Mi Hummel 05/01/2024
Para entender Marketing de Conteúdo.
Entrei em 2024 motivada a eliminar alguns livros técnicos da estante e este era um deles.
No geral, achei muito bom.
Embora ele tenha a premissa de ser voltado para um público mais leigo, o que mais gostei nele é que deixa claro o TRABALHO que dá produzir conteúdo.
Em geral, tem uma galera que acha que é muito simples. Eu gostaria que fosse. Não é. Geralmente quem se dedica ao marketing de conteúdo entende que precisa ter domínio não apenas das redes sociais para distribui-lo. Blogs e Sites ( é bom considerar também newsletters, jornais corporativos...) são pontos muito importantes dentro desta estratégia e sim, amigos, necessita de investimento. É só observar o trabalho que o pessoal da Resultados Digitais (um dos cases do livro) faz. É post de conteúdo rico, é MUITO ebook, matérias de blog recheadas de informações, e-mails todo dia na sua caixa de entrada e além de tudo isso, com muito SEO aplicado e mensuração de vendas, porque o importante aqui é a CONVERSÂO. O objetivo do conteúdo.
E uma pessoa só não consegue fazer tudo isso. Falo por experiência própria.rs
Aqui você encontra lições básicas de como construir personas, do que se trata o funil de vendas, como montar um planejamento e editoria de conteúdo, como distribuir este conteúdo e como anunciá-lo. Ele também traz dicas.
" A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas é o conteúdo."
"Compartilhe o que você sabe e as pessoas comprarão o que você vende."
O Marketing de Conteúdo é bem abrangente, por isso Rafael Rez faz um excelente trabalho. O livro é bem dividido e didático, o que facilita a leitura. É um livro para ser consultado diversas vezes.