Confissões de Um Sacerdote

Confissões de Um Sacerdote Dineu de Paula

Resenhas -

Ay. 07/12/2019

Excepcional
Rememorando a prática eternizada por Sto. Agostinho, de levar ao papel os resultados de suas confissões, num ato de reflexão profunda e louvor a Deus, Padre José Maria, através do psiquismo de Dineu de Paula, traz em forma romanciada suas memórias de fatos relevantes que presenciara em vida e para além dela, em dado período da França do século XVIII.
Transcorrendo entre Lyon e Paris, à época que antecipara o crepúsculo da monarquia francesa, a obra acompanha o drama de Ana Maria e sua família, desde o período juvenil da personagem, descrevendo as sucessivas tragédias que os atingiram, sob o olhar e a intervenção compassiva do autor e narrador que, em posição privilegiada, detalha proficuamente os pensamentos, sentimentos e nuances que acompanham as escolhas e relações de todos os envolvidos na trama.
Embrenhando-se pelo estilo de fundo moral, sem ater-se longamente em digressões técnicas sobre detalhes dos mecanismos espirituais que caracterizam muitas obras de origem mediúnica, a narrativa é cadenciada e alternada com pertinentes e provocativos comentários do autor sobre o enfrentamento de diversas questões profundas da vida, notadamente o reconhecimento ou fuga das responsabilidades, consequências das ações, a dimensão ética dos relacionamentos afetivos e familiares e uma abordagem bem colocada e de fácil compreensão da lei de causa e efeito sob a ótica da reencarnação.
Aproveitando-se de figuras exemplares, às quais antevê arquétipos de comportamento, o Padre José Maria tece inúmeras comparações com outros personagens, desequilibrados a seu tempo, apontando instrutivamente a inexorável influência das emoções e pensamentos sobre a condição física, dentro de vivências que englobam raiva, ressentimento, medo da perda e o luto. Nesse ínterim, o autor aproveita para mostrar, segundo sua visão ampliada pela vantajosa condição de espectador, a rede de influências geradas por todo esse dinamismo no assim chamado "mundo espiritual", onde indivíduos de diferentes tipos, no pós-vida, se atrelam aos viventes segundo seus interesses, vícios, virtudes, paixões, criando toda uma esfera de determinações que se deslindam em surpreendentes conclusões para cada personagem, tornando esta uma leitura agradável e cativante.
Com uma conclusão marcante, acompanhamos o desfecho entre eventos intensos e uma multiplicidade de sentimentos, numa época de grandes transições históricas, ficando, enfim, com o suave desejo de continuidade de uma leitura que não poderia ser qualificada abaixo de excepcional.
Tião 25/02/2020minha estante
Concordo em gênero, número e grau com Ay., faço de seus comentários o meu. Um dos melhores romances espíritas que chegou aos melhor olhos e teve o monopólio de minha atenção, de início ao fim. Realmente excepcional.