Pedra No Céu

Pedra No Céu Isaac Asimov

Resenhas - 827 Era Galáctica

Lucas1429 31/10/2023

Continuando o Asimoverso
Talvez por tratar-se do primeiro romance escrito pelo bom doutor ele não tenha me agradado tanto assim como nos outros livros pertencentes ao mesmo universo.

Envelhaçamos agora
O melhor não demora
Para o fim da vida se fez o início

Renan Feitoza 20/04/2021

Um grande estreia
Incrível como o bom doutor, Isaac Asimov, já trás na sua estreia literária uma história com um universo complexo (e que serviria pra outras das suas obras) e com um enredo que te prende do início até o fim.

John 03/10/2023

Ideias boas aqui, porém...
Este é primeiro romance que o Asimov publicou, antes disso haviam apenas contos e o universo Fundação não era estruturado como vemos hoje. Para o primeiro, já dá pra ver que muitas boas ideias viriam da cabeça do bom doutor para interligar todas as histórias de seus robôs.

Sendo assim, acabamos que já entramos na história sabendo que no passado haviam robôs e no futuro haverá a Fundação, mas nada disso impacta nas surpresas que serão encontradas nessa trama, valendo a pena a leitura.

O que fica meio abaixo nesse caso, são as personagens, achei meio superficial demais a construção de todo mundo ali, protagonistas e antagonistas, as motivações dos protagonistas são bem claras e compreensíveis, mas a do "vilão" é fraca demais.
E apesar de toda a jornada deles valer a pena, o final vem um deus ex machina com força (e bastante previsível também) que tira um pouco da emoção que o Asimov costuma colocar em seus desfechos.

No geral é uma boa leitura, e quem já é fã do universo, certamente não pode deixar passar.

A edição está muito boa, como todas as outras que li da Aleph dos livros desse autor.

Bernardo155 20/04/2023

Não entendi foi nada
Não consegui passar do começo direito, muitas histórias, muitos personagens, muita ciencia, obvio, mas acho que não é pra mim mesmo....

italoSpassos 11/03/2021

A Fagulha de uma brilhante Fogueira
Ler o romance que deu vida a primeira ideia de Asimov sobre um império galático e assim se tornando um pai de toda mitologia fantástica de Fundação é fascinante. O cuidado com os detalhes sobre aquele universo, mesmo que alguns sejam explicados de forma mais superficial, a interação dos personagens, a forma como ele explora aquele mundo através dos diálogos. Tudo isso da um bom ritmo a leitura, mesmo não achando um livro perfeito, é sempre muito agradável digerir o que o mestre tinha a dizer através de suas histórias.

Janaina 07/03/2021

Um belo início
Mantive em mente o fato de esse ter sido o primeiro livro do autor e gostei do que li. Um texto fluido, com uma premissa interessante e o registro da habilidade de um jovem de 29 anos.
Gostaria que a Pola, única personagem feminina com um pouco mais de destaque, houvesse sido melhor construída. Ela é, basicamente, uma mocinha resgatada pelo cavaleiro estrangeiro, a jovem que se assusta e chora, a cuidadora, aquela que, aparentemente, está ali para "enfeitar" o ambiente. Em alguns momentos ela participa de alguns diálogos um pouco mais interessantes sobre a condição periférica dos terráqueos naquele contexto, mas essa reflexão se dá, em geral, através da mente do Dr. Arvardan.
Flora, uma personagem ainda menor, consegue ser ainda menos complexa, mas é Loa quem leva o prêmio neste quesito. Cada uma só é lembrada por ser a esposa de alguém.
Compreendo que essas questões que aponto sejam um reflexo da época em que o livro foi escrito. Em 1949, era basicamente esse o papel da maioria das mulheres, mas não deixa de dar uma tristezinha no coração.
Ansiosa para ler outras obras dele e avaliar como o seu amadurecimento como escritor se deu.
Marry 07/03/2021minha estante
A Fundação não tem nenhum personagem feminino. Eu robô, tb.

Janaina 07/03/2021minha estante
Pôxa, sério? Que triste isso. :(

Lia Trajano 30/10/2020

Ficção científica e uma boa aventura
Eu vi em outras resenhas críticas ao romance que tem na história, mas não achei que ele ficou deslocado, se encaixa bem na trama. É uma leitura leve, quase in fanto-juvenil ( sem desmerecer, é também um gênero de respeito) eu só queria que o final de Schwartz fosse diferente rs
Mas foi um bom final.

BiaBe 22/10/2020

Leitura fluida e satisfatória
O início é aquele esquema de introdução do ambiente e dos personagens para o leitor, muitas informações que às vezes nos deixam confusos, mas a escrita de Asimov é tão maravilhosa que mesmo assim o livro flui muito. Depois que somos apresentados para aquela galáxia preconceituosa e para a Terra radioativa começamos a ver mais o desenrolar da história e dos personagens.

Mesmo com muitos personagens distintos, o autor consegue costurar todos eles de uma maneira tão fácil que mal percebemos. Na verdade, ele consegue costurar toda a história facilmente que eu terminei o livro com um sentimento muito bom de satisfação.

Asimov traz temas de preconceito, como muitos deles estão tão intrínsecos que temos que aprender a combatê-los, de política, onde temos diversos cargos políticos na Terra e a questão dos Assimilacionistas (crença em um acordo benéfico) e Zelotes (nacionalistas extremistas). Já quero ler Fundação (ansiosa pra 2021).

