The Wicked + The Divine Kieron Gillen

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bia 18/12/2020

Comprei essa HQ, porque achei interessante esse tema de "deuses assumido os corpos" de seres humanos, mas a história infelizmente é bem corrida, quando você começa se situar na narrativa ela acaba e deixa uma grande brecha pra continuação.
Pablo Boto 09/04/2021minha estante
Tive a mesma experiência. A arte é espetacular ao menos.

José 12/02/2017

Astros do pop e deuses antigos!
The Wicked + The Divine é uma HQ norte americana de grande sucesso que começou a ser publicada em 2013, mas só veio para o brasil no ano passado, pelo selo Geektopia da Editora Novo Século. A premissa é a seguinte: a cada 90 anos, doze deuses (de diferentes culturas), que juntos formam o Panteão, reencarnam na terra no corpo de jovens, eles são amados, odiados, glorificados e depois de dois anos eles morrem.

Em 2014 esse ciclo está ocorrendo novamente e os deuses reencarnados acabam se tornando ídolos da música pop, aclamados por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Londres, somos apresentados a vida da jovem Laura, uma fangirl do Panteão, que está se preparando para ir ao show de Amaterasu, a deusa Xintoísta do Sol, onde acaba desmaiando durante a performance e sendo acordada depois da apresentação por Lúcifer, ou Luci, outra deusa de aparência andrógena e atitude arrogante. Luci leva Laura para conhecer mais alguns membros do Panteão, mas o que acontecerá a partir daí terá consequências muito fortes na vida de todos, principalmente na de Laura.

The Wicked + The Divine é uma história que me chamou a atenção principalmente pelas referências a cultura pop, o fato dos deuses se tornarem astros da música e terem a sua aparência muito semelhante a artistas muito conhecidos (como Rihanna, Madonna, Florence Welch) me atraiu logo de cara, mas devo dizer que o que achei neste primeiro volume da trama é muito mais que isso.

O começo da HQ é de certa forma confuso, somos inseridos na história quando as coisas já estão rolando, sendo obrigados a nos situar no decorrer das páginas por conta própria, mas acho que isso é um ponto positivo, pois vamos conhecendo e desvendando cada parte da história aos poucos, e que história! Nenhum acontecimento é previsível e o autor segue por caminhos diversos e nada esperados para continuar com a história, cheia de cenas de ação, magia e música pop. Os personagens são muito bem desenvolvidos, eles possuem voz própria e personalidades que permitem diversas reflexões sobre a forma de vida atual, além disso, a HQ é repleta de representatividade, com personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e de diversas etnias.

As reflexões acerca da HQ são diversas, começando pelo fato dos deuses reencarnarem como ídolos pop, que faz referência a forma como os artistas são glorificados nos dias atuais, quase como deuses. Além disso, reflexões acerca de temas ligados a sociedade atual, principalmente a geração mais jovem, são levantadas, como a importância da aparência, o uso de redes sociais, a necessidade de se chamar a atenção, a busca do prazer acima de tudo e de se viver a vida intensamente.

Em relação a edição, está HQ é sensacional, no Brasil o primeiro volume saiu em capa dura, com páginas de papel couché e tamanho maior que um livro normal. As ilustrações são belíssimas, o traço é muito limpo e o contraste das cores deixa tudo magnífico.

The Wicked + The Divine é uma HQ da melhor qualidade, que brinca com elementos de fantasia e traços da nossa própria realidade, perfeita para os jovens leitores e cujos próximos volumes eu lerei com certeza.

site: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/2017/02/160-resenha-wicked-divine.html

