Pedra No Céu

Pedra No Céu Isaac Asimov

Resenhas - 827 Era Galáctica

Lucas.Macedo 10/02/2020

Muito interessante
O livro é muito bom e a contrução do protagonista é excelente... O único problema é que o (na época) jovem Asimov ainda não sabia criar um romance entre personagens

Se olhar apenas para a ficção científica, eu daria um 5/5

Leo Souto 19/08/2020

Literalmente.. Asimov!
Tinha que ser Asimov..
Não me lembro quantos livros já li do Asimov, mas todas as vezes que leio uma obra dele, é como se tivesse a sensação de ter lido pela primeira vez. Esse romance foi a primeira obra escrita por ele durante sua juventude, é considerado o início da história da Fundação, sendo um ótimo introdutório para quem deseja iniciar nas obras de Asimov. A história uni viagem no tempo, pós-apocalíptico, ciência, até mesmo preconceitos entre planetas. Esse livro é magnífico, aqueles que estão em dúvida, só digo uma coisa: leiam e tirem suas conclusões.

Derek 06/11/2020

Dos três livros que precedem a saga Fundação, este foi o mais interessante e o que realmente já trata do Império Galático.
A premissa da viagem no tempo foi muito bem colocada, nos apresentando a este novo cenário da Terra em comparação ao século XX.
Para mim o ponto mais significante foi o sentimento dos homens do Império em relação aos terrestres.
Ao tratá-los com desprezo, é possível fazer um paralelo com o homo sapiens que muito provavelmente partiu da África e povoou o mundo. Depois do desenvolvimento esse mesmo homem volta ao lugar de origem, milhares de anos depois, e se diz uma raça superior aos seus iguais.
Aqui o mesmo acontece, o homem consegue transpor os limites do espaço, domina diversos planetas e tratam a Terra de onde partiu com desdém, a relegam a um estado radioativo e esquecem sua História.

Luiz.Machado 07/11/2020

Aqui vemos, a introdução da fundação na obras do Asimov, e também serve para nos explicar mais sobre a terra no universo que ele criou .

Rafa569 07/09/2021

"Para o fim da vida se fez o início"
Minha primeira experiência com Isaac Asimov foi a leitura de Eu, Robô. A leitura de Pedra no Céu foi muito prazerosa também. Encantadora, eu diria. Os personagens nos cativam, cada qual a seu modo, com seu temperamento, e cada um deles tem sua contribuição, seu papel no desenrolar da trama. Asimov imagina não só a Terra daqui a milhares de anos, como também a galáxia toda. O texto foi escrito no pós-guerra, apenas 4 anos após a detonação da última bomba atômica, em Hiroshima, o que nos leva a entender a proposta de uma Terra tão radioativa, ponto fundamental para a história a ser contada. Não consigo neste momento encontrar defeitos na narrativa, ou algo que me desagradou, principalmente quando se leva em conta que este foi o primeiro romance lançado pelo autor, ainda em 1950. O texto consegue prender o leitor até os momentos finais com reviravoltas e plot twists que nos surpreendem. Espero poder ler A Fundação em breve, um livro que é ainda mais elogiado do que este.

Jane.FAlix 08/01/2022

Pedra no céu de Isaac Asimov
"qualquer planeta é na Terra para aqueles que nele vivem"

Mais um livro de ficção pra conta.
Escrito em 1949, apenas quatro anos depois de Hiroshima, o livro Conta a história de Schwartz, um alfaiate que foi transportado para milhares de anos no futuro e deu de cara com uma Terra completamente diferente e dominada pelo Império Galáctico. Sem entender o que acontece e muito menos o idioma, Schwartz acaba envolvido em uma complicada trama que pode abalar toda a galáxia.

Caio.Victor 06/11/2022

Obra que amplia o universo do Asimov
A obra continua a desenvolver o mundo criado pelo Asimov, situando-se cronologicamente entre os livros dos robôs e Fundação.