A única coisa que eu não gostei foi de um romance que rola, achei que foi meio “nem te conheço e já te amo”, eu queria ação e lá estavam os pombinhos hahaha

É um livro relativamente curto, que flui muito bem pelo ritmo e pela escrita. Eu continuo apaixonada por Asimov e indico facilmente para qualquer pessoa.
Dani do Book Galaxy 22/10/2020minha estante
Esse livro é um nenê

Thata 10/10/2020

A terra?! É uma pedra no céu!
Comprei esse livro na Bienal de 2016, por indicação do Lucas (que trabalhava na editora e agora é dono do @combocafecultura), falei pra ele que tinha vontade de ler Asimov mas tinha medo, então o Lucas falou pra eu começar por Pedra no céu. Comprei, mas só fui ler 4 anos depois. Agora com a LC!

A história foca em Schwartz, um alfaiate aposentado do nosso mundo e que acidentalmente viagem para milhares de anos no futuro. No futuro, somos um planeta sem importância dentro de um governo galáctico que se chama "Império", nosso planeta devido a radiação suporta um numero limitado de habitantes, e não tem como viver alem dos 60 anos.

Se pensarmos no contexdo da epoca em que Asimov escreveu o livro, em 1949, encontramos varios elementos que nos fazem pensar na segunda grande guerra:  a ideia de um grande poder centralizado interplanetário, o poder e a valia da tecnologia, o uso dessa tecnologia, a centralização do poder em grupos hostis, mesmo ignorantes.... e assim vai.

Eu particulamente gistei muito desse livro, tem todos os elementos de um bom sci-fi! Mesmo sendo o primeiro romance de Asimov.

Lary 28/09/2020

Para o fim da vida se fez o início...
Pedra no Céu é um dos melhores livros para iniciar a leitura nas obras de Asimov, sendo ele o primeiro romance escrito e publicado pelo autor em 1949 e 1950.

Agora, imagine a humanidade em um futuro distante, se expandir tanto pela galáxia ao ponto de se esquecer completamente de suas origens e ancestralidade, de olhar para um planeta que um dia foi seu berço e sentir todo tipo de aversão por ele e por seus habitantes, deixando os à margem do Império que se ergueu durante todos esses séculos de seu desenvolvimento e "evolução".

Esse é um dos temas da história, além de toda discussão de conflitos políticos e éticos, viagem no tempo, muitos diálogos com explicações científicas sobre química, biologia e física, experimentos, etc. Cada livro de Asimov é uma aula. Todo o enredo também tem influência sobre os acontecimentos da época que Asimov estava vivendo, como os ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki.

Giuliane.Souza 19/03/2020

Quando vc acha que não pode mais ser surpreendido pelo gênio
Asimov é um Deus da ficção científica..e ele põe os romances mais doidos no meio do apocalipse.. Maravilhoso

O resenheiro 16/09/2022

A Terra nada mais é do que uma pedra no céu...
Entre um passo e outro, o protagonista da história, Joseph Schwartz, vê sua tranquila vida de aposentado totalmente transformada am algo completamente inesperado. Quando este humilde alfaiate percebe, o chão que tem embaixo de suas pernas não é mais o mesmo, pelo menos não aquele que conhecia em seus sessenta anos de vida.

Sem saber o que aconteceu, este terráqueo quase se desespera ao olhar ao seu entorno e se deparar com um cenário diferente daquele que via a apenas alguns minutos atrás. Antes era dia, agora já era quase noite. Aqui havia uma cidade grande, Chicago, agora não havia nada, apenas mato alto e escuridão.

Com seu jeito peculiar de escrita, Asimov escreveu este livro, o primeiro de tantos outros nessa jornada Robôs, Fundação e Império Galactico. Mas mesmo sendo o primeiro, já conseguimos ter uma ideia de vários conceitos e características inovadoras criadas por este mestre da ficção, como a expansão e ocupação do ser humano pelos planetas de toda a galáxia, a capacidade de controlar a mente de outra pessoa e o chicote neurônio, uma arma capaz de imobilizar o oponente, fazendo este sentir uma dor insuportável!

Recomendo a leitura mesmo para aqueles que já leram as obras mais conhecidas do autor, como a série Robôs ou os livros da trilogia da Fundação. Também acho que este livro pode ser uma boa oportunidade de entrada neste universo ficcional de Asimov, assim como Cavernas de Aço. Ambos têm uma toada leve e de estilo meio policial e suspense que agradam aos não tão aficionados por ficção científica como eu... em resumo, leiam, libertem-se das amarras de nossa civilização, deixem o pensamento voar, deleitem-se com este romance e aoaixonem-se, se possível, por este gênero literário!

sofiones 08/04/2023

Meu primeiro livro de ficção científica propriamente dito e claro que quis começar pelo tão aclamado isaac asimov! e superestimado ele não é, simplesmente amei a complexidade e como o livro te faz pensar sobre a ciência e questões éticas. o universo que ele construiu é fantástico, e pretendo ler a sequência

Nice Freiry 25/02/2022

Finalizei esse livro em janeiro e fiquei pensando sobre o que escrever sobre ele... Gostaria de ter gostado mais da leitura, confesso que em muitas partes, como nas explicações muito detalhadas e científicas, eu me cansei.
E outro motivo que me fez desgostar da leitura foi o fato de eu não ter me identificado, e nem simpatizado, com nenhum personagem.

Diego 14/12/2021

Asimov sempre fantástico
"Envelhecemos agora
O melhor não demora
Para o fim da vida se faz o início..."

Uma fantástica obra de Asimov, ele consegue nos surpreender em todos seu livros e conecta como ninguém suas obras.