Medicamentos Mortais e Crime Organizado

Gênero: Medicina, farmácia.
País: Noruega
Ano: 2016
Editora: SBMFC, Bookman

Um prato cheio de verdades sobre a indústria que mais lucra com o sofrimento humano.

Escrito pelo médico e pesquisador norueguês Peter Gøtzsche, Medicamentos mortais e crime organizado é um livro/denúncia no estilo Wikileaks, no qual o autor com ampla experiência na farmácia e com pesquisas envolvendo medicamentos, expõe as atrocidades praticadas pelo que ele chama de ?cartel de drogas mais poderoso do mundo?.

Minha impressão ao final do livro é que a leitura é muito densa, precisa ter paciência e muito interesse pelo tema para seguir até o final. Cada capítulo expõe os podres envolvendo as pesquisas e aprovações de medicações para determinados tipos de doenças, desde enxaquecas a transtornos psicológicos. Para mim, embora esclarecedora é muito bem fundamentada, a leitura foi muitas vezes arrastada, com muitos termos técnicos e um tom alarmista ou sensacionalista para com as medicações.

Para Medicamentos mortais e crime organizado, 9/10.

#resenhasdoromulo
#literaturanorueguesa
#medicamentosmortaisecrimeorganizado
#medicamentosmortais
#petergøtzsche

Manu 17/12/2023

Apesar de ter achado beeeem repetitivo em diversos aspectos, achei interessante saber as diferentes situações em que a indústria farmacêutica foi criminosa. Realmente existem coisas que eu não fazia ideia que aconteceram/acontecem. Leitura válida, ainda que um pouco entediante às vezes.

Romeu Felix 13/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Este livro é uma crítica contundente à indústria farmacêutica, que segundo o autor, coloca os lucros acima da saúde dos pacientes e dos profissionais da saúde. Gotzsche discute diversos problemas relacionados à indústria, como a fabricação e comercialização de medicamentos inúteis, perigosos e até mesmo mortais, a manipulação de dados em ensaios clínicos e a corrupção de médicos, pesquisadores e agências reguladoras.

O autor afirma que as empresas farmacêuticas gastam muito mais em publicidade do que em pesquisa e desenvolvimento, e que muitos medicamentos são vendidos com base em estudos manipulados ou em evidências insuficientes. Ele também aponta que os conflitos de interesse são generalizados na indústria, o que leva a práticas questionáveis, como a prescrição excessiva de medicamentos, a influência na elaboração de diretrizes médicas e a retenção de informações sobre efeitos colaterais graves.

Gotzsche também examina a questão da corrupção na indústria farmacêutica, com destaque para o suborno de médicos e políticos, a lavagem de dinheiro e a manipulação do mercado de ações. Ele argumenta que a indústria farmacêutica é, de fato, um crime organizado e que os pacientes e profissionais da saúde devem estar cientes dos riscos associados ao uso de medicamentos.

O livro termina com uma série de recomendações para mudar a indústria farmacêutica, incluindo a necessidade de regulamentação mais rigorosa, maior transparência nos ensaios clínicos e na divulgação de dados, e uma mudança na cultura da indústria, para que a saúde dos pacientes e o bem-estar da sociedade sejam colocados em primeiro lugar.

Comentário:
Este livro é um alerta importante sobre os problemas da indústria farmacêutica e a necessidade de reformas urgentes. Gotzsche fornece uma análise detalhada e convincente das práticas questionáveis da indústria, usando exemplos concretos e dados sólidos para apoiar suas afirmações. Embora seja uma leitura desafiadora, é essencial para qualquer pessoa interessada em entender como a indústria farmacêutica opera e as consequências de suas ações para a saúde pública.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Bianca.Drewnowski 02/02/2023

8/10
Este livro é bastante extenso e algumas vezes repetitivo, se baseia completamente em situações e leis dos EUA e Europa (o Japão foi citado uma vez), assim, apreciei o livro, mas, sei que apesar de o Brasil ser impactado por toda essa mazela da indústria farmacêutica citada no livro, nós vivemos em um contexto bastante diferente e senti um pouco de falta disso.

Ângela Bittencourt Cardoso 06/07/2022

Indústria farmacêutica, médicos corruptos e escritores fantasmas: lucro acima de tudo e de todos
Quando uma pessoa mata alguém, ela vai presa. Por que quando a Indústria farmacêutica, médicos corruptos e escritores fantasmas geram uma enorme quantidade de vendas de um medicamento letal e matam milhares de pessoas tem apenas como consequência MUITO DINHEIRO na conta?

Peter C. Gotzsche é um médico dinamarquês e cofundador da Cochrane, uma ONG, sem fins lucrativos, que realiza pesquisas/ revisões sistemáticas para facilitar decisões médicas a partir da sua construção do melhor nível de evidências.

Peter mostrou nesse livro um compilado de provas em que a Indústria farmacêutica aliada a médicos corruptos e escritores fantasmas trabalham similarmente ao crime organizado buscando apenas o seu lucro.
Efeitos adversos letais de medicamentos são escondidos para que se inicie sua venda;
A Indústria se recusa a mostrar todos os dados na íntegra de suas pesquisas;
As Empresas com maior lucro são as que mais fazem esse tipo de trabalho;
Logo quando a patente do medicamento está acabando, eles "renovam" o mesmo para vender com outro nome e assim não perder seus lucros;
Revistas médicas recebem dinheiro das pessoas que querem publicar esses estudos e, por dependerem desse dinheiro, recusam-se a não publicá-las.
Médicos tem viagens com tudo pago em hoteis caríssimos para fazerem propaganda de tal medicamento.

Flaubert.Echnaton 18/12/2020

Bem interessante
A obra apresenta o lado sombrio da indústria farmacêutica. Vai pensar pelo menos 10 vezes antes de ingerir um medicamento

Matth 17/10/2020

Corrupção da indústria farmacêutica
Antes mesmo de ler esse livro já
sabia um pouquinho da corrupção dos médicos e da indústria farmacêutica. Única coisa que importa para a indústria é o dinheiro, os pacientes que morram com os efeitos adversos. Infelizmente essa é a realidade.