E Agora, Mãe?

E Agora, Mãe? Isabel Vieira

Resenhas - E Agora, Mãe?

MatheusBiazotti 31/08/2014

E agora, mãe ?
O livro conta uma historia de uma menina chamada Jana que tem tudo pra ser uma bailarina de sucesso mais ela tinha uma namorada chamado Ivan e eles tiveram uma filha e então essa filha atrapalhou todos os sonhos de Jana ela ate pensou em aborta mais no fim desistiu e criou a filha sozinha só com ajuda de sua mãe e loures Ivan foi pra os estados unidos porque seus pais o mandaram para lá e Jana cuidou de sua filha sozinha durante 4 anos ate q ela volta noivo dos estados unidos e assumi a filha.
O livro e muito interessante vale a pena ler conta uma historia de uma realidade de muitas pessoas.

Mariana 28/08/2015

E Agora, Mãe?
O livro fala sobre algo muito comum nos dias atuais. Jana com apenas 14 anos engravida de Ivan seu namorado (que é dois anos mais velho que ela),Jana passa a enfrentar preconceito e rejeições; nas ruas era mal falada e na escola perdeu os amigos,como se não bastasse seu namorado fugiu deixando-a cuidar da filha sozinha.
Adorei o livro,indico para todos!

Eduardo 29/08/2015

Muito bom ...
Uma historia, contando sobre um dos maiores problemas da sociedade : gravidez na adolescência . Jana, 14 anos, mora em uma cidade chamada Rio Largo, e seu sonho era ser bailarina. Mas agora, por causa de uma gravidez imprevista, ela terá que deixar todos os seus sonhos para trás e sofrer as consequências.

Ju 29/08/2015

A historia conta de uma menina de 14 anos que se chamava Jana, morava na cidade de Rio Largo. A garota sonhava em ser bailarina, mas um imprevisto muda totalmente seu futuro, uma gravidez. Seu namorado Ivan foge da cidade, pois seus pais não querem que ele assuma uma responsabilidade de ser pai tão jovem. Jana vai para SP, buscando uma solução num dos mais conhecidos "aborteiros" da cidade. Na volta para sua cidade, Jana se depara com varias dificuldades e preconceitos. Perde muitas amizades.Jana ainda tenta continuar a escola, mas termina desistindo. Jana cria a menina na casa dos pais, até que, alguns anos depois, resolve ir pra São Paulo levando Gabriela para morarem na casa de sua tia. Jana arruma um emprego como professora de inglês, deixando cada vez mais pra trás o sonho de ser bailarina e entre altos e baixos, ela termina decidindo que vai levar Gabriela de volta para morar com os avós no interior. Algum tempo depois de tomar uma decisão, recebe uma carta de Ivan, que agora já está se formando e também está noivo. Na carta, Ivan diz que pretende conhecer a menina, registrá-la e assumir a paternidade dela.Jana e Ivan marcam um encontro na praça de sua cidade natal e lá ele conhece Gabi, que já foi devidamente registrada como filha dele. Gabriela continua morando com a avó e o avô, tendo contato com seu pai e Jana fica em São Paulo, onde trabalha e cursa a universidade.
Eu recomendo este livro para os adolescentes, pois hoje a gravidez esta sendo muito comum entre eles.

Ana 29/08/2015

Resenha-E agora, mãe?
Um livro baseado na realidade de hoje em dia, os adolescentes muito avançados, Jana uma menina de 14 anos, que seu sonho é ser uma grande bailarina, tem o seu namorado, até que descobre que está grávida! Seu futuro inteiro arruinado, todos seus planos, e um pai que não irá assumir o bebê!
Hoje em dia, todos acham que isso NUNCA acontecerá, esse livro é relacionado com a vida dos jovens de hoje em dia.
Acho que esse tipo de livro que todos os adolescentes deveriam ler, afinal eles aprenderiam oque é correto, o momento certo, e tudo mais.

Felipe Figueiredo 12/08/2016

Resenha e agora mãe
O livro é muito bom retratando uma história q acontece com muitas pessoas de forma inteligente e criativa

bianca 12/08/2016

Estrela triste
Jana uma menina sonhadora e apaixonada
tem um sonho de ser bailarina,se apresentar nos teatros de SP,viver um lindo amor com seu namorado Ivan... mas nem tudo sai como planejado um fruto nasce deste amor mas e agora mãe?

Elis 17/05/2017

É daqueles livros que as escolas acertam ao adotar como leitura obrigatória
No mês das Mães uma história que vai mexer com o seu coração.
De todos os livros que li na escola esse é o único que me marcou profundamente e um dos poucos que eu me lembro da história do início ao fim. Tinha 15 anos e fiquei muito impactada quando terminei de ler. “E agora, mãe?” é daqueles livros que despertam vários sentimentos com uma história simples permeada de delicadeza, luta e amor. É muito bom indicar uma história que sempre esteve presente na minha vida.
“E agora, mãe?” é da jornalista Isabel Vieira, que já publicou mais de 20 livros, todos voltados para o público adolescente, tema bem conhecido dela que já trabalhou na Revista Capricho. O livro foi publicado em 1991, com o tema polêmico para época, gravidez na adolescência e as consequências que ela acarreta para a jovem mãe e o pai, a família e os amigos. Conta a história de Jana, uma adolescente graciosa de 14 anos, sonhadora e determinada a realizar o seu sonho que é ser bailarina. Jana namora firme com Ivan, dois anos mais velho que ela, de “família boa” e com um futuro brilhante pela frente. Porém, uma gravidez inesperada muda o destino dos dois. Ao saber da gravidez, os pais de Ivan decidem manda-lo para fora do Brasil. Os pais de Jana se culpam pelo “erro” da filha e Jana tem que lidar com o preconceito escancarado da época, a decisão de ter ou não o filho, o dilema de abrir mão do seu sonho e construir uma nova vida.
O livro se passa em uma época que as pílulas anticoncepcionais eram usadas pelas adolescentes para encorpar os xampus (eu já fiz isso) para o cabelo crescer mais rápido. Jana, acreditando que não engravidaria na primeira vez só começa a tomar a pílula, sem qualquer orientação, depois da primeira relação. Claro que a culpa da gravidez recai toda sobre ela e a família, que segundo as más línguas deu liberdade demais para a moça. Uma geração que culpa a televisão pelos impropérios da vida. Em meio à sociedade preconceituosa, ser mãe solteira não é nada fácil. Com o abandono de Ivan, o desprezo do pai, a desconfiança da mãe, Jana tem o apoio da empregada Lurdes, da tia Ligia e de uma única amiga do colégio a Talita, que é uma das minhas personagens preferidas. Aliás, gosto de como Isabel construiu os personagens, eles são comuns e de fácil identificação. A história de Jana é como costumo dizer, fácil de acreditar e de acontecer. Poderia ser eu, você, uma amiga, mas com certeza conhecemos alguém que passou por uma gravidez na adolescência.
Gosto de como Isabel contextualiza a história de Jana com o momento político e econômico do país e a condição da mulher diante dos inúmeros preconceitos sociais da época. De como ela não romantiza a gravidez expondo todos os problemas enfrentados pela personagem e a maneira como encara cada um deles. As analogias da história de Romeu e Julieta com a realidade de Jana e Ivan são pertinentes e bem inseridas no romance. A escrita de Isabel é uma delícia de ler, a leitura é ágil e vai te inserindo dentro da história. Quando termina dá a impressão de que Jana continua vivendo em São Paulo e encarando outros problemas que a vida, lógico, vai te dar.
Quase 20 anos depois de ter lido pela primeira vez, agora me identifico com a tia Ligia, uma solteira convicta, bem sucedida que vive um dia de cada vez, mas, confesso que por muitas vezes o destino de Jana me assombrou com o medo de não conseguir realizar os meus sonhos por conta de uma gravidez. A personagem é fictícia, mas retrata a realidade de muitas adolescentes que substituíram os seus sonhos em prol de uma criança que não pediu pra nascer, mas que precisa ser amada e protegida. “E agora, mãe?” é um exemplo de quando as escolas acertam em adotar como leitura obrigatória um livro que ensina e adverte, mas mostra que, por mais que o caminho seja árduo quando existe uma possibilidade de vitória deve-se lutar para alcança-la.
Obs. Sempre quis ter esse livro na minha estante, mas o preço que varia entre R$35 é R$ 40 é um absurdo diante do cenário de crise que passa o mercado literário nacional.
Dica de leitura do site Culturaliza BH - Coluna Literaliza BH

site: http://culturalizabh.com.br/index.php/2017/05/15/e-agora-mae-isabel-vieira/