Joyce (Porre de Leitura) 20/04/2017

Resenha completa no Porre de Leitura e Livros
The Wicked + The Divine é uma história em quadrinhos norte americana lançada em 2013, mas que chegou no Brasil final do ano passado pela Geektopia selo de quadrinho da editora Novo Século. A Revista ganhou o prêmio da British Comic Awards de melhor história em quadrinhos.
Nesse primeiro volume temos mais uma apresentação dos personagens e do cenário da narrativa. A premissa da série gira em torno de 12 deuses que a cada 90 anos reencarnam como seres humanos adolescentes astros do pop, capazes de realizar alguns milagres, suas vidas são limitadas a 2 anos e nesse período eles fazem tudo para aproveitá-la. Eles são amados e são odiados.
A história passa-se em Londres, na Inglaterra em 2014, a protagonista desse primeiro volume é Laura uma adolescente de 17 anos, que como todos na sua idade é fã dos deuses. A garota vai ao show da deusa do sol Amaterasu e acaba conhecendo Lucifer outra deusa que a leva para o backstage e a apresenta para os demais deuses.
Ainda no backstage um atirador aparece e Lúcifer em um ataque de fúria mata-os e acaba sendo presa. No julgamento o juiz acaba sendo morto e a culpa recai sobre a deusa, no entanto dessa vez ela não está envolvida, mas ninguém acredita em sua inocência e ela acaba sendo condenada. Laura tenta encontrar o verdadeiro culpado e desse momento em diante sua vida passa por uma sucessão de aventuras.
A construção da narrativa é realizada em cima de indagações a cerca das influencias que deuses teriam na população sobre tudo nos adolescentes. Em The Wicked + The Divine eles seriam uma espécie de astros e muitos adolescentes tentariam imitá-los, Laura em diversos momentos declara querer ter a aparência dos deuses e chega a questionar sua beleza.
Não posso dizer que a protagonista da história me agradou, não gostei de Laura ser uma garota do tipo fã enlouquecida, fazendo tudo para inocentar uma deusa que acabou de conhecer, não consegui entender sua motivação para correr tantos riscos por Lúcifer, assim como sua tristeza ao final da narrativa (não posso explicar o motivo sem dar spoiller... desculpem). Outro ponto que na minha opinião que deixou a desejar na protagonista é Laura não ter sido tão trabalhada ao longo da narrativa, pouca sabemos sobre sua história pessoal, apenas se tratar de uma garota solitária.
Ao mesmo tempo que os deuses são aclamados e adorados pela população eles são questionados, pois muitos acreditam não passar de uma encenação para aumentar a popularidade dos astros.
Em linhas gerais gostei muito das fortes influencias dos astros pops, bem como a riqueza de cores nos quadrinhos. Achei muito interessantes as reflexões ao longo da narrativa, mas acredito que a história tende a melhorar nos próximos volumes, o livro acaba de forma inesperada e nos leva a acreditar que Laura terá mais destaque.

site: https://www.porredeleituraelivros.com/single-post/2017/03/27/The-Wicked-The-Divine-%25E2%2580%2593-Kieron-Gillen-e-Jamie-Mckelvie

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#thewickedthedivine de #kierongillen (texto), #jamiemckelvie (arte) e #matthewwilson #deecunniffe (cores). O plot, é que a cada 90 anos, 12 deuses reencarnam no corpo de jovens adultos e vivem entre nós. Dois anos depois, todos estarão mortos. A proposta é muito boa, pegar as características de deuses de diversas culturas, e fazer um paralelo com o modo que eles se comportariam nos dias de hoje. Vencedor do prêmio #britishcomicawards de 2014 como melhor história em quadrinhos, e indicada ao #eisnerawards de 2015 em três categorias, o quadrinho se tornou um fenômeno de público e crítica. Apesar de todos esses méritos, eu achei a história em si bem bobinha. Eu não procurei saber se ele é seriado lá fora, espero que seja, porque se foi só isso me decepcionou. Se esse foi apenas o primeiro volume eu vou parar por aqui e esperar que a história se desenvolva melhor. O que posso enaltecer dessa HQ é a ilustração e cores que são um espetáculo. O acabamento dado pela #geektopia selo da #novoseculo para distribuir esse material, foi bem cuidadoso, tá lindo demais. Por hora, minha nota é 7.5/10. Aguardo para ler mais sobre essa nova mitologia e me surpreender.

