1976: Movimento Black Rio

1976: Movimento Black Rio Zé Octávio Sebadelhe...




Resenhas -


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Storil 22/02/2022

1976 - Movimento Black Rio
A genealogia do Movimento Black Rio, que completou 40 anos em 2016. Inicialmente inspirado pela revolução da funk music norte-americana, esse movimento no Rio de Janeiro foi uma afirmação social, estética e musical, que desencadeou uma mudança profunda na música e na cultura negras do Brasil. Tim Maia, Sandra de Sá e Toni Tornado são alguns dos personagens desse relato enérgico, que procura informar os mais jovens — que não viveram esse momento revolucionário — e dar voz a um período emblemático da nossa cultura, para que nunca nos esqueçamos desses poderosos músicos, djs, dançarinos e frequentadores de bailes que participaram dessa história.
comentários(0)comente



Laís Gonçalves 05/12/2021

Movimento Black Rio
O livro trata sobre um movimento cultural do Rio de Janeiro que se espalhou pelo país na década de 70. Com suas raízes no soul americano e na música africana mundial, esse movimento deu origem a várias vertentes musicais brasileiras (isso apesar de ter sido acusado de instrumento do imperialismo americano, de objeto de radicalização indevida e de apagador da cultura nacional).

Esse livro é muito informativo, e dá a base e as mudanças pelas quais o Black Rio passou, além de nomes icônicos, perseguições injustas e várias recomendações de leitura e música. A forma pela qual os autores abordaram o contexto da época é ótima, passa a sensação de que realmente estamos dentro do Brasil nos anos 1970. Recomendo muito para aqueles fãs de música e história.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR