O Livro Dos Cinco Anéis

O Livro Dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Elivelton.Zimmer 22/05/2023

Kendo resolve tudo
É incrível a abdicação da vida para seguir o caminho, uma leitura demorada em função da reflexão sobre os ensinamentos contidos no livro.
Escrita similar à Arte da Guerra, entretanto, os ensinamentos não são tão fáceis de compreender e assimilar a nossa realidade como o livro citado.

Leonardo 17/05/2023

A estratégias descritas tem como objetivo de ensinar como dominar e educar os instintos do homem em situações e posicionamento de autocontrole e imposicionamento pessoal.
Luiz Araújo 17/05/2023minha estante
Quero terminar de ler Vagabond pra ler esse

Carolina 17/05/2023minha estante
Luiz Araújo, você lê Vagabond digital ou em papel?

Digital eu uso o Manga Bird pra ler

Carolina 17/05/2023minha estante
Não conhecia. Pelo o que pesquisei o aplicativo é gratuito. Mas eu tentei baixar e ele acusou que ?o app não esta disponível para o seu país ou região? ?

Luiz Araújo 17/05/2023minha estante
Com frequência eles derrubam o app lá da play store mas se você já tem o app instalado não atrapalha em nada. Tem esse "Manga Read" acho que é o mesmo app Manga bird só mudaram o nome tenta usar ele

Carolina 17/05/2023minha estante
Consegui baixar o Mangá Reader e alguns capítulos do primeiro volume, obrigada!

denis.caldas 03/05/2023

Ao estilo de A Arte da Guerra
Fortuitamente, esse livro peguei emprestado no nosso Clubinho do Livro aqui da cidade, onde a galera oferece livros para empréstimos; quando vi não hesitei, devido à curiosidade que tinha dele, por associar "Anéis" com o Senhor dos Anéis... Ai ai, eu sou besta, não?!

Achei mais difícil de ler do que o A Arte da Guerra, porque tentei aplicar cada parágrafo em alguma questão prática da vida, mas acredito que falhei miseravelmente. Não sei se é por eu ser um beócio das letras, ou por falta de imaginação, mas pincelei algumas coisas aqui e ali.

Ah, e por que então dei 4 estrelas em um livro que quase não entendi?! Porque sei que a culpa é totalmente minha, porque há toda uma história por trás da tradução ao português por José Yamashiro, porque foi escrito há quase 500 anos e deve ser respeitado, etc.

"Seu livro é, assim, antes um breviário do que um manual ou um tratado - e é neste sentido que, adorado como um guia e transliterado metaforicamente, pode ser entendido e aplicado como uma suma da estratégia para qualquer caso e tipo de luta. (...) Segundo a mitologia editorial ocidental, é neste sentido que os empresários japoneses o utilizam, a fim de se preparar para a luta econômica." (do Prefácio, por Benedicto Ferri de Barros)

"Sem conhecer bem os outros, é difícil conhecer a nós mesmos. No percurso de nossas vidas, encontramos sempre espíritos heréticos, que geram confusão. Mesmo procurando cumprir com diligência os mandamentos, se o espírito se afastar da essência da verdade, não estará seguindo corretamente os mandamentos, embora o corpo acredite estar. Se não houver obediência estrita aos verdadeiros mandamentos, mesmo um pequeno desvio espiritual resultará, posteriormente, em grande distorção. É preciso refletir com muita clareza." (1. Terra)

"Hoje, você terá a vitória sobre o que foi ontem; amanhã triunfará sobre os menos preparados; depois, sobre os mais competentes." (2. Água)

"Se minha capacidade intelectual estiver totalmente mobilizada, poderei com certeza ter clara visão da situação como um todo. Se eu tiver pleno domínio da arte militar, sabendo medir bem as intenções do inimigo, terei muitos meios para vencê-lo." (3. Fogo)

"Ao escrever esse capítulo, que intitulo Vento, tenho como objetivo expor os mandamentos da arte militar de outras escolas. Sem conhecer os mandamentos de outras escolas, é difícil compreender com segurança os da Escola Ichi." (4. Vento)

"Por isso, neste mundo, ao procurar chegar ao âmago da montanha mediante tentativas de penetrar cada vez mais fundo, acabamos quase sempre voltando à porta de entrada. Em quaisquer mandamentos, existem casos práticos em que a profundidade, ou perfeição última, é muito valiosa, e há casos em que o superficial é suficiente. Sobre esses princípios de luta, o que ocultar e o que revelar?" (4. Vento)

vkov 27/04/2023

Não tanto atemporal, porém instigante.
"O guerreiro não deve morrer sem antes ter usado suas armas."
"Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm controle sobre você."

Pode-se aprender via lições metafóricas, algumas relevantes até mesmo nos dias atuais. Entretanto, em minha interpretação parte do conteúdo não apresenta certa relevância atemporal.

Fernando1054 16/04/2023

Um dos melhores sobre estratégia oriental
A estratégia não exige nenhuma postura espiritual diferente da normalidade.

Tanto na luta quanto na vida cotidiana você deve mostrar determinação aliada a calma. Enfrente a situação relaxado mas sem precipitações, com o espírito calmo mas não preconcebido.

E lembre, também, que o relaxamento da mente não implica o relaxamento do corpo; e nem a mente pode se relaxar tanto a ponto de se tornar entorpecida.

Não permita que seu espírito seja influenciado por seu corpo, e nem que seu corpo seja influenciado por seu espírito. Não deixe que seu espírito se eleve demais; não deixe que ele se abata demais.

Um espírito elevado é um espírito fraco; um espírito abatido é um espírito fraco. Não permita que o inimigo perceba seu espírito.

As pessoas pequenas têm que se familiarizar completamente com o espírito das pessoas grandes, e as pessoas grandes com o espírito das pessoas pequenas. Seja qual for o seu tamanho, não se permita iludir com as reações do seu próprio corpo.

Com o espírito aberto e livre, encare as coisas de um ponto de vista alto. É imprescindível cultivar a sabedoria e o espírito. Refine sua sabedoria: adquira mais conhecimentos sobre a justiça pública, aprenda a distinguir entre o bem e o mal, estude os Caminhos das diferentes artes, uma a uma.

Quando não mais puder ser iludido pelos homens, você terá atingido a sabedoria da estratégia.

bella.rtt 11/04/2023

O livro dos cinco anéis
Sinceramente, eu não gostei. O livro fala sobre técnicas de lutas, então ele é recheado de linguagem imperativa, o que faz a leitura ser entediante.

Stuart 08/04/2023

Apesar de tudo, um bom livro.
Um bom livro. Dá para tirar bons ensinamentos dele. Porém, a imensa maioria das lições sobre a arte de espada (literalmente). Portanto, é até interessante de ler, mas não é como se fosse possível tirar inúmeras lições de vida daí. A maior parte das lições gerais que serão aprendidas serão através de metáforas do próprio leitor.

Lucas.Yoshi 15/03/2023

Não recomendaria esse livro pra ninguém pois apenas fala de práticas e técnicas de combates dos Samurais e coisas assim, ou seja se vc não quiser aprender sobre não compre.

Tatiana449 28/02/2023

Fui ler achando que ia ler mais sobre a história e vida do Musashi, mas ganhei um manual das técnicas do estilo de luta que ele criou ?

Kristele.Vieira 16/02/2023

Apesar de ser um livro extremamente prático, achei sua leitura chata. A falta de um simbolismo que possa ser aplicado para várias questões da vida em si me fez dar essa nota.

Kardec 09/02/2023

Interessante
As lições aqui contidas são muito boas, porém, são melhor direcionadas aos artistas marciais (motivo que me fez procurar o livro). Vejo muitas pessoas o lendo como um guia para negócios, carreiras e similares, talvez um erro, pois, exceto por uma frase ou outra, as lições são físicas, tratando-se de temas como posição de guarda, treinamento, movimentação dos pés, ritmo, terreno e diversas outras variáveis presentes em combates reais... e ficar tentando metaforizar tudo isso para se encaixar a um emprego numa empresa para mim é forçar a barra de mais... mas enfim, cada um faz o uso que quer. Um livro muito bom que merece repetidas leituras para um melhor aprimoramento do caminho.

Ella.Ribeiro 08/02/2023

Filosofia Samurai
O livro é interessante, partindo do ponto de vista filosófico e histórico (e não para uma filosofia de vida nos dias atuais). Primeiramente, é interessante pensar como era a vida naquel época do Japão feudal e a forma como essas pessoas levavam os ensinamentos e a honra de sua escola militar num nível de respeito tão grande que não sou capaz de colocar em palavras. O livro é bom e bem legal para conhecimento da espada, mas nada a se levar no dia a dia se quiser vencer uma batalha com o mínimo de respeito pelo próximo (e de vida também, pois "desferir o golpe da espada longa com força" não serve de muito no quesito conversa ahahHhaha).

Amanda 03/02/2023

Achei bem filosófico principalmente o capítulo do vácuo.
Depois que li o livro descobri que vagabond é inspirado nele, então acho que já estou preparada para ler vagabond

Natanael.Torres 31/01/2023

O livro da estratégia
A mentalidade e Estratégia de um dos maiores samurais da história do Japão. Um livro rico em
conhecimento para quem quer seguir o caminho da espada.

Giovanna609 20/01/2023

?Um único homem pode vencer dez, da mesma maneira que cem podem triunfar sobre mil e mil derrotar dez mil?