site: https://www.instagram.com/p/BQT90-3gbKX/?taken-by=miojogeek

Pandora 06/08/2017

Não é novidade o quanto o tema deuses, divindades e milagres causam fascínio e encantamento. O "Pensamento Mitológico" foi a primeira forma de explicação para a realidade criada pelos seres humanos. Não por acaso, mesmo hoje, com todos os nossos adventos tecnológicos e explicações cientificas para isso e também aquilo, a figura dos deuses continue nos fascinando. O poder, a grandiloquência, a força dramática e expressiva atribuída aos deuses são imãs para a nossa atenção.

Partindo dessa força de atração exercido por narrativas mitológicas Kieron Gillen, Jamie McKelvie e companhia criaram o argumento central para a HQ "The Wicked + The Divine" na qual se conta a história de divindades saídas dos diversos panteões do mundo aparecem no Planeta Terra de 90 em 90 anos com o objetivo de criar inspiração através de milagres, maravilhas e muito tumulto por exatos dois anos, depois disso eles morrem e o ciclo retorna.

"A Lei de Faust", vol. 1 de "The Wicked + The Divine", nele nós somos apresentados ao ponto inicial da história, seu argumento, aos personagens e seus tons e formas. Esse primeiro volume em si é um triunfo em termos visuais e uma alegria em termos narrativos. É muito agradável a maturidade do texto e da arte apresentada. Salta aos olhos a diversidade étnica e de gênero dos protagonistas da história.

A partir do volume 1 não posso dizer para onde essa HQ vai, mas seu ponto de partida é instigante. A HQ é um legitimo produto da ânsia e luta por visibilidade protagonizada por pessoas negras, trans, homossexuais, bissexuais, travestis etc. Nele encontramos de forma respeitosa, real e clara personagens desses grupos a começar pela capa na qual uma jovem negra toma conta da página inteira.

Quanto a história, como já foi dito, aqui se parte do pressuposto de que os deuses são imortais mas não podem ficar para sempre no mundo dos vivos. Exceto por Ananke, responsável por orquestrar o despertar e o fim da estadia dos deuses no planeta, todos tem sua presença limitada a exatamente dois anos. Quando esse tempo acaba eles devem se suicidar. No entanto, durante o atual ciclo, ocorre algo estranho dentro do "Panteão dos Deuses", algo com cheiro de traição, um dos deuses precisa sai de cena prematuramente e uma humana meio maluca decide investigar o que há por trás disso.

Há muitas coisas não explicadas nesse volumes, mil e um mistérios ficaram no ar e as personalidades dos deuses apenas começaram a ser exploradas. Lúcifer, Odím, Sakhmet, Minerva, Baal, Amaterasu, Ananke, Morrigam, Inanna, Baphomet foram as divindades apresentadas nesse primeiro volume, mas poucas tiveram realmente um espaço no palco da ação.

Os holofotes estiveram apontados para Lúcifer, ou Lady Lucy, que nessa encarnação é uma figura andrógena, questionadora, bastante carismática, inspirada em David Bowie, tal como o/a Desejo dos Perpétuos. Também se destaca a figura Baal, o deus babilônico aparece com todo porte altivo de um jovem negro bem sucedido no auge de sua carreira e cara de multimilionário hahaha... Além deles, Morrigan, como uma divindade ligada a arte cujo lugar de atuação é o submundo do metro aparece um pouco mais que os outros personagens do panteão divino.

Tanto a arte quanto o roteiro de "The Wicked + The Divine" é fortemente inspirada na obra de Neil Gaiman. É muito difícil ver uma história sobre deuses entre mortais no século XXI e não pensar em "Deuses Americanos" e em toda HQ há uma destacada presença de temas e formas vistas em "The Sandman". Ainda que com menos força e maturidade narrativa, em todos os locais da HQ se sente a presença e inspiração dos Nove Irmãos Perpétuos criados por Gaiman.