A Terra já está radioativa e é fortemente "excluída"das relações com os diversos mundos. Aqui, o interesse de Asimov por telepatia também aparece.

Não recomendo ser a primeira leitura de Asimov, visto que o livro não está entre suas melhores obras, de modo que o leitor pode ter uma ideia errada sobre o autor. Hehe

Caio 11/02/2023

O primeiro romance publicado por asimov, é uma história interessante e se conecta bem com o universo de fundação. Não se encaixa perfeitamente, uma vez que ele usa viagem no tempo de uma forma misteriosa e poderes psíquicos. A única coisa q eu não gostei foi como ele desenvolve o romance entre os personagens.

Raphael Trivelati 28/02/2023

Bom porém...
O livro é bom naquilo que se propõe, fazer parte da saga galactica e introduzir o imperio para os livros da série fundacao. Porém não se iguala aos livros da trilogia fundação e nem aos livros se sua seria sobre Robôs.

@eu_rafaelfa 02/05/2023

É curioso
Começa muito bem, do nada já estamos envolvidos com o protagonista, e aí, blé! Vai perdendo a força e se tornando desinteresse até chegar um ponto em que vc só quer que acabe logo. Há um plot muito interessante perto do fim, mas não é suficiente para tantas páginas construção de personagem.

Polly 14/06/2023

Bem razoável
Bem fraquinho, não sei se é porque fui com muitas expectativas, principalmente porquê o livro que li anterior a esse foi Eu, Robô. Mas descobri agora que ele faz parte de uma trilogia, talvez relendo e com um contexto mais adequado a minha opinião mude.

Carla Carolina 11/08/2023

Voltando a ficção científica
Já havia lido alguns livros do autor e outros livros do gênero ficção científica, mas fazia um tempo que esse gênero.
Pedra no Céu foi o primeiro romance do autor é um bom livro de fácil compreensão para quem está iniciando nesse mundo da ficção científica.

Matheus.Luis 19/09/2023

Onde tudo começou
Nunca me decepciono com uma leitura de Isaac Asimov, mas devo admitir que a trilogia do Império foi a menos fascinante dentre seus trabalhos escritos. Neste livro, senti algo forçado na criação do 'chamado da aventura', e enfrentei dificuldades com o desenvolvimento dos protagonistas. No entanto, onde o autor acerta, ele o faz brilhantemente. O enredo é muito interessante e bem instigante fazendo o suspense aumentar conforme chega o final do livro, Asimov também tece críticas sociais complexas que convidam à reflexão.

Ao mergulhar na trama, somos confrontados com analogias fascinantes sobre conflitos extremos de ideias raciais, políticas e até religiosas de certo modo. A humanidade, após tanto tempo, esqueceu suas raízes na Terra, gerando um profundo sentimento de repulsa dos terráqueos em relação ao Império, já que os terráqueos que se consideram o centro do universo. O inverso também é verdadeiro, com outros planetas vendo a Terra como um lugar primitivo e intoxicado por radiação.

Para um livro de estreia no gênero da ficção Asimov começou muito bem, é possível perceber claramente sua evolução nas séries de livros que ele escreveu futuramente criando uma conexão de todos eles em um só universo.

Lukas 22/09/2023

O final é que complica
O livro como um todo é bom, diria que o começo principalmente. Eu gostei da atmosfera do início que falava pouco sobre as teorias arqueológicas e a ideia de um passado a muito esquecido/perdido.
No desenvolvimento também é maneiro, nós vemos o desenrolar da conspiração dos anciãos, porém creio que mais pro final, o livro perdeu um pouco a mão, teve a famosa conclusão de 20 páginas em que todos os problemas gigantescos que existam acabam nesse período de páginas.
Concluindo, creio que se o final fosse melhor desenvolvido daria pra dar a avaliação completa, porém achei muito corrido.