou claro que em algumas vezes eles fugiam mesmo, evitavam o confronto. A autora quase sempre procura mostrar que esta "fuga" era em função da inferioridade de homens e armamento.

Este foi o único livro que achei que trata deste assunto e considerando a relação de parentesco entre a autora e o principal personagem da Coluna, creio que a visão apresentada não é muito crítica, mas como fonte de conhecimento e informação de uma época que não vivi, vale à pena.