Apesar de não conseguir pressentir para onde essa história vai ou se ela vai avançar e se aprofundar nas coisas que pretende discutir, pretendo seguir com ela. Se a trama não se adensar e alcançar tons mais profundos como ocorreu em The Sandman, ainda terei em minha estante uma obra na qual os autores procuraram da visibilidade a quem merece ser visível. Esse tipo de projeto precisa ser estimulado.

site: http://elfpandora.blogspot.com.br/2017/08/the-wicked-divine-lei-de-faust.html

Larissa 19/09/2017

Blog Por Livros Incríveis
Esse ano eu tenho me envolvido com muito mais frequência do que o normal com o mundo dos quadrinhos e com isso percebi que as grandes editoras nacionais têm investido fortemente nesse gênero que vem cada vez mais deixando a sua marca no mercado editorial. Assim, no ano passado, a Novo Século criou a Geektopia, um selo dedicado aos quadrinhos e que vem arrasando nas publicações. Uma das suas apostas é a série The Wicked + The Divine que conta a história de um grupo de pessoas que descobrem ser a reencarnação de deuses e que me deixou louca de curiosidade desde que teve seu lançamento anunciado.

Lançado em 2016, The Wicked + The Divine traz 160 páginas de muita criatividade e qualidade, tanto do material criativo quanto do material físico. Publicado em versão capa dura, a qualidade das páginas (cores, impressão e afins) é suprema e ajuda a compôr uma edição primorosa e que me enche os olhos toda vez que a vejo na estante.

WicDiv fala sobre um grupo de jovens que são a reencarnação de deuses. Após a reencarnação o grupo, que então se denomina "Panteão", se tornam astros pops e celebridades e passam a ser vistos como divindades, sendo amados ou odiados por todos. Contudo, essa maravilhosa vida reencarnada dura exatos dois anos, depois desse tempo os jovens deuses morrem para que o próximo ciclo, onde os deuses reencarnarão em novos jovens 90 anos depois, possa ter início.

A ideia de colocar os tão temidos e adorados deuses como "meros" pop stars adolescentes foi uma cartada certeira pois causou uma identificação com o contexto muito grande, além de ser uma forma de retratação única e bastante perspicaz e original. O início é um pouco confuso, pois somos jogados na trama que já está se desenrolando sem nenhuma explicação prévia ou informação gratuita, mas com o passar dos capítulos vamos juntando peças e com o tempo começam a surgir explicações que nos preparam para o que está por vir, embora muita coisa ainda fique sem resposta nesse primeiro volume.

Mas se WicDiv é o que é, grande culpa é do ilustrador Jamie McKelvie que conseguiu captar a essência de cada cena e cada personagem, dando a eles identidades visuais únicas, e colocar isso nos desenhos de traços precisos e nas cores fortes e cheias de contrastes que recheiam as páginas.

WicDiv é uma história muito difícil de se falar sem liberar partes importantes dos acontecimentos, por isso, na tentativa de evitar estragar as surpresas que vocês terão ao ler essa HQ eu evitei falar muito sobre o enredo e me limito a dizer que a leitura de The Wicked + The Divine é uma experiência sem igual e que merece uma chance, seja você um amante novo ou de longa data dos quadrinhos. O único ponto negativo é o sofrimento que fica pela espera do próximo volume.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/08/hqs-6-wicked-divine-kieron-gillen-e.html

Carlão 15/05/2018

Nossos ídolos
A cada 90 anos, deuses de várias mitologias reencarnam em jovens e tem apenas dois anos de vida, ao término dele o ciclo recomeça. Uma premissa deveras interessante não é mesmo?

Por mais que se utilizem temas já batidos, como deuses mitológicos, confesso que a narrativa é tão bem sucedida que me surpreendeu várias vezes.

O autor conseguiu mesclar a nossa sociedade atual, com críticas sociais e deuses, e eu gostei muito do que li!

Cada personagem, seja deus ou humano, tem uma característica própria, uma personalidade, e percebemos isso tanto pelo roteiro quanto pelos desenhos, e que arte e cores fantásticas!

Me diverti muito lendo, espero ansiosamente o segundo volume, e que a Geektopia siga com publicações de alto nível como está.

hanny.saraiva 02/06/2018

Estranho, bacanudo, três e meio se pelo computador eu pudesse rankear metades
Projeto gráfico bacanudo, personagens cativantes e estranhos e o principal: me deixou com vontade de ler os outros volumes.

Todavia, senti um pouco de Deuses americanos na atmosfera.

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

The Wicked + The Divine
The Wicked + The Divine foi um sucesso de críticas e leituras no exterior desde o seu lançamento. A proposta é muito interessante, e ficamos intrigados em entender a lógica das reencarnações, bem como tudo o que poderá a acontecer enquanto eles estiverem entre nós.

São Deuses que não nos são estranhos e já cruzamos com eles em algum momento de nossa trajetória de leitores, seriadores, ou até na religião e história. Misturando cresças e nomes populares, como Lucifer, o pai das mentiras e figura bem conhecida, com a crença nórdica e outras, temos um mix de divindades nada ordinárias.

Porém, a história não é conduzida por um deles, mas sim por Laura. A jovem está em um show de Amaterasu quanto atinge um nível de glória tão intenso, e assim como os outros presentes, desmaia. Quando acorda, é Lúci quem está a seu lado e a conduz pra conhecer tanto Amaterasu, quanto Sakhmet. Não há uma explicação sobre o porquê da escolha de Luci pela Deusa, mas o fim do quadrinho deixa algo aberto para essa possível resposta.

No meio disso, as coisas acabam por não sair como planejado e a garota se envolve mais ainda na trama, estando ligada de forma fiel a Lúci. E é a partir daqui que começaremos a conhecer os outros Deuses, suas personalidades e as dúvidas que pairam entre eles.

Além da não explicação para o destaque de Laura, há pouco esclarecimento sobre quem são esses deuses e o que eles fazem. Porém, como a história continua em mais volumes, acredito que teremos o foco em cada um deles ao decorrer da história, para irmos aos poucos descobrindo o que cada um é capaz. De qualquer forma, foi algo que senti falta aqui, pois queria informações mais profundas sobre as habilidades e afinidades de cada um.

O foco nesse primeiro volume é em Lúci e inclusive a conhecemos no momento de seu acordar, no corpo de uma jovem garota desajustada. A HQ não é longa, portanto não é possível perder muito tempo nos tópicos. E acho que para essa resolução, os poucos quadros foram suficientes.

“Se vai espalhar ódio às escondidas… certifique-se de que está escondida.”

A personalidade dos Deuses é bem distinta, e é possível ver que alguns são bem mais “humanos” do que outros, onde a crueldade prevalece. A dimensão de seus poderes é vasta, e como seu surgimento não é algo descrito na cultura natural desse mundo, há sempre uma enorme desconfiança sobre eles serem realmente Deuses, ou uma farsa bem encenada. Há uma debate e uma crítica social em cima da religião e da fama, no mundo atual.

Laura tem bastante personalidade, mas não sei se estou convencida ainda com ela. Eu acho que se me visse envolvida nessa trama também não recuaria, mas ao mesmo tempo vi ela se apegar rápido demais a tudo isso. A personagem é negra, e achei isso muito legal. Eu não tinha propriamente reparado até já estar no meio da história. Sempre levo as características físicas dos personagens em histórias pouco em referencia, mas confesso que foi uma ótima surpresa ver a representatividade estampada aqui. E, melhor de tudo, não com um estereótipo de inferioridade ou pobreza. Laura tem uma família boa, é uma boa garota, se diverte e tem uma vida comum.

O traço e as ilustrações da HQ são belíssimas e acho que já é possível notar isso logo pela capa. A edição da Geektopia está super caprichada em capa dura e certamente é uma história que vale a pena investir, principalmente para os fãs de quadrinhos. Lá fora já temos outros volumes e espero que eles consigam chegar ao Brasil em breve, pois o final desse primeiro arco deixa muitas perguntas no ar.

Essa é uma daquelas histórias que mesmo sem você entender tudo ou ter todos os detalhes, há algo que o fisga. O momento pra mim foi no final, com os últimos quadros da trama. Até então eu ia encarando tudo de forma mediana, e foi ali, com apenas um ‘click’, que a história se destacou pra mim.

Com menos de 200 páginas, The Wicked + The Divine promete uma narrativa cheia de reviravoltas e sem poupar personagens. Bem do jeito que eu gosto. Misturando religião, mitologia e a crença das pessoas, ainda temos muito o que descobrir sobre essas divindades, seus objetivos e do que elas são capazes.

site: http://resenhandosonhos.com/the-wicked-the-divine-kieron-gillen/

Caique.Emanuel 14/05/2019

Divino, literalmente...
E uma graphic novel incrível, os traços e as cores são perfeitos, e combinam demais com o estilo de história, a trama te prende do começo ao fim, te deixa totalmente com vontade de ler o próximo volume!

Jéssica 23/06/2019

The Wicked + The Divine
A cada 90 anos os Deuses reencarnam no corpo de humanos. Eles são carismáticos, atraem grandes multidões, são astros da música, grandes personalidades e são capazes de levar qualquer um ao êxtase. Alguns os amam, outros os odeiam ou não acreditam que falam a verdade. E em menos de 2 anos estarão todos mortos. Isso já aconteceu uma vez. E vai acontecer de novo. ⠀

Eu estava com muitas expectativas para ler essa Graphic Novel já que, além de ser muito popular, foi vencedora do British Comic Awards 2014 e indicada ao Eisner Awards 2015. ⠀

Definitivamente, ela é a Graphic Novel mais bonita esteticamente que eu já li. A paleta de cores utilizada é incrível e o traço é impecável. Porém, em relação a história, eu tenho as minhas ressalvas. ⠀

Eu achei a premissa incrível, mas fiquei muito confusa em vários momentos durante a leitura. Inclusive, quem me acompanha nos stories viu que eu precisei ler uma segunda vez para entender o que estava acontecendo. ⠀

Na segunda leitura as coisas começaram a fazer um pouco mais de sentido mas, como é uma GN, as coisas não são tão bem explicadas como quando você lê um livro de 300 páginas. ⠀

Apesar de ter ficado bem confusa em alguns momentos, a história tem um cliffhanger no final que é praticamente impossível não querer ler a continuação.

site: http://www.instagram.com/luadelivros

gurskifromoz 03/02/2020

Leve
Uma leitura leve e bem humorada, mas bem desenvolvida. Perfeita para ler em um domingo à tarde. Personagens carismáticos e diversos.

Heloisa Galindo 15/02/2020

Fiquei confusa
Achei a arte da HQ muito linda. De verdade. Da gosto de ficar só vendo, mesmo as cenas mais macabras e perturbadas. Mas, eu não entendi tão bem a história em si. Fiquei perdida, sem saber o que estava acontecendo. E a história não tem nada a ver com aquilo que você espera.
Pelo menos não teve nada a ver com aquilo que eu esperava.
Mas, mesmo não entendendo nada, eu gostei da história.

Joaquim 15/03/2020

Superou as expectativas!!!
Quando comecei a ler, não imaginava que ia gostar tanto. Mal posso esperar pra ler o segundo volume